segunda-feira, maio 14, 2012

Comissão da Verdade - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 14/05

Causou certo desconforto em alguns ministros do STJ a indicação do colega Gilson Dipp para integrar a Comissão da Verdade. Nada pessoal, claro. É que a Lei Orgânica da Magistratura vedaria tal atuação a juízes em atividade, pois este tipo de causa pode ser julgada no STJ.

Até aí eu fui

De todos os membros da Comissão da Verdade, o mais ligado ao PT é, como se sabe, a psicanalista Maria Rita Kehl. Ainda assim, ela é crítica do partido em vários episódios, inclusive no caso do mensalão.

Tem boi na linha

Henrique Meirelles, pelo que se diz no Palácio, conversou com Lula sobre a compra da Delta pela JBS, empresa de gado. Talvez achasse que bastava falar com o ex-presidente para tocar o negócio. Avaliou errado. Dilma foi surpreendida pelo anúncio nos jornais e nunca deu aval ao esquisito casamento.

Boletim médico

Oscar Niemeyer, 104 anos, o gênio do traço, saiu do CTI e, agora, está em um quarto no Hospital Samaritano, no Rio.

No mais

Por falar em Gilson Dipp, vem em boa hora a proposta da comissão de juristas que ele preside, de revisão do Código Penal, que prevê a condenação de empresas envolvidas em corrupção. Eu apoio.

Betto eterno
Frei Betto, 67 anos, autor de 53 livros, iniciou ontem seu depoimento ao CPDOC, o rico arquivo de memória nacional da FGV. Gravou o dia todo. O acervo já conta com 2 mil depoimentos de brasileiros considerados históricos.

O TÚNEL REBOUÇAS, que liga as zonas Norte e Sul do Rio, ganha hoje um novo sistema de sinalização: o X-Seta, que informa aos motoristas se os trechos à frente estão liberados ao trânsito (com uma seta verde) ou interditados (com um X vermelho). Ao todo, foram instalados 42 blocos de sinalização. Nas galerias entre o Cosme Velho e a Lagoa, a distância entre eles é de 500 metros. Já nas galerias na altura do Rio Comprido, é de 250 metros. É mais uma medida da CET-Rio para melhorar o fluxo do trânsito na cidade

Bacha na geral
Do tricolor Edmar Bacha, fazendo coro com Abel Braga, do Flu, campeão estadual ontem, que criticou o fato de o time ter ficado em 1º lugar na fase inicial da Taça Libertadores e só pegar pedreira agora (Inter e Boca): — Sugiro outro critério. O 1º lugar escolhe, entre os classificados, com quem quer jogar nas oitavas de final. Depois, o 2º escolhe. E assim por diante. É. Pode ser.

CD do Rock in Rio

A MZA, gravadora dos produtos do Rock in Rio, lança em julho CDs/DVDs dos shows de Titãs, Detonautas, Frejat, Skank, Jota Quest e Capital Inicial na última edição do festival. E deve lançar ainda este ano o ao vivo “Concerto sinfônico Legião Urbana”.

Racha no brizolismo

Vivaldo Barbosa e José Maurício, ex-deputados e fundadores do PDT, vão deixar o partido.

Cabelo cresce
O Instituto Beleza Natural, rede de salões especializada em cabelos crespos, ou “toinhoinhoim”, como se diz em Morro Agudo, cresce sem parar. Com 17 filiais no Rio, Espírito Santo e Bahia, vai abrir mais duas no segundo semestre — uma no bairro carioca Cachambi, outra em Campos, RJ, num investimento de R$ 2,5 milhões.

Aliás...

A meta da rede é bater, em 2012, a marca de 1 milhão de atendimentos.

Dono do chumbo

O juiz Március da Costa Ferreira, da Auditoria Militar, aceitou nova denúncia do MP contra o cabo Sérgio da Costa Júnior. Ele, um dos denunciados pelo assassinato da juíza Patrícia Acioli em 2011, é acusado agora de desviar da PM projéteis usados na execução da magistrada.

Nos trilhos

Até setembro, o ramal de trens Deodoro, no Rio, estará funcionando apenas com trens novos. Por ali, passam 250 mil pessoas por dia.

Para concluir

Viva o Fluminense! Salvo porque logo após a conquista de ontem os jogadores vestiram uma camisa alusiva ao título com a inscrição: “All Rio All win” (algo como: “Todo Rio, todos ganham”). Só que “All Rio All win” é o cacete. Com todo respeito.

Nenhum comentário: