quarta-feira, abril 04, 2012

Janelinha - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/04/12


O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), foi surpreendido ontem com a formação do Bloco PTB-PR. Há algumas semanas ele impôs condições para dialogar com o PR. Ontem, o líder do PTB, Gim Argello (DF), formou um bloco de doze senadores. O líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), foi quem desenhou a jogada. Este é mais um lance relacionado à sucessão do senador José Sarney (PMDB-AP) na presidência do Senado.

Demóstenes e a Juventude do DEM
A queda do senador Demóstenes Torres (GO), alvejado pelas ligações com Carlinhos Cachoeira, é um golpe no trabalho do DEM entre a Juventude. Ele era uma espécie de ícone da nova direita e vinha percorrendo o Brasil organizando a Juventude em torno das ideias conservadoras do DEM. Crítico das cotas, ele tinha relação estreita com professores e a atual diretoria do DCE da UnB e participava de um movimento de oposição ao reitor José Geraldo de Souza Junior. No seu Twitter, Demóstenes chegou a escrever: "O que há na UnB é uma espécie de bullying ideológico, e estou aguardando relatos de outras universidades".

"O (José) Serra não vai esquentar a campanha, quem está na frente não antecipa a campanha” — Sérgio Guerra, presidente do PSDB e deputado federal (PE)

A NOIVA. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) está sendo cortejada pelos líderes do PT, Walter Pinheiro (BA), do PMDB, Renan
Calheiros (AL), e do Bloco PTB-PR, Gim Argelo (PTB-DF). Todos querem formar um bloco com os dois senadores do PSD. Mas a também presidente da CNA resiste. Ela explica: “Não fui eleita pelos eleitores do governo Dilma nem quero nomear para cargos do governo e tenho muito medo de cair no ridículo.”

Outro lado
O PPS informa que seu site tratou do tema Stepan Nercessian (RJ) no sábado. Relata que o Conselho de Ética foi acionado e que Stepan foi afastado da direção. E diz que não usa a tática do PT: de esperar para ver se o caso iria "esfriar".

Jacaré
Em todas as reuniões do DEM, na segunda-feira, que resultaram no afastamento do senador Demóstenes Torres (GO) do partido, passou desapercebida a presença do vice do governador Marconi Perillo (GO), José Eliton Júnior.

Ideli: não tenho nada com isso
Durante o encontro com líderes do PT e do PMDB, ontem de manhã, no Planalto, a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) tratou da compra de lanchas feitas no Ministério da Pesca. Explicou que a compra foi feita pelo seu antecessor, Altemir Gregolim. Acrescentou que na sua gestão, quando chegou a ser feito o pagamento de uma parcela do negócio, não existia nenhum posicionamento do TCU sobre o assunto.

Vapor
A Advocacia-Geral da União fez gestões ontem para demover o STF de manter, para o dia 12, o julgamento da constitucionalidade dos Planos Collor I e II. O presidente do STF, Cezar Peluso, manteve o processo na pauta.

Verniz
Na peça que abre a investigação contra Carlinhos Cachoeira, os promotores citam Ruy Barbosa: "De todas as desgraças que penetram no homem... a mais grave é... o jogo... em uma palavra: o jogo, os naipes, os dados, a mesa verde".

O ESCÂNDALO Carlinhos Cachoeira calou a troante bancada da contravenção no Senado.

O CLUBE DE ENGENHARIA entrega, na próxima semana, à ministra Maria do Rosário, um manifesto em favor da Comissão da Verdade.

FALA O PRESIDENTE da CNI, Robson Andrade, sobre a segunda fase do Plano Brasil Maior: "A indústria sempre vai pedir mais, mas essas medidas vão dar musculatura para competirmos com a indústria estrangeira que busca o mercado brasileiro."

Nenhum comentário: