quarta-feira, maio 09, 2012

Tem mais coisas... - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 09/05/12

O Serviço de Inteligência da Polícia Federal ainda está analisando e catalogando todo o material proveniente das buscas e apreensões nas casas, nas empresas e nos escritórios dos acusados de integrar a organização do contraventor Carlos Cachoeira. Ainda estão sob sigilo dados em computadores, HDs, centenas de CDs e pen drives, fotos, documentos, agendas, cadernos, contratos... Essas provas serão remetidas nos próximos dias ao STF.

Agnelo (PT) não quer depor na CPI
Contrariado com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pela abertura de inquérito sobre a atuação de Carlos Cachoeira em Brasília, o governador Agnelo Queiroz (DF) também não quer depor na CPI. Seus argumentos: a Delta coleta o lixo em Brasília por decisão judicial; o preço pago à Delta é o menor do país; o grupo de Cachoeira não conseguiu nomear Paulo Abreu para a Secretaria de Limpeza Urbana; e o DFTrânsito não fez a licitação para a bilhetagem do transporte coletivo como queria o grupo Cachoeira. "Ele tentou, mas não conseguiu fazer nenhum negócio nem nomear ninguém aqui", diz Agnelo.

"Carlos Cachoeira já estava no terceiro nível do crime organizado. Começava a investir em negócios legais” — Pedro Taques, senador (PDT-MT)

TRANSPARÊNCIA. Muita polêmica no governo no debate da nova Lei de Acesso à Informação. Vários órgãos resistem à abertura total. Um deles é o Banco Central, presidido por Alexandre Tombini. O BC é contra a divulgação dos votos individuais dos integrantes do Copom, que delibera sobre juros. Hoje, a ata revela a posição vencedora. O BC avalia que tornar público os votos individuais vai expor seus diretores, que são aprovados pelo Congresso, e colocá-los na linha de tiro dos políticos.

Tietagem
Aprovado o processo por quebra de decoro contra o senador Demóstenes Torres (GO), o líder do PT, Walter Pinheiro (BA), comemorou cochichando no ouvido de Humberto Costa (PT-PE): "Você está saindo melhor que a encomenda."

Clima quente
A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) reagiu ao voto do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) a favor de sessão aberta ontem na CPI. Na votação, ela protestou: "Como assim? Foi o Onix que me sugeriu o requerimento pela sessão secreta."

PPS: dois pra lá, dois pra cá...
A Executiva nacional do PPS decidiu que o partido deve sair do governo Agnelo Queiroz (PT-DF). O secretário de Justiça de Brasília, Alírio Neto, prevendo esse desfecho, já havia se licenciado do partido. Sua prioridade é executar o programa Viva a Vida Sem Drogas. O PPS teme os desdobramentos do caso Cachoeira. A despeito disso, o partido continua firme ao lado do governador Marconi Perillo (PSDB-GO).

O PSB fica
Depois de muito debate interno, o PSB decidiu manter seu apoio ao governo Agnelo. O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) explica: "Vamos manter nossa participação crítica. Somos responsáveis, sair só agravaria a situação de Brasília."

De molho
O governador Sérgio Cabral não irá mais a Londres para o jantar de gala na Brazilian Chamber of Commerce. Ele é um dos anfitriões, junto com os Comitês dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, e do Comitê Brasileiro.

O PSDB MINEIRO decidiu brigar por uma coligação formal na chapa à releição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB).

O PARTIDO encomendou pesquisa ao instituto Vox Populi sobre qual o político que mais influencia o voto do eleitor. Deu o senador Aécio Neves, 55%, seguido do governador Antonio Anastasia, 12%.

O MINISTRO Fernando Pimentel (Desenvolvimento) influencia o voto de 10%. Para os tucanos, é pouco e não justifica a pressão do PT para obrigar o PSB a fazer chapa comum para a Câmara de Vereadores. 

Nenhum comentário: