segunda-feira, maio 07, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

PT acha que Gurgel ‘destruiu provas’ da Vegas

Diante da recusa do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, de depor na CPI mista de Cachoeira, integrantes do PT difundem uma suspeita grave e até improvável: a de que ele teria "destruído provas" da Operação Vegas, da PF, que revelaria esquema de corrupção de autoridades e até suposta compra de sentenças. Petistas o acusam de não tomar providências, apesar de saber do escândalo desde 2009. 


Alvo comum

A Operação Vegas motivou a Polícia Federal a deflagrar depois a Operação Monte Carlo, que levou à prisão de Carlinhos Cachoeira.


Paredão petista

Na CPI, o PT quer questionar por que Gurgel nada fez quando soube que a investigação atingia o senador Demóstenes Torres (GO).


Apoio tucano

Parlamentares da oposição dizem ter sido procurados por Roberto Gurgel, dias atrás, pedindo apoio contra a pressão governista na CPI.


PT não perdoa

Lula não esquece: em julho de 2011, o procurador-geral pediu a condenação dos 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão.


Empresários

O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, apresentou às ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) e ao ministro Antônio Patriota (Itamaraty) projeto que prevê uma megaestrutura para encontro de empresários que acontecerá em junho, na Rio+20. O projeto, feito pela artista Bia Lessa, visa montar um centro de debates, que pode chegar a vinte metros de altura, no Forte de Copacabana. 


Lançamento

O projeto para a Rio+20 será lançado no dia 25 pela Fiesp, com parceria da Fundação Roberto Marinho, Firjan e Prefeitura do Rio.

Lavando pratos

Dentre as ideias para o encontro, a Fiesp cogita colocar os chefes de Estado e empresários para lavarem, cada um, seu prato após o jantar. 


Juras de amor

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) e o tucano Tasso Jereissati vivem lua de mel. Têm o mesmo inimigo: o governador Cid Gomes.

Pressão

O presidente do PSB, governador Eduardo Campos, quer que Lula exija do PT o apoio ao candidato socialista em João Pessoa, sob pena de não ter como impedir o voto do PSB em José Serra, em São Paulo. O PT resiste. E insiste na candidatura do deputado Luciano Cartaxo.


Atrapalhado

Vai sobrar também para o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), com R$ 2 bi em contratos na prefeitura: o secretário de Urbanismo, Sérgio Dias, aparece nas fotos da farra em Paris do governador Sérgio Cabral.


A fila anda

Ciro Gomes não quer saber de eleições em 2014. Adorou ter estreado 2012 como avô, desfila em Fortaleza com uma nova namorada 25 anos mais jovem, mas faz a ressalva: por ora, nada de casamento.


Rival

Em Paris desde 2008, este ano o embaixador José Maurício Bustani vai completar 10 anos no exterior. Até parece que alguém no Itamaraty não o quer por perto. Ele é sempre citado para o cargo de chanceler.

Deltas

O Tribunal de Contas da União gastou, até 2010, mais de R$ 20 milhões com a empresa Delta Engenharia Indústria e Comércio Ltda. Mas alerta: "não se confunde com Delta Construções S.A. envolvida em escândalo deflagrado com a Operação Monte Carlo", da PF.


Sinal trocado

No Rio Grande do Norte, a governadora é Rosalba Ciarlini, mas quem manda é o marido Carlos Augusto Diógenes. Na Paraíba, o governador é Ricardo Coutinho, mas a mulher, jornalista Pâmela Bório, tem a força.

Pergunta

Por que a caneta de Dilma, ágil na caderneta de poupança, ainda não assinou a MP da reforma tributária? 

PODER SEM PUDOR

O seca-pimenteira
A empregada doméstica do então ministro José Eduardo Andrade Vieira, em sua casa de Brasília, era muito religiosa. Certo dia, convenceu o patrão a cultivar um pezinho de arruda, para espantar energias negativas, mau olhado etc. A planta cresceu, ficou robusta, bonita e cheirosa até o dia em que Andrade Vieira recebeu a visita do ministro da Fazenda de FHC, Pedro Malan. Já no dia seguinte à visita, a planta amanheceu murcha de dar dó.
- Nossa, esse homem seca até pimenteira! - espantou-se a empregada.
Andrade Vieira logo veria o seu banco Bamerindus garfado pela tucanagem.

Nenhum comentário: