segunda-feira, setembro 17, 2012

Linha dura - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 17/09


Finda a leitura de Joaquim Barbosa no item lavagem de dinheiro, o site do STF publicou na íntegra o voto do relator, mas foi além: revelou a dosimetria de penas para réus acusados do crime, discussão que só ocorrerá após o julgamento do mensalão. Para Marcos Valério, tido como operador do esquema, Barbosa sugere 12 anos e sete meses de reclusão. Para os ex-diretores do Banco Rural Kátia Rabello e José Roberto Salgado, ele prevê dez anos, mais 250 dias-multa neste tópico.

Na lama A revelação frustrou a defesa dos réus, para quem o relator do processo estipulará penas "acima de qualquer expectativa".

Falha nossa Ontem à noite, o Supremo republicou o voto apenas até a conclusão do relator, sem o anexo de 28 páginas com as dosimetrias.

Tiro... Em conversas privadas neste final de semana, advogados de personagens do mensalão creditaram as declarações atribuídas a Marcos Valério e publicadas pela revista "Veja" a uma possível pressão sobre os ministros na fase em que serão julgados os grão-petistas.

... ao alvo Os mesmos defensores admitem que Lula entrará na mira do Ministério Público, que poderá pedir inquérito para apurar o suposto envolvimento do ex-presidente. "Se nenhum procurador se mexer é prevaricação", afirma um dos criminalistas.

Vip Chamou a atenção dos convidados a deferência com que Lula tratou Marta Suplicy ontem no almoço com governadores em São Paulo. O ex-presidente, informado da chegada da agora ministra ao Centro de Tradições Nordestinas, correu para recepcioná-la. Depois, a instalou na mesa a seu lado.

Protocolo Petistas foram cautelosos no cerimonial e demarcaram os assentos. Luizianne Lins, prefeita de Fortaleza, sentou-se entre o governador Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa (PT), que rivalizam em Recife. "Parecia um evento do Itamaraty", ironizou um ministro, incomodado com o rigor.

Claque Gilberto Kassab prometeu ao QG de José Serra levar 10 mil militantes do seu PSD ao comício que o tucano planeja realizar, dia 27, no Vale do Anhangabaú.

Ato... Após a controvérsia com a Igreja Católica, Celso Russomanno vive dilema: se for ao debate com padres, quinta-feira, deve ser duramente questionado. Se faltar, corre o risco de alimentar o estigma de representante oficial da Igreja Universal.

... de contrição A exemplo de Russomanno, o vice na chapa, Luiz Flávio Borges D'Urso (PTB), foi orientado pela campanha a repetir em eventos públicos que é católico, frequenta missas e estudou em colégio de padres.

Gogó O PT liberou 3.500 arquivos de áudio com mensagens de ministros apoiando governistas no país. Só José Eduardo Cardozo (Justiça) gravou para aliados de Dilma Rousseff em 360 cidades.

Caravana Geraldo Alckmin reservou os dias 22 e 29 para incursões por municípios do interior em que candidatos do PSDB têm chances de vitória. Estão previstas visitas a Santos, Sorocaba, Osasco, São Carlos e Sumaré.

Recomeço A primeira pesquisa Ibope em Osasco após a renúncia de João Paulo Cunha acendeu a luz amarela no PT. O tucano Celso Giglio lidera, com 39% das indicações. Jorge Lapas, substituto do réu do mensalão, está em terceiro lugar, com 12%.

Timing O QG petista considera que o levantamento ainda não captou o impacto da impugnação de Giglio em razão da rejeição das contas de seu mandato anterior. O PSDB já recorreu ao TSE.

Tiroteio

A fala de Valério não interfere no julgamento em curso. Mas vem aí: 'Mensalão 2, a Missão', com o Ministério Público investigando Lula.

DO DEPUTADO ROBERTO FREIRE, PRESIDENTE DO PPS, sobre a reportagem
da revista "Veja", em que Marco Valério liga o ex-presidente ao escândalo.

Contraponto

Show de calouros

Após evento no Teatro Municipal, anteontem, José Serra parou para almoçar num bar tradicional do centro paulistano. Ao notarem a presença do tucano, dois músicos da casa se aproximaram da mesa e anunciaram, mencionando o bairro onde o candidato nasceu:

-Queremos fazer uma homenagem à Mooca!

Serra gostou da ideia e, em seguida, cantarolou trecho de "Piston de Gafieira", hit de Sílvio Caldas.

A dupla de cantores elogiou a performance do tucano.

Em seguida, um frequentador do bar brincou:

-Ganhou meu voto! Assim, a MPB não corre riscos...

Nenhum comentário: