segunda-feira, julho 09, 2012

Apelo aos candidatos - ROSANE DE OLIVEIRA


ZERO HORA - 09/07

Dos temas que afligem os eleitores e que merecerão atenção dos candidatos nesta eleição, nenhum será mais falado do que a saúde, pelas dificuldades que atingem pequenos, médios e grandes municípios. Desde já se pode ter certeza de que a saúde será alvo das críticas de quem está na oposição e de explicações por quem é governo. 
Mas essa não pode ser uma campanha de uma nota só. Há outros temas igualmente importantes que correm o risco de ser ofuscados pela falta de leitos, pela demora nas consultas especializadas, pelas carências dos postos de saúde, pela demora na instalação de Unidades de Pronto Atendimento, também conhecidas como UPAs. Um desses temas é a educação infantil. 
Responsabilidade dos municípios, a educação infantil é uma das vergonhas do Rio Grande do Sul pela baixíssima oferta de vagas. Um estudo coordenado pelo atual presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola, mostrou que o Estado está na ponta de baixo no ranking de investimentos na área. 
No primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre, esse assunto foi apenas tangenciado. Não deveria. Quem se dispõe a governar uma cidade precisa ter em mente que creche e pré-escola têm de ser prioridade de fato. Além de facilitar a vida das mães que precisam trabalhar, creches e escolas de educação infantil são fundamentais no desenvolvimento das crianças. 
Quantos candidatos se dedicaram a conhecer a fundo o programa Brasil Carinhoso, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff? Quantos sabem quais são as possibilidades de seu município fazer convênios com o governo federal para aumentar a oferta de vagas à população? Quantos incluíram a educação infantil nos planos de governo que estão em fase de elaboração? 

MILITÂNCIA FORTE
Frio e chuva fina não afugentaram os petistas no ato inaugural da campanha de Adão Villaverde (PT) à prefeitura de Porto Alegre. Alheios ao tempo ruim, centenas de militantes e de lideranças tomaram a escadaria Santa Maria, no bairro Partenon, no sábado, demonstrando a força do partido. 
O local não foi escolhido por acaso: a escadaria foi construída no primeiro mandato de Tarso como prefeito. 
- Foi uma obra simbólica da Frente Popular. Escolhemos aquele lugar porque a nossa campanha vai estar muito enraizada nas áreas populares da cidade - diz Gerson Almeida, coordenador da campanha de Villaverde, que contou com o apoio de Tarso na largada da disputa eleitoral. 
A próxima movimentação intensa da militância do PT ocorrerá na sexta-feira, quando será inaugurado o comitê de campanha, na esquina da Farrapos com a Barros Cassal. 

LIMPEZA NA ORLA
Em vez dos tradicionais bandeiraços, caminhadas, panfletagens e carreatas, o prefeito José Fortunati (PDT) optou por mobilizar a militância de uma forma diferente ontem: ele reuniu candidatos a vereador, lideranças partidárias e militantes e levou todos para a orla do Guaíba, nas proximidades do Anfiteatro Pôr-do-Sol, onde recolheram lixo. 
- Também vamos realizar as atividades mais comuns de campanha, mas nesse começo resolvemos inovar e promover atos que demonstrem nosso compromisso com a cidade - afirmou o deputado federal Vieira da Cunha (PDT), coordenador da campanha de Fortunati. 
Na próxima quinta-feira, será instalado o conselho político do pedetista, em reunião-almoço na churrascaria Na Brasa. Integrado por nomes como Alceu Collares, Jair Soares e Pedro Simon, o grupo deverá discutir estratégias de campanha. 

ACERTO NACIONAL
Apostando na simpatia de Manuela D"Ávila, o PC do B prioriza o corpo a corpo da sua candidata à prefeitura. Ontem, ela visitou uma feira na Vila Cruzeiro, passou pela Redenção e também pelo Morro Santa Tereza. 
Hoje, Manuela almoça no Chalé da Praça XV para instalar a coordenação de campanha, encabeçada por Beto Albuquerque (PSB). Uma surpresa é preparada para os próximos dias: será inaugurado um comitê suprapartidário de apoio a Manuela com a presença da Senadora Ana Amélia Lemos (PP). 
Nos bastidores, os comunistas comemoram silenciosamente um acordo nacional entre os presidentes do PT, Rui Falcão, e do PC do B, Renato Rabelo. Como o PC do B aderiu à coligação de Fernando Haddad (PT) em São Paulo, ficou acertado que o PT apoiará formalmente Manuela no segundo turno em caso de Adão Villaverde (PT) não avançar para esta etapa. 

ALIÁS
O atendimento à primeira infância deveria ser item obrigatório na pauta de prioridades dos candidatos, independentemente do tamanho do município. 
237 mil é o tamanho do déficit de vagas em creches e pré-escolas no Rio Grande do Sul, conforme estudo do TCE. 
Artigo de autoria de Vinicíus Wu, chefe de Gabinete do governador Tarso Genro, afirma que a imprensa procura "punir" os políticos e agentes públicos ao cobrar a plena aplicação da Lei de Acesso à Informação, inclusive com a publicação de listas que incluam nomes e remunerações brutas de servidores, conforme regulamentação da Presidência da República e orientação do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça. Wu defende a máquina estatal dizendo que, se é para radicalizar, os executivos e empresários do setor privado que recebem incentivos fiscais também devem publicizar os seus ganhos na internet. 

Nas mãos do Senado
A última etapa do processo de liberação de empréstimo no Banco Mundial (Bird) será vencida amanhã pelo Piratini. 
Primeiro, a Comissão de Finanças do Senado dará o parecer favorável à aquisição do financiamento de US$ 480 milhões. Ainda amanhã, a operação de crédito será votada no plenário do Senado. Com a aprovação, restará esperar que o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, comunique ao Bird a autorização de liberação dos recursos. A primeira parcela, de US$ 40 milhões, deverá chegar ainda em julho. Parte do valor será aplicado na reforma de escolas. 

Previdência sobre a mesa
Três propostas são analisadas pelo grupo do Conselhão responsável por organizar um projeto que regulamente no Estado a Emenda 41, do governo federal, que irá desvincular os servidores inativos dos ativos na negociação de reajustes salariais. 
O ponto de partida é o projeto de lei complementar 90, de 2004, do governo Rigotto, arquivado em 2006. Dois substitutivos foram apresentados por entidades de servidores. 
- Correção - Diferentemente do que foi publicado na edição de ontem, a coligação de José Fortunati (PDT) trabalha com o conceito "Fazer mais, fazer melhor , fazer com todos".
- Correção - Roberto Robaina é do PSOL, e não do PSTU como publicado na edição de ontem. 

Apelo por eleição limpa
Para contrapor o antigo e desleixado hábito de candidatos que emporcalham ruas e espaços públicos ao jogar milhares de panfletos e santinhos no chão, nasceu no Twitter e no Facebook o movimento "Quem suja agora, vai sujar depois". A ideia é mostar que, além de poluir as cidades, a disseminação de materiais impressos, que invariavelmente causa sujeira e entope bueiros, se faz cada vez menos necessária devido à evolução das campanhas eleitorais nas redes sociais. Em tempos de sustentabilidade, os candidatos precisam se conscientizar e dar o exemplo à população. 

Nenhum comentário: