segunda-feira, abril 23, 2012

Supremo desconforto - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 23/04/12



As últimas declarações belicosas do ministro Joaquim Barbosa provocaram contrariedade no STF (Supremo Tribunal Federal) para além do time dos colegas com quem o relator do mensalão já se indispôs. Em rodas reservadas, alguns ministros passaram a discutir, no fim da semana passada, a possibilidade de não eleger Barbosa para presidir a Corte. Com a aposentadoria compulsória de Carlos Ayres Britto, em novembro, ele é o próximo na lista de sucessão, por antiguidade.

O veto a um presidente é medida extrema, mas não inédita. Ocorreu em 1969, quando Adalício Nogueira foi convencido pelos pares a renunciar após eleito.

Light Há ainda os ministros menos radicais, que passaram a ver com bons olhos a chamada PEC da Bengala, proposta de emenda à Constituição que eleva para 75 anos a aposentadoria obrigatória. Se aprovada para os atuais membros de tribunais, a medida faria com que Britto completasse seu mandato.

Saia justa Ayres Britto, que assumiu também o CNJ, chamou o presidente da Ajufe (Associação de Juízes Federais do Brasil), Gabriel Wedy, para ser um dos seus juízes auxiliares no conselho. A Ajufe foi uma das entidades que representaram contra a ministra Eliana Calmon, corregedora do órgão.

Guerra... A ADPF e a Adepol, que reúnem delegados das polícias Federal e Civil, divulgarão carta apontando ineficácia do Conselho Nacional do Ministério Público para apurar acusações de desvio de conduta de procuradores e promotores. Para as entidades, o órgão age de forma corporativa.

... institucional O presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, cita como exemplo o fato de que um dos membros do CNMP, o promotor Tito Souza do Amaral, foi assessor do senador Demóstenes Torres, cujas ligações com o contraventor Carlinhos Cachoeira são investigadas.

Fronteiras O comando do PSDB chamou o governador Marconi Perillo (GO) para uma conversa nesta semana. Querem saber exatamente o grau de ligação do tucano com a Delta e o esquema de Cachoeira. O partido teme, ainda, que os tentáculos do esquema atinjam o governo de Simão Jatene (PSDB-PA).

Divulgação Líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) repassou em dezembro do ano passado R$ 239 mil da verba indenizatória da Casa, ou 75% a que ele tem direito no ano, para a empresa All Win Propaganda, que fez a sua campanha, além da de outros petistas, nas eleições de 2010.

Veja bem Chinaglia afirma que confeccionou 37 mil exemplares de uma revista de 16 páginas. "Estive o ano todo envolvido com o Orçamento e queria divulgar. Não queria um jornalzinho sem qualidade." A empresa diz que as revistas foram impressas e que presta serviços para políticos de vários partidos.

Degola O deputado Paulo Maluf pediu ao governador Geraldo Alckmin a demissão do secretário de Habitação, Silvio Torres, para apoiar José Serra na capital. Torres e o presidente da CDHU, Antonio Carlos Amaral, indicado por Maluf, não se entendem desde o início do governo. O PP quer indicar o sucessor.

Anistia A Executiva municipal do PSDB se reúne hoje para analisar a proposta do líder Floriano Pesaro de suspender o pedido de cassação dos mandatos dos seis vereadores que deixaram o partido para se filiar ao PV e ao PSD. O acordo é uma exigência de Serra para que não haja obstáculos às alianças eleitorais.

com SILVIO NAVARRO e ANDRÉIA SADI

Tiroteio

Essa coisa de irmão parece código da máfia. O Cachoeira é tratado como chefe pelo Demóstenes. Com tanta intimidade, esse grupo se parece com a Família Soprano.

DO DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA (PT-RS) sobre gravação feita pela Polícia Federal em que um dos operadores de Carlinhos Cachoeira, Wladimir Garcez, diz ter relação "de irmão" com o governador Marconi Perillo (PSDB-GO).

Contraponto

Noite pelo dia

O pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, José Serra, explicava durante atividade na Lapa, na semana passada, sua fama de trabalhar até de madrugada.

-Das 22h às 2h da manhã sou imbatível -, brincou.

Ele contou que o hábito de dormir tarde começou quando era criança e que tinha um método para ganhar alguns minutos de sono pelas manhãs.

-Minha mãe me mandava para o banho, eu ligava o chuveiro, fazia um travesseiro com a toalha e dormia no chão do banheiro -, disse, arrancando risos da plateia.

Nenhum comentário: