terça-feira, agosto 07, 2012

Garantistas FC - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 07/08


Uma preocupação em especial pautou a estratégia dos advogados dos principais réus do mensalão, que abriram a defesa ontem no julgamento do Supremo Tribunal Federal: conquistar o voto dos ministros que tendem a se ater estritamente às provas para condenar. Para isso, vários deles lembraram votos passados de Celso de Mello, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Marco Aurélio Mello, que compõem a bancada dos chamados "garantistas" da Corte, no jargão judicial.

De fundo O primeiro dia da defesa mostrou aspecto tido como decisivo pelos ministros: se as provas colhidas na CPI dos Correios, fora da fase processual, terão efeito na análise do mensalão.

Forcinha Mais técnico dos advogados do primeiro dia, Marcelo Leonardo, defensor de Marcos Valério, abordou pontos que devem ajudar outros réus. Ao negar irregularidades no contrato da SMP&B com a Câmara, praticamente pediu a absolvição de João Paulo Cunha.

Privado? Outra tese importante evocada por Leonardo foi a de que os recursos que compunham o fundo Visanet eram privados, e não públicos. Se a maioria dos ministros se convencer disso, cai o crime do peculato.

Júri A alusão ao filho de Valério que morreu de câncer aos 6 anos foi inédita. O advogado pediu autorização ao operador do mensalão para citar a história após ver as fotos dos dois carecas.

Suando a toga Do criminalista Arnaldo Malheiros Filho, após sua ofegante sustentação oral, em defesa de Delúbio Soares: "Se até Rui Barbosa tremia diante daquela tribuna, por que não eu?".

Replay Advogado do ex-deputado Paulo Rocha, João Gomes acompanha as sessões no plenário, mas grava as sustentações orais em seu escritório. "É para aprender com as lendas", brinca.

O mentor Membros da CPI tentarão extrair hoje de Andressa Mendonça quem a orientou a procurar um juiz na tentativa de libertar Carlinhos Cachoeira. Em conversas reservadas, congressistas duvidam que o empresário soubesse da iniciativa da mulher, considerada inábil.

É com ele Atônitos com a ausência de Dilma Rousseff no palanque eletrônico de Fernando Haddad, petistas recorrem ao último Datafolha para supervalorizar o apoio de Lula. Pela pesquisa, 40% dos eleitores votariam, com certeza, no candidato do ex-presidente e 33% no nome defendido pela presidente.

Stand by Após a adesão de vereadores de sua bancada à candidatura de Márcio Lacerda (PSB), o PMDB de Belo Horizonte divulgou nota pró-Patrus Ananias (PT), com quem está coligado. O PC do B, também na aliança do petista, pediu a seus militantes distância da campanha até segunda ordem.

Ouvidoria 1 Geraldo Alckmin empossa hoje os membros do Conselho da Transparência e da Comissão de Ética do governo paulista. Entre os representantes da sociedade civil estarão o jurista Hélio Bicudo e o jornalista Cláudio Weber Abramo.

Ouvidoria 2 O governador assinará ainda decreto de combate ao enriquecimento ilícito na administração pública. Pela nova norma, caberá aos servidores comprovar a origem dos recursos de sua evolução patrimonial. Hoje, o ônus da prova em situações suspeitas é do Estado.

Visita à Folha Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, visitou ontem a Folha. Estava com Samantha Lima, assessora de imprensa.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Depois do boicote de Marta, agora Dilma desconfia do potencial de Haddad. A virtude do PT é o faro político das suas mulheres."

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA PAULISTANA, FLORIANO PESARO, sobre a recusa da presidente em gravar para a propaganda de TV de seu ex-ministro.

contraponto

Abstinência judicial

Advertido por comer no plenário do STF no julgamento do mensalão, o advogado Antonio de Almeida Castro, o Kakay, lembrou episódio semelhante envolvendo a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello. Durante interrogatório presidido pelo ministro Néri da Silveira, ela, que amamentava, aceitou bolacha oferecida pela diretoria da Corte após três horas de depoimento. Néri a repreendeu:

-A senhora é ré, não pode comer no meu tribunal!

Assustada, avisou que desmaiaria. Kakay emendou:

-Se você conseguir, desmaie!

Médicos e bombeiros foram acionados para socorrê-la.

Nenhum comentário: