quarta-feira, agosto 29, 2012

Não ao tabaco - ANCELMO DE GOIS

O GLOBO - 29/08

Sabe o narguilé, aquele cachimbo com água que está na moda em alguns bares do Rio e de São Paulo? Estudo do Inca em parceria com o Ministério da Saúde, a ser divulgado hoje, Dia Nacional de Combate ao Fumo, mostra que é tão nocivo quanto o cigarro comum. Segundo a pesquisa, uma hora de uso do cachimbão (veja a foto) equivale a fumar cem cigarros.

Segue...

O narguilé contém nicotina e as mesmas 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas do cigarro. Estima-se que haja mais de 300 mil usuários do cachimbo oriental no país.

Deus na política

O missionário R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, está apoiando cerca 60 candidatos a vereadores em municípios espalhados pelo país.

Mulher em Berlim

Maria Luiza Ribeiro Viotti vai chefiar a embaixada em Berlim. Para seu lugar, na ONU, vai o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que foi secretário do Brasil na Rio+20. Maria Luiza Ribeiro Viotti vai chefiar a embaixada em Berlim. Para seu lugar, na ONU, vai o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que foi secretário do Brasil na Rio+20.

Download é o cacete

Arnaldo Niskier, o imortal, num seminário sobre estrangeirismos na ABL, pediu o apoio de intelectuais, educadores, legisladores etc. para uma batalha contra o uso de certas palavras no nosso vocabulário. Entre as quais, "deletar" e "download", que, diz, poderiam ser trocadas por "apagar" e "baixar".

Aliás...

Niskier declarou amor pelas palavras "quitanda" e "cafuné", de origem africana.

a estrela sobe

André Gardenberg
Heloísa Périssé, 46 anos, a atriz carioca que rouba a cena como Monalisa em "Avenida Brasil", a novelasensação da TV Globo, posa toda linda e concentrada para a revista "29 horas", que será lançada domingo. Na entrevista, Lolô, como é chamada pelos amigos, fala de seu bom momento profissional: Heloísa faz sucesso na telinha e no cinema, com o filme "O diário de Tati", no qual vive uma adolescente de 13 anos. Que seja feliz

Fator Neymar

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu punir jogadores que simulam gravidade de faltas ou lesões para enganar o juiz, causar a expulsão de adversários ou instigar a torcida. Já na sessão de amanhã, a Procuradoria vai denunciar um jogador do Bahia.

Vuvuzela brasileira

O Ministério do Esporte aprovou o projeto do paraibano Alcedo Medeiros, inventor de apito que lembra um "pedhuá", a vuvuzela brasileira para 2014.

Sai de baixo

No primeiro dia do horário eleitoral, o Viva, o canal de reprises da Rede Globo, manteve-se em primeiro lugar na audiência da TV por assinatura. Uma das atrações é o programa "Sai de baixo". Faz sentido.

Xingu exportação

"Xingu", filme de Cao Hamburger, produzido pela O2 de Fernando Meirelles, desde a primeira exibição lá fora, em Berlim, em 2011, já foi selecionado para mais de dez festivais. O próximo será o de San Sebastian, na Espanha, de 21 a 29 de setembro.

Casa de Natal
A casa onde viveu o lendário bicheiro Natal da Portela (1905-1975), no Centro de Madureira, no Rio, que ainda hoje estampa nas paredes pinturas dos bichos do jogo, foi posta à venda pelos seis filhos do contraventor. Quem descobriu foi o pesquisador de carnaval Hiram Araújo.

Muito trabalho

A pouco mais de um mês da eleição, o TRE do Rio tem em pauta uns 300 processos por julgar.

Burguesinha

Paula Lavigne resolveu cair no samba. Está empresariando o grupo Trio Preto+1. Líder da banda, Pretinho nasceu no mundo da música. Aos 8 anos, já tocava na bateria do Império Serrano. São também dele sucessos como "Burguesinha" e "Amiga da minha
mulher", ambas parcerias com Seu Jorge e Gabriel Moura.

Espaço Saber+

A Escola Parque, no Rio, inspirada na Casa do Saber, está criando um espaço para reflexão e debates. Vai se chamar Espaço Saber+.

Data vênia
Acredite. Uma advogada deu entrada no TJ do Rio com um pedido de habeas corpus em que chama o magistrado de... "proficiência do inguinoescrotal julgador". O desembargador José Augusto Neto, da 2ª Câmara Criminal da capital, antes de avaliar o pedido, decidiu convocar a causídica para explicar a razão de o tratar, digamos, com tanta intimidade.

Como se sabe...

"Proficiência" é habilidade, competência, aptidão. "Inguinal" é relativo ou pertencente à virilha. Já escrotal é... você sabe.

Nenhum comentário: