domingo, março 04, 2012

O partido da Força - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 04/03/12


O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), está só aguardando a decisão do TSE, sobre o direito do PSD a tempo de televisão e ao Fundo Partidário, para criar seu próprio partido. O partido da Força, que comanda 1.691 sindicatos e que representa 14,12% do movimento sindical, nasceria com uma bancada de 50 deputados, segundo aliados de Paulinho.

Minha Casa atravessa o Código
Ao contrário do que deseja o Planalto, o Código Florestal não deve ser votado nesta semana. Os líderes querem mais tempo para negociar a questão urbana e o item função estratégica da propriedade rural. A bancada ruralista encontrou um argumento de peso para dilatar as negociações. Ocorre que o artigo 26, que trata da proteção das áreas verdes urbanas, vai encarecer, e muito, a execução do programa Minha Casa Minha Vida. Nas áreas de expansão urbana, o artigo exige uma reserva de 20 m² de área verde por habitante nos novos empreendimentos. Numa casa destinada a quatro pessoas a reserva será de 80 m².

"Somos contra a hegemonia do PT. O PMDB não participa da definição de políticas públicas do governo Dilma” 
— Danilo Forte, deputado federal (PMDB-CE)

ELES FICAM. ATÉ QUANDO? O presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, homem de confiança do ministro Guido Mantega (Fazenda), e o presidente da Previ, Ricardo Flores, quadro de ouro dos sindicalistas do PT, serão mantidos nos seus cargos. Eles foram orientados a baixar a bola e compatibilizar seus interesses. O objetivo é criar um clima favorável para Mantega na audiência pública no Senado, dia 13.

Mobilização
O Conselho Nacional de Saúde, vinculado ao ministério, quer reunir 1,5 milhão de assinaturas pedindo a destinação de 10% do Orçamento da União para a saúde pública. O governo não quer nem ouvir falar nessa possibilidade.

A linha
A direção nacional do PT está trabalhando para que prevaleça entre os petistas mineiros o apoio à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB). Desta vez, não devem ser contra a uma coligação que inclua o PSDB e vão indicar um novo vice.

PR: Dilma bate o martelo
A presidente Dilma não vai mais insistir com o senador Blairo Maggi (PR-MT) para que ele assuma a pasta dos Transportes. E também não vai convidar outro político do PR para ocupar a função. Ela decidiu manter, apesar das queixas dos liberais, Paulo Sérgio Passos no comando da pasta. A direção do PR já foi comunicada de sua decisão, mas alguns de seus dirigentes não acreditam que esta seja uma posição definitiva.

Só falta combinar...
A chapa de Lindbergh Farias (PT) para o governo do Rio está pronta. O secretário José Mariano Beltrame será o vice e Régis Fichtner, candidato ao Senado. O atual vice, Luiz Pezão, será ministro, e o governador Sérgio Cabral embaixador...

Controle
Se depender do ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades), seu secretário-executivo será Alexandre Cordeiro, da Controladoria-Geral da União. Ele espera o aval da Casa Civil. O intuito do ministro é passar uma imagem de moralidade.

OS GOVERNADORES aliados, nas conversas com suas bancadas, relatam que tem sido muito difícil se adaptar ao estilo da presidente Dilma. Eles têm saudades da informalidade do ex-presidente Lula.

NA DEFESA. Constrangido, o líder do PMDB, Henrique Alves (RN), comenta o manifesto dos deputados do partido: "Essa insatisfação é generalizada e permeia toda a base do governo, à excessão do PT".

A PRESIDENTE Dilma criou uma força tarefa para descobrir quem é o mentor intelectual do manifesto do PMDB, criticando a hegemonia do PT no governo.

Nenhum comentário: