segunda-feira, agosto 13, 2012

Cria supera o criador - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 13/08

Esta série de derrotas do futebol brasileiro, como sábado para o México na disputa do ouro olímpico, leva Roberto DaMatta a ponderar:
— O Brasil ficou, no passado, grande demais no futebol. O estrondoso sucesso levou o resto do mundo a não só admirar nossa arte de jogar, mas também a copiá-la. Agora, em muitos casos, a cria supera o criador.

Segue...
Para o antropólogo, que tem estudado o futebol, este fenômeno, onde tem vez que a cópia fica melhor do que o original, é comum:
— Veja a indústria automobilística. A Ásia aprendeu com os americanos a fazer carros. Hoje, muitas vezes, eles sabem fazer melhor.

Mas...
O próprio DaMatta espera que em 2014 esta teoria esteja errada na Copa do Mundo.
Ah, bom!

Sobrou para Thiago

Aliás, na derrota do Brasil para o México, locutores franceses criticaram a atuação do Thiago Silva, contratado pelo Paris Saint Germain por 42 milhões de euros (mais de 100 milhões de reais).
A contratação virou polêmica na terra de François Hollande.

Até...O presidente Hollande considerou o valor excessivo e renovou promessa de aumentar a taxação sobre grandes salários.
Imagina na Copa
Ontem, em Foz do Iguaçu, com vários voos atrasados e com turistas reclamando, uma aeromoça da Gol vira-se para outra e diz:
— Eu vou engravidar na Copa para ficar longe desta confusão...

PEQUENOS E PERIGOSOS VIZINHOS
A Barra da Tijuca não é só refúgio dos emergentes. Das formigas também. Quem passa pelos canteiros da Avenida das Américas tem que tomar um pouco de cuidado. É que há 13 formigueiros gigantes, veja só, no trecho entre a Cidade das Artes e o Shopping Downtown. São os quartéis de um batalhão de formigas saúva (atta cephalotes), cuja mordida é dolorosa, mas sem veneno. As cascudas também são conhecidas como cortadeiras, por causa da capacidade de cortar folhas. Aliás, com esses pedacinhos do verde, elas produzem um fungo, o único alimento delas, que entre outros nomes é chamado de ambrosia. Além de grande cultivadora, a saúva é considerada uma das mais eficientes pragas agrícolas. Para evitar qualquer tipo de problemas com o batalhão, a Secretaria de Conservação do Rio, em parceria com a Fundação Parques e Jardins, inicia esta semana uma operação para retirar os formigueiros •

Princesinha do mar
Única filha do compositor Braguinha (1907/2006), Maria Cecília Braga está escrevendo um livro de memórias sobre o pai, autor de sucessos como "Chiquita bacana’,’ "Touradas em Madri" "As pastorinhas” e "Princesinha do mar’!
O nome do livro é "A casa branca da Tijuca’,’ referência a uma residência que a família viveu na Zona Norte e que existe até hoje.

Aliás,
Embora em "Princesinha do mar’ celebre Copacabana, Braguinha só se mudou para lá em 1974. Antes ele dizia, veja só, para Maria Cecília:
— Filha moça não se cria em Copacabana.

Girafa no carnaval
Martinho da Vila está escrevendo o seu terceiro livro infantil a quatro mãos com o poeta angolano Manoel Rui, que é autor da letra do Hino Nacional de Angola.
"Alegria e girafa” será lançado, simultaneamente, no Brasil e em Angola pela editora Lazuli.

Segue...
Trata-se da história inspirada na filha caçula de Martinho, de nome Alegria, que tinha muita curiosidade de conhecer uma girafa e foi para Angola.
No livro, a menina decide trazer o animal para brincar o carnaval carioca.

Barbie baiana
A nova Barbie da coleção “Dolls of the world 2012” chega ao mercado em setembro fazendo uma homenagem ao Brasil.
A boneca (foto), uma das prediletas das brasileirinhas, integra uma linha que representa a cultura em vários países.

Frustrado
O julgamento do mensalão deixou frustrado o delegado Luiz Flávio Zampronha, da Polícia Federal.
Zampronha avalia que a Procuradoria Geral da República não aproveitou como deveria seu relatório, com o caminho percorrido pelo dinheiro usado no esquema. Está convencido de que não foi desatenção, mas escolha da acusação.

Parceria da pesada
Maurício de Souza e Thalita Rebouças se encontraram outro dia.
O pai da Turma da Mônica e a campeã da literatura juvenil planejam lançar um livro juntos.

Violão histórico
O Instituto Moreira Sales irá abrigar e cuidar de todo o acervo de Baden Powell (1937/2000), inclusive seus violões que precisam ser tocados para não estragar.
Um acordo de comodato foi celebrado entre os herdeiros do famoso violinista brasileiro e o IMS.

Troca de endereço
Maria Gadu, a cantora, acaba de comprar um casarão em São Conrado.

Gois no Rio 2016
Faltam 1.453 dias para as Olimpíadas no Rio. Como diz o versinho de Assis Valente: "Chegou a hora de essa gente bronzeada mostrar seu valor”

Nenhum comentário: