sábado, junho 30, 2012

Cavendish vem aí - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 30/06

O PT desistiu de apanhar na opinião pública por impedir a convocação do empresário Fernando Cavendish (Delta) e do ex-diretor do Dnit Luiz Antônio Pagot. A vinda de ambos para depor na CPI do Caso Cachoeira será aprovada na próxima quinta-feira. Os petistas estão dizendo para os aliados, sobretudo ao PMDB, que não há mais como evitar e que o tema precisa ser tratado. Os petistas justificam que jogaram na retranca até agora para garantir a unidade da base aliada na CPI.

Fora Paraguai. Dilma aciona Adams
O advogado-geral da União, Luis Adams, viajou às pressas para Mendoza, na Argentina, na noite de quinta-feira, a pedido da presidente Dilma. Ontem, ele sustentou juridicamente o alcance da suspensão do Paraguai do Mercosul, com base no Protocolo de Ushuaia, de compromisso democrático. A decisão foi tomada, durante o café da manhã, pelos presidentes Dilma, Cristina Kirchner (Argentina) e José Mujica (Uruguai). O principal efeito prático da perda de direitos e atribuições pelo Paraguai foi a aprovação do ingresso da Venezuela no Mercosul. O Congresso do Paraguai foi o único que não votou essa autorização.

"A democracia brasileira está fragilizada. Goiás é só a ponta do iceberg. O crime organizado começou a agir na política” — Paulo Teixeira, deputado federal (PT-SP) e vice-presidente da CPI do Caso Cachoeira

ANTES E DEPOIS. O ministro Alexandre Padilha (Saúde), que esteve na Câmara, quinta-feira, para convencer os líderes aliados a não votar projeto que reduz a jornada de trabalho semanal dos enfermeiros para 30 horas, foi quem encaminhou aos sindicatos da categoria documento no qual a presidente Dilma se compromete com a proposta. Acima, publicamos a reprodução da introdução do documento com a assinatura do ministro.

Cansado de guerra
O ex-presidente Lula deveria ser a estrela das convenções do PT no fim de semana. Mas ele optou por gravar depoimentos em vídeo. Se for a algum evento, será o que confirmará Luiz Marinho como candidato à reeleição em São Bernardo do Campo.

Tucanos sem bico
O PSDB do Paraná está em situação eleitoral difícil. O governador tucano Beto Richa não conseguiu emplacar candidato a prefeito em nenhuma das cinco maiores cidades: Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa.

O PSD, Serra e o governo Dilma
Parcela expressiva da bancada do PSD está só esperando as eleições municipais passarem para iniciar negociações a fim de se integrar ao governo Dilma. A maioria dos filiados deixou o DEM na perspectiva de se aproximar do Planalto. Esse segmento do partido avalia que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, não tinha como evitar adotar uma postura de solidariedade ao tucano José Serra, de quem herdou o mandato.

Todos os gostos
As eleições de Fortaleza podem ser as mais pulverizadas do país. Até ontem havia dez candidatos. Entre esses: Roberto Cláudio (PSB), Moroni Torgan (DEM), Elmano Freitas (PT), Marcos Cals (PSDB) e Inácio Arruda (PCdoB).

Na linha fina
O TSE, ao registrar o PSD, definiu como data para efeitos de bancada fundadora o dia 27 de outubro. Com base nisso, seus dirigentes calculam que terão dois minutos e dois segundos de tempo na TV e uma receita mensal de R$ 1,75 milhão.

COM TEMPO de TV na mão, o PSD fechou aliança em Campinas (SP) com o candidato do PT, Márcio Pochman. O novo partido indica o vice.

HOLLYWOODIANA. Na denúncia do mensalão do DEM, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, registrou: "Siga o dinheiro." Garganta Profunda (William Mark Felt) deu esse conselho a Bob Woodward, do "Washington Post".

O CLUBE de Engenharia do Rio faz homenagem na segunda-feira ao ex-presidente Itamar Franco. Itamar, que morreu há um ano, foi o primeiro engenheiro a exercer a presidência da República.

Nenhum comentário: