domingo, setembro 02, 2012

À flor da pele - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 02/09

O PSB interpreta as críticas do PT a Eduardo Campos (PE) como declaração de guerra e explicita o racha na coalizão de Dilma Rousseff. "A quem interessa, no PT, criar dificuldades com a base? Não é Lula, nem Dilma. É a direita do PT? Isso seria a divisão do campo da esquerda", diz o vice-presidente socialista, Roberto Amaral. O ex-ministro evoca a fidelidade no Código Florestal para elevar o tom. "Tem grupos querendo turvar a água. Isso não interessa ao governo."

Linha direta 
Socialistas buscam negociar com Lula um armistício nas praças conflagradas, como Recife e Belo Horizonte, mas querem eliminar "porta-vozes" que tacham o governador pernambucano de "traidor" e propor coexistência pacífica até a eleição.

Porta a porta 
Celso Russomanno colocará nas ruas 1.000 cabos eleitorais a partir de segunda-feira. Uniformizados e trabalhando em dois turnos, distribuirão panfletos, dando prioridade aos bairros em que o candidato do PRB tem melhor desempenho. O objetivo é combater a subexposição do líder nas pesquisas na TV.

Paternidade 
Projeto de instalação de creches e berçários em estações do metrô da capital, explorado por José Serra em sua propaganda, tramita na Assembleia paulista desde 2008. O texto é de autoria do petista Enio Tatto.

Lá vem ela 
O PT define amanhã a data que marcará a entrada de Marta Suplicy na campanha de Fernando Haddad. As opções são um evento com intelectuais no Tuca e o Dia Nacional Lilás, festa do movimento feminista no dia 13 organizada pela mulher do candidato, Ana Estela.

Círculo 
O próximo programa de Haddad será sobre o Arco do Futuro, promessa de gerar empregos em regiões fora do centro. Será um dos carros-chefes da TV, junto com o Rede Hora Certa e o Bilhete Único Mensal.

Salvo... 
A OAB encaminhará ação direta de inconstitucionalidade ao STF questionando a lei que regula a contratação de publicidade por órgãos públicos. O texto, sancionado por Lula em 2010, permite que agências recebam comissões, chamadas de "bônus de volume", sobre acordos já finalizados.

... conduto 
Ophir Cavalcante, presidente da entidade, concorda com o ministro Carlos Ayres Britto quanto ao reflexo da lei no julgamento do mensalão. A mudança fez com que o TCU validasse a ação de Marcos Valério.

Solidário 
Lula esteve semana passada na casa do ex-deputado José Genoino, que aguarda o julgamento do mensalão. Durante a visita, tirou fotos com netos do petista. O ex-presidente também ligou para prestar solidariedade a João Paulo Cunha, condenado no caso.

Vida real 
Interlocutores dizem que os réus do mensalão começam a cobrar a distância que separa os prognósticos de seus advogados dos votos proferidos pelos ministros do STF no caso.

Dominó 
Os réus têm cobrado que as previsões otimistas começaram a ruir antes do julgamento. "Diziam que não seria julgado este ano, que o revisor não liberaria o processo. Todas as certezas caíram", diz um petista.

Bola fora 
O Ministério do Turismo divulgou em seu site o "Garota Copa Pantanal 2014", evento sob investigação do Ministério Público de Mato Grosso por suposta exploração sexual de menores.

Outro lado 
A assessoria do ministério informou que só soube da investigação pela coluna e excluiu o evento da página. A Justiça de MT mandou bloquear sites do evento.

Tiroteio


Para desespero de Lula, que sabe da força do PSDB em São Paulo, só há um candidato assegurado no segundo turno: José Serra.

DO COORDENADOR DA CAMPANHA TUCANA, EDSON APARECIDO, sobre o telefonema do ex-presidente a Haddad prevendo embate com Russomanno.

Contraponto


Teste do bafômetro

O ex-ministro Walfrido dos Mares Guia (PSB) ofereceu jantar na sua casa na quinta-feira para receber o ex-presidente Lula e amigos. O principal tema das conversas foi o vídeo em que o senador Aécio Neves (PSDB) aparenta estar embriagado, saindo de um bar no Rio de Janeiro.

-Se fosse comigo, ia ser um escândalo-, disse Lula.

No dia seguinte, em almoço com candidatos, o fotógrafo que acompanha o ex-presidente pediu que ele afastasse de sua frente um copo d'água para tirar uma foto.

-Vamos tirar o copo, senão os tucanos vão dizer que é vodca-, provocou Lula, voltando ao assunto.

Nenhum comentário: