terça-feira, agosto 07, 2012

Sentimento de culpa - FRANCISCO DAUDT


FOLHA DE SP - 07/08

Como instrumento de dominação, a nossa espécie nunca inventou arma melhor do que essa

QUE NÓS nascemos com a capacidade de sentir culpa, é certo. Até cães vêm com este programa. É velha a expressão "cara de cachorro que quebrou a panela". De fato, depois de um óbvio "malfeito", lá vem ele com a cabeça baixa e as orelhas murchas a tentar nos lamber, a nos pedir perdão. O sentimento de culpa mistura vergonha com arrependimento e supõe uma certa integridade moral de quem o tem.

É sabido que os psicopatas passam-lhe ao largo, apesar de a ele não serem indiferentes. Ao contrário, desafiam-no. Lembro-me bem que as regras da Igreja Católica para categorizar algo como pecado incluíam pleno conhecimento da transgressão, livre arbítrio para fazê-la e um momento de "dane-se, vou fazer".

Se nós fossemos bem atentos ao catecismo (e soubéssemos nossa taxa de livre arbítrio), não seríamos tão assíduos ao confessionário. Mas à instituição não interessava nem um pouco a discussão dos meios, pois ela lucrava e prosperava com a culpa: o bobalhão acreditava no seu livre arbítrio, desconsiderava sua explosão hormonal da adolescência e considerava-se criminoso por ter-se masturbado, ou mesmo por pensamentos contra a castidade. Confessava seu crime. O padre, pelo ato da absolvição e pela penitência imposta, endossava que havia crime de fato, e lá ia o jovem, livre para pecar outra vez.

Ouvi dizer que a Igreja não considera mais a masturbação como pecado mortal. Numa festa do colégio jesuíta em que me formei, apresentei esta questão ao nosso antigo padre prefeito: "E aqueles que morreram em pecado antes da mudança da lei? Queimam no inferno assim mesmo?". Ele, que não tinha cacife intelectual para uma resposta teológica, e pressionado pela gargalhada dos colegas, disse-me que eu já havia bebido vinho o bastante.

Fato é que, como instrumento de dominação, a nossa espécie não inventou arma melhor. A Igreja usa e abusa dela, e se mantém por 2.000 anos. Você pode fazer com que uma pessoa se ajoelhe, submissa, sob a mira de um revólver. Mas, se ela tiver oportunidade, revidará. Uma vez sentindo-se culpada, a pessoa implora para se ajoelhar diante de você! Imbatível!

A coisa ficou séria quando a esquerda descobriu que podia fazer os trabalhadores prósperos se sentirem culpados de sua riqueza.

Em nome deste grave pecado (a prosperidade, que vem de "explorar humildes"), joga, sobre quem ganha seu dinheiro honestamente, impostos escorchantes, camuflados ou não (os camuflados tiram dos humildes, que ironia). São penitências atuais. É secundário se os impostos forem para perpetuar seu esquema de poder em vez de serem revertidos para segurança, saúde e educação. O importante é dominar.

O mesmo vale para as compensações exigidas pelas minorias massacradas por nossos ancestrais, sejam elas Quilombolas ou índios.

Você vai ver, a grande defesa do mensalão será que ele não foi em proveito próprio, mas na busca de uma sociedade mais igualitária, para ressarcir os coitadinhos. E o pior: há multidões que acreditam nesta culpa, pois, coitadas, têm "certa integridade a defender".

Nenhum comentário: