domingo, abril 22, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Estou preparado para pedir quebras de sigilo ”
Deputado Rubens Bueno (PPS-PR) ansioso pelo trabalho na CPI do Cachoeira

CACHOEIRA PODE SER O ‘LARANJA’ DOS ‘LARANJAS’

O bicheiro Carlos Cachoeira pode ser o “cérebro”, mas dificilmente seus negócios prosperariam nas mãos dos “subs”, interlocutores que parecem atores de chanchada, deslocados em gabinetes oficiais. Por trás do poder do “chefão” estariam máfias da Ásia, Espanha e da Itália – esta ainda sob implacável perseguição judicial. Estudo do Instituto Brasileiro Giovani Falcone – homenagem ao célebre juiz antimáfia – derruba a teoria de que o goiano age sozinho, controlando milhõe$.

QUE DROGA

O IBGF lembra que o Cartel de Cali deu R$ 6 milhões ao então presidente Ernesto Samper, através de um “arrecadador” oculto. 

CARTEIRA DIVERSIFICADA

O modus operandi das máfias inclui a coleta de lixo, jogo eletrônico e construção civil. Cachoeira tinha parceiro coreano na loteria do Rio.

CRIME ORGANIZADO

A subcontratação de “laranjas” oficializa o dinheiro, redirecionado ao financiamento de campanhas políticas, corrompendo o poder decisório.

CPI ON-LINE

Escolhido pelo PTB para integrar a CPI de Cachoeira, Silvio Costa (PE) prevê: “Se antes era uma loucura, agora, com internet, o bicho pega”. 

LÍDER DO PDT ADMITE ‘ESVAZIAMENTO’ DO TRABALHO

O líder do PDT, André Figueiredo (CE), acusa o governo de “sucatear” o Ministério do Trabalho, transferindo quase todas as suas atribuições políticas à Secretaria-Geral da Presidência, chefiada pelo ministro Gilberto Carvalho. Ele e seu assessor José Lopez Feijoo, um espanhol que foi dirigente da CUT, exercem na prática o papel do Ministério do Trabalho, na articulação política e com as centrais sindicais.

CULPA DE LUPI

O esvaziamento do Ministério do Trabalho ocorreu quando Carlos Lupi ainda era ministro, e foi revelado nesta coluna.

PRA ESCANTEIO

O Ministério do Trabalho ficou fora do comitê-gestor do Plano Brasil Maior, e da comissão que estuda desoneração da folha de pagamento.

LIPOASPIRAÇÃO

Antes atribuição do Trabalho, o programa de qualificação profissional Pronatec foi repassado para o Ministério da Educação.

TRABALHADOR DO BRASIL

Citado na CPI dos Bingos por suposto envolvimento na doação de R$1 milhão à campanha de Lula, o português Rui Mendes Francisco – ex- sócio, segundo a CPI, de dois angolanos em empresas de caça-níqueis e diamantes, ganhou visto permanente de trabalho no País, em 2011.

QG DA VOZ

A fonoaudiologia de Lula é tão importante que ele não pode fazer o tratamento em casa, em São Bernardo (SP) com um especialista, como qualquer mortal que passou por sérios problemas nas cordas vocais.

DUAS HIPÓTESES

O líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), trabalhava com duas datas para votação da Lei Geral da Copa no Senado: a otimista, até 15 de maio; a pessimista, só em junho. Mas, com a CPI, só Deus sabe.

TUCANOU

Vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES) declarou apoio ao tucano Luiz Paulo Velloso na disputa pela Prefeitura de Vitória. Para ela, “falta capilaridade” nos candidatos do seu partido. 

SOLDADOS DA OPOSIÇÃO

Os tucanos Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR), Rubens Bueno (PPS-PR) e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) estão entre os que enfrentarão a “patrolagem” petista na CPI.

AINDA NO DEM

Apesar de ter saído do DEM há quase três semanas, Demóstenes Torres (GO) ainda aparece na Ordem do Dia do Senado como integrante do partido e do bloco da Minoria, composta por DEM-PSDB.

TENTANDO ACORDO

Relator do projeto dos royalties, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) propõe que os produtores recebam cota fixa da arrecadação, e sejam compensados pelos demais Estados em caso de baixa na produção.

Ê, VIDÃO

Pesquisa Gallup revela que os brasileiros (77%) superaram os chineses (72%) em satisfação com o nível de vida em 2011.

Mas em 2012, a animação desce a 65%.

Os russos continuam na lanterninha. 

VOILÀ

Os franceses, tão atrasados que nem têm urna eletrônica, poderão votar no exterior para presidente, neste domingo, pela internet. 

PODER SEM PUDOR

VELHO CONHECIDO

O presidente do Senado, José Sarney, conversava com amigos, dia antes de sua internação no Hospital Sírio Libanês, quando alguém mencionou a tese de que a cirurgia bariátrica que emagreceu Demóstenes Torres mexeu com sua cabeça, alterou o comportamento do senador goiano. Sarney discordou, lembrando que Demóstenes, antes da cirurgia, foi um opositor duríssimo do líder do PMDB, Renan Calheiros, e, já magro, também foi implacável contra ele próprio. Exibindo seu melhor sorriso Mona Lisa, Sarney sacramentou:

– Renan e eu conhecemos o Demóstenes gordo e o Demóstenes magro…

Nenhum comentário: