segunda-feira, setembro 17, 2012

Eu não vou fugir do Brasil - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 17/09

Ele diz que não conhece a palavra covardia e que está preparado para qualquer resultado no STF

"A burguesia acorda tarde. Eu saí da cama faz tempo e estou morrendo de fome", diz José Dirceu ao abrir a porta de seu apartamento, em SP, às 9h de sexta-feira.

Réu no processo do mensalão, ele saiu de circulação desde o início do julgamento e há meses recusa todos os pedidos da imprensa brasileira para uma entrevista. Na semana passada, recebeu a coluna para um café. À mesa, suco de laranja, abacaxi, café com leite, pão e frios.

"Eu não estou deprimido. Eu não tenho razão para estar deprimido. Eu tenho objetivos, metas, sonhos. Eu acordo às seis da manhã todos os dias. Recebo o resumo das notícias que a equipe do meu blog envia. Eles já sabem o que me interessa. Estão comigo há cinco anos. Funcionamos por telepatia."

"Eu gasto duas ou três horas lendo toda a imprensa brasileira, no iPad e no meu laptop. Depois, escrevo artigos para o blog."

Dirceu veste camiseta marrom e calça jeans cinza que estão largas em seu corpo. Está mais magro e com os cabelos mais longos do que o habitual. Perdeu 6 kg. Mas afirma que isso não tem nada a ver com o mensalão. "Eu faço muita ginástica. Desde 1998, tenho um instrutor."

Recentemente, passou a se exercitar todos os dias. Faz esteira, musculação e alongamento na academia do próprio prédio. "Me sinto bem."

A coluna diz que é difícil acreditar que a vida siga tão normal. " Muita gente me visita. Não tem um dia em que não venham duas, três pessoas me ver, aqui ou na minha casa em Vinhedo."

O escritor Fernando Morais, o produtor Luiz Carlos Barreto e o líder do MST, João Pedro Stédile, estão entre as visitas. O ex-presidente Lula liga um dia sim, um dia não, para saber como ele está. "Não me falta companhia."

O julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal) entra na reta final. A condenação de Dirceu parece certa. Até seus interlocutores próximos admitem a possibilidade. As penas máximas para os crimes de que é acusado chegam a 15 anos. A Folha revelou que ele já conversou com o presidente Lula sobre a hipótese de ser preso.

"Que nada, isso não aconteceu", diz. "Não é que não tem prova no processo contra mim. Eu fiz a contraprova. Eu sou inocente. Eu confio na Justiça." Ele diz saber que, mesmo absolvido, "isso não vai acabar. Em sete anos [desde que estourou o escândalo], eu não tive a presunção da inocência. Por que vou ter a ilusão de que isso vai ocorrer, mesmo que eu seja considerado inocente pelo Supremo?"

A coluna pergunta de novo se, ainda que insista em dizer que confia na Justiça, ele nunca pensa na hipótese de ser condenado e preso.

"Isso daí [resultado do julgamento] vai demorar dois meses para acontecer. Vou ser julgado por corrupção ativa no fim do mês ou no começo de outubro. Em mais quatro semanas, serei julgado por quadrilha. Por que vou sofrer por antecipação? Na hora em que acontecer, vou ver o que fazer."

"A expectativa que eu tenho? Eu fui cassado pela Câmara dos Deputados [em 2005] sem provas. De lá para cá, eu sofri um linchamento como corrupto e quadrilheiro. Eu estou preparado para qualquer resultado."

"E não vou deixar de fazer o que sempre fiz, que é lutar. É ilusão achar que eu vou... não faz parte da minha personalidade eu me abater. Se alguém tem a ilusão de que, me condenando, cometendo essa violência contra mim, vai me derrubar, pode tirar o cavalinho da chuva."

Dirceu diz que só dará entrevista sobre o mérito do caso depois do julgamento.

Não quer também comentar a hipótese de o publicitário Marcos Valério, já condenado à prisão por vários crimes, "explodir" no caso de ser preso. "O advogado desmentiu [declarações que Valério teria dado a terceiros acusando o ex-presidente Lula de participar do esquema]. Não tenho o que comentar."

Diz que a sua principal intenção, na conversa, é afirmar que está bem e que não vai fugir do país para não ser preso caso seja condenado.

"Essa história que inventam de que vou sair do Brasil não combina comigo", afirma o ex-ministro.

Saí [na década de 60] porque fui expulso do país. Cassaram a minha nacionalidade. Eu era um apátrida, não podia viajar. Quem me impedia de voltar era a ditadura militar. E mesmo assim eu voltei para o Brasil, duas vezes, colocando a minha própria vida em risco. Eu iria embora agora?"

"O PT tem defeitos. Mas se tem algo que não conhecemos no PT é a palavra covardia. A chance de eu fugir do Brasil é nenhuma. Zero."

"Eu não estou deprimido. Eu não tenho razão para estar deprimido. Eu tenho objetivos, metas, sonhos

Muita gente me visita. Não me falta companhia

Não é que não tem prova no processo contra mim. Eu fiz a contraprova. Eu sou inocente. Eu confio na Justiça

Por que vou sofrer por antecipação? Na hora em que acontecer, vou ver o que fazer

Eu fui cassado pela Câmara dos Deputados sem provas. Sofri linchamento como corrupto e quadrilheiro. Eu estou preparado para qualquer resultado

Se alguém tem a ilusão de que, me condenando, vai me derrubar, pode tirar o cavalinho da chuva

Fui expulso do Brasil. Quem me impedia de voltar era a ditadura. E mesmo assim voltei, duas vezes, colocando a minha vida em risco

Se tem algo que não conhecemos no PT é a palavra covardia

A chance de eu fugir do Brasil é nenhuma. Zero"

SOBE...

Aumentou o número de trabalhadores da Grande São Paulo com carteira assinada no setor de varejo. O salto foi de 3,4% entre junho de 2011 e junho de 2012 -de 950.005 para 982.593, segundo levantamento da Fecomercio. No período analisado, o pico de empregos formais ocorreu em novembro: 985.066 profissionais.

... DESCE

Em compensação, o número de trabalhadores admitidos caiu 6% nesses 13 meses: de 49.230 em junho de 2011 para 46.190 um ano depois. Já a quantidade de demitidos subiu 0,65%.

TOPO

Em junho, o setor varejista que mais empregou foi o de supermercados (245.152 pessoas) e lojas de vestuário e calçados (136.499).

TARKOVSKI À MOSTRA

Três fotos tiradas pelo cineasta russo Andrei Tarkovski, mostrando seu filho e seu cachorro, serão o cartaz da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa em 19 de outubro.

PODE BEBER TODO DIA?

"Todo dia é dia de beber!" Assim começa a música de um vídeo promocional da cidade de SP, feito pelo São Paulo Convention and Visitors Bureau. O comercial pode ser visto na internet, tanto na página do Bureau quanto na da Embratur. "A vida noturna é um atributo de SP, mas os comerciais não focam nisso", diz o órgão.

PEDRO, BIANCA E LECI

A sambista e deputada Leci Brandão (PCdoB)interpretará uma avó em "Pedro & Bianca", série que Cao Hamburger faz para a TV Cultura.

LUAN SANTANA NO SERTÃO

Luan Santana é um dos sócios da Outlaws, balada sertaneja que abriu na rua Augusta na quinta passada. Entre os convidados que foram aos Jardins ver o show da dupla Thaeme e Thiago estava a humorista Dani Calabresa.

Curto-circuito

A Associação Esportiva Talentos do Capão organiza rifa para arrecadar recursos. Os prêmios: camisa autografada pelo nadador Fernando Scherer e jantar no Ici Bistrô. O sorteio será no dia 20 de outubro, pela Loteria Federal.

O restaurante Agraz promove o Festival Gastronômico Mexicano, até sexta.

A Rede Pense Livre, criada para discutir política de drogas, vai ser apresentada amanhã, no Itaú Cultural. FHC é um dos convidados.

O clube Comedians, na rua Augusta, estreia em outubro noite de calouros. Seis candidatos serão julgados por Rafael Cortez, Mônica Iozzi e Luiz França.

Nenhum comentário: