quarta-feira, março 07, 2012

À espera de Lula - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 07/03/12
Programado para o dia 13, o anúncio do time que coordenará a campanha de Fernando Haddad em São Paulo intensificou a disputa entre a direção do PT da capital e a corrente majoritária do partido.

Depois de a CNB indicar os deputados Ricardo Berzoini, Vicente Cândido e Ênio Tatto para as funções de coordenação geral, do programa de governo e de mobilização, o PT paulistano se reuniu e cobrou compromisso da direção nacional para que o vereador Antonio Donato comandasse o QG haddadista.

Diante do impasse, a função de arbitrar é atribuída a Lula, cujo estado de saúde pode atrasar a decisão.

Bagagem Recém-escolhido presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Câmara, Berzoini foi afastado da coordenação da campanha de Lula à reeleição, em 2006, quando presidia o PT e teve seu nome envolvido no escândalo os aloprados.

Cofre Depois da recusa de José de Filippi Júnior, o também deputado Newton Lima declinou do convite para assumir a tesouraria da campanha de Haddad. O nome da vez é o do prefeito de Osasco, Emídio de Souza.

Carimbo Para conter a tensão no Dnocs, o Planalto pediu a Michel Temer que avalize o nome indicado pelo líder do PMDB, Henrique Alves (RN), à direção do órgão. Emerson Fernandes, ex-Companhia Docas potiguar, deve ser oficializado no cargo.

Cota Com a saída de Sergio Gabrielli da Petrobras, Jaques Wagner (BA) tenta emplacar a presidência da Codevasf. O cargo é ocupado interinamente por Guilherme Almeida desde janeiro, quando saiu o irmão de Fernando Bezerra (Integração Nacional), Clementino Coelho (PE).

Fronteiras Wagner cobra do governo equilíbrio entre os Estados do Nordeste nos órgãos para a região. Hoje, o comando do Banco do Nordeste é da cota do Ceará e a Chesf, de Pernambuco.

Alvo comum Do deputado Eduardo Cunha (RJ), sobre o manifesto redigido pela bancada do PMDB contra o PT: "Um petista brincou comigo: vocês não tiveram coragem de assumir que a nota era contra o governo. Se tivessem, até nós assinaríamos".

Eu sou você... O baixo crescimento do PIB de 2011 fez circular na Esplanada dos Ministérios novo apelido do ministro da Fazenda: "Malantega", numa alusão a Pedro Malan, czar da pasta durante os governos de FHC.

Armistício Os senadores do PT se reuniram antes da sessão em desagravo a Demóstenes Torres (DEM-GO) e combinaram de não fazer coro às acusações de ligação do oposicionista com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Retratação 1 A Folha publica hoje no caderno "Cotidiano" anúncio em que o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, se retrata por ter ofendido o repórter Heraldo Pereira, da TV Globo.

Retratação 2 Amorim terá de pagar, ainda, R$ 30 mil a Pereira, segundo acordo judicial. Ele foi processado por danos morais por textos em seu site em que empregava expressões como "negro de alma branca" para se referir ao jornalista da Globo.

Trincheira Em balanço de um ano de gestão, o governador Renato Casagrande (ES) acusou o governo federal de se omitir diante de duas ameaças à economia do Estado: a redivisão dos royalties do pré-sal e a redução do ICMS sobre as importações.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

O saldo da viagem à Alemanha é péssimo para Dilma. Depois da barra de ferro no pé, a presidente toma rasteira de sua equipe com um PIB vexatório diante de Angela Merkel.

DO DEPUTADO PAUDERNEY AVELINO (DEM-AM), associando o resultado do Produto Interno Bruto brasileiro, anunciado ontem, à queda acidental de suporte de metal no pé da presidente quando dava entrevista em Hannover.

contraponto

Até tu?

Apoiador da pré-candidatura de José Aníbal nas prévias tucanas para a prefeitura paulistana, o vereador Aurélio Nomura posou ontem para foto ao lado de José Serra, recém-integrado à disputa interna do PSDB. O ex-governador visitava a Câmara em busca de respaldo da bancada. Ao perceber os flashes, Nomura arrematou:

-Já fica para o santinho...

Um tucano perguntou, lembrando de Aníbal e Ricardo Tripoli, que também reivindicam a indicação do PSDB:

-Você já tirou foto com os outros?

Nenhum comentário: