segunda-feira, agosto 13, 2012

Deitar e rolar - RUY CASTRO

FOLHA DE SP - 13/08


RIO DE JANEIRO - Seis meses depois de uma fratura em quatro partes e de uma cirurgia de cinco horas -da qual saiu com um ombro enriquecido por uma prótese de co balto e titânio-, o braço esquerdo reaprende a fazer movimentos de cuja complexidade nunca suspeitara. Já tem extensão, flexão, rotação externa e força muscular para, por exemplo, bater palmas no teatro, usar garfo e faca para cortar o bife, repuxar o queixo para fazer a barba e espremer o finzinho do tubo de pasta de dente.

Importante: já consegue até corresponder ao abraço de uma amiga, enlaçando-a pela cintura enquanto a estreita com o outro braço. Mas coçar as costas, calçar as meias, dar nó nos cadarços, cortar as unhas dos pés ou devolver ao lugar as calças que ameaçam cair já é outra história -são práticas que exigem preparação psicológica e indômita vontade de vencer.

Certos gestos que, no começo, eram quase impossíveis têm gosto de vitória quando voltam a ser executados. Como abrir e dobrar o jornal, ensaboar a axila direita ou puxar e afixar o cinto do carona no carro. Claro que ainda levará tempo para que o dono do braço -eu- consiga realizar uma das grandes proezas do ser humano: levantar a mala sobre a cabeça e acomodá-la naquele compartimento do avião.

Enquanto isso, nada supera a felicidade de poder voltar a dormir apoiado sobre o ombro esquerdo. Equivale a recuperar 33,33% de posições na cama, até então limitadas a dormir de barriga para cima ou sobre o ombro direito. A felicidade só será completa, no entanto, quando o cidadão puder fazer isso com a antiga agilidade e destreza -quando, com todo respeito, voltar a deitar e rolar.

Enfim, quando ele próprio recuperar tal liberdade de movimentos que o faça se esquecer de como, um dia, esses movimentos lhe pareceram tão inalcançáveis e maravilhosos.

Nenhum comentário: