quarta-feira, abril 11, 2012

A culpa é de Darwin - HÉLIO SCHWARTSMAN

FOLHA DE SP - 11/04/12


SÃO PAULO - Já quase a metade dos brasileiros (48,5%) está com excesso de peso. Isso é um problema sério. Ao que parece, seguimos a mesma rota dos EUA, onde a epidemia de obesidade teve início e a proporção de gordos já beira os 75%.

Num estudo de 2005, o biodemógrafo Stuart Olshansky prognosticou que as doenças associadas ao sobrepeso poderão fazer com que, contrariando uma tendência de 200 anos, o aumento da longevidade seja revertido. Daqui até 2050, os bebês norte-americanos poderão ter uma expectativa de vida menor que a de seus pais.

E, a menos que uma droga milagrosa venha a ser descoberta, é pouco provável que as políticas públicas costumeiras tragam grandes resultados. O primeiro alerta geral antiobesidade dos EUA foi lançado em 2001. Dez anos depois, a prevalência havia aumentado quase dez pontos percentuais, assim como o número de refeições feitas em fast foods, que subiu 50%. Só o que caiu foi o total de pessoas que tentam alguma dieta.

A culpa é de Darwin, com uma ajudinha da tecnologia. Nossos corpos e cérebros foram moldados para sobreviver nas savanas africanas num tempo em que a próxima refeição era uma incerteza. Fomos programados para ter fome, muita fome, e estocar com eficiência calorias sobressalentes na forma de tecido adiposo.

O mundo mudou, mas não a nossa genética. Não precisamos mais caçar nossas refeições. Nós as obtemos em supermercados e restaurantes, em porções generosas e com pouquíssimo esforço. Pior, desenvolvemos técnicas para refinar açúcares, concentrar gorduras e extrair de cada alimento o que ele tem de pior -e de mais gostoso também.

O que o McDonald's fez foi apenas reunir todos os estímulos supernormais por que ansiamos em produtos suculentos e baratos como o Big Mac.

A obesidade é uma doença crônica, incurável e intratável porque vencê-la exige passar por cima de todos os nossos instintos alimentares.

Nenhum comentário: