domingo, março 04, 2012

O futuro da Venezuela - LUIZ FELIPE LAMPREIA


O GLOBO - 04/03/12
Hugo Chávez tomou posse pela primeira vez em 1999, em cerimônia a que compareci, e já então deu o tom do que seria seu governo.Na plateia da Congresso venezuelano, assisti entre constrangido e divertido ao ritual do novo presidente. Iniciou com um teatral sinal da cruz, que completou beijando sonoramente seu próprio anel e jurou "por esta Constituição defunta". Do lado de fora, a multidão em peso envergava boinas vermelhas dos paraquedistas. Aquilo era um mau presságio para a democracia venezuelana.
Giulio Andreotti tem uma máxima segundo a qual o poder desgasta muito a quem não o tem. Mas no caso de Hugo Chávez parece não ser assim. Há vários meses, o presidente pouco apareceu em público, reduziu sua agenda de compromissos e parou de apresentar o programa semanal "Aló Presidente", que durante anos moldou o diálogo nacional e garantiu seguidores. A fragilidade política de Hugo Chávez é agravada pela perda de popularidade, decorrente de um conjunto de crises estruturais, dentre elas: o colapso da segurança (desde 2007, houve 43.792 homicídios na Venezuela) e do sistema carcerário, a escassez de produtos básicos, o racionamento de energia, a inflação, que é hoje a maior da América Latina, alcançando 30%.
Chávez terá agora a mais desafiadora campanha de reeleição. Ele enfrentará uma oposição fortalecida pela inédita união em torno de um único candidato, Henrique Capriles. Sua imagem de invencibilidade, que o fez descrer e mesmo ocultar sua doença, está agora destruída. Chávez tem prognósticos médicos negativos e talvez nem sequer possa concorrer às eleições de outubro. Mas não é meu propósito fazer especulações sobre o resultado das eleições. Importa sobretudo tentar antever como será a Venezuela no futuro próximo.
Como todo ditador, Chávez nunca quis designar claramente um sucessor. Basta dizer que, em doze anos de poder, designou sete diferentes vice-presidentes, sem deixar que nenhum se fixasse como alternativa potencial. O resultado é que, como avalia Pedro Burelli, "não há ninguém aceitável para a sua sucessão, num governo feito à medida para um só homem". Daí resultaria uma crise de governabilidade, no caso de sua morte ou incapacitação, com diversas facções digladiando-se pelo espólio político.
Chávez desorganizou a economia venezuelana a tal ponto que repô-la nos trilhos será muito difícil. Até pouco, ele andava pelas ruas de Caracas com um grupo de assessores e apontava com o dedo para diversas empresas pequenas e médias ordenando sua nacionalização. Há pouco tempo, fez uma ameaça de nacionalização das minas de ouro e dos bancos além da implementação de uma nova política de preços de bens de consumo. Estas medidas são típicas da tática de pressionar empresas privadas para obrigá-las a contribuir com recursos para os programas populistas do governo e não contribuem em nada para gerar um clima de confiança para investimento. A própria PDVSA, a grande estatal petrolífera da Venezuela, detentora das maiores reservas do continente, tem uma capacidade de produção de 4 milhões de barris por dia, mas só consegue gerar em torno de 2,8 milhões, porque é sempre sangrada para atender às pressões governamentais e também porque foi objeto de expurgos que se seguiram a uma grande greve em 2003. Tudo isto representa obstáculos ao crescimento do país, que é igualmente dificultado pela ausência de reformas estruturais e má gestão. Quem quer que ganhe as eleições de outubro deste ano vai encontrar uma economia desequilibrada, uma infraestrutura caótica e uma distribuição inadequada de bens de consumo.
Pela primeira vez desde que Chávez assumiu o poder, a oposição está organizada em torno de Enrique Capriles, cuja escolha foi legitimada por primárias nacionais. Chávez havia subestimado o resultado e, uma vez consumado, tentou invalidá-lo com ameaças. O que reforçou a posição de Capriles porque militares fizeram valer a legitimidade e impediram uma violência governamental.
Os resultados das disputas dos próximos meses é imprevisível, embora seja provável que ocorra algum tipo de transição de poder. Porém, a Venezuela nunca mais será a mesma depois da passagem do furacão Chávez. Em nome de um causa indiscutível - a da justiça social - ele desorganizou a economia e introduziu uma profunda discórdia entre os venezuelanos que só o tempo poderá superar.

Nenhum comentário: