quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Vaso quebrado - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 16/02/12
No relato de quem acompanha o cotidiano da Fazenda, piorou a olhos vistos a relação entre Guido Mantega e seu secretário-executivo, Nelson Barbosa. Antes predominantemente amistosa, a convivência se tornou, nas palavras de um observador privilegiado, "complexa de administrar". A pelo menos uma pessoa o número dois aventou a possibilidade de deixar o governo e voltar ao mundo acadêmico. O estremecimento ainda não foi relatado em toda a sua extensão a Dilma Rousseff. Sem prejuízo de bancar Mantega, ela mantém relação direta e de confiança com Barbosa, o que faz dele eterno candidato a, um dia, assumir o ministério.

Partilha O Planalto decidiu: Lytha Spíndola será a secretária-executiva do Ministério das Cidades. Hoje na Casa Civil e próxima do senador Francisco Dornelles (RJ), presidente do partido controlador da pasta (PP), ela desbancou a petista Inês Magalhães, que deve ficar na Secretaria de Habitação.

Oremos 1 Gilberto Carvalho encarou ontem um encontro com os deputados evangélicos João Campos (GO) e Paulo Freire (SP), ambos apoiadores de José Serra em 2010. O pai de Freire, José Wellington Costa Júnior, estrelou participação no programa de TV do tucano na campanha presidencial.

Oremos 2 No esforço para mostrar afinidade com a bancada evangélica, o secretário-geral da Presidência lembrou que foi parar na mais recente edição da revista "Veja" por sua suposta ligação com Christiane Araújo, levada por evangélicos ao Palácio para rezar por Lula. A advogada relatou à PF contatos entre autoridades do governo e Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM.

Menos A ameaça do deputado Paulinho (PDT-SP) de levar a Força Sindical para a oposição caso Vieira da Cunha (RS) assuma o Ministério do Trabalho rachou a central. "Se o governo estiver com os trabalhadores, apoiaremos. Se estiver contra, criticaremos", diz o secretário-geral, João Carlos Gonçalves.

Sujou Enquanto o STF decide hoje a constitucionalidade da Ficha Limpa, projeto de Walter Feldman (PSDB) exige que ocupantes de cargos públicos tenham "idoneidade moral e reputação ilibada".

Nunca antes Observação de uma raposa: se a candidatura de José Serra (PSDB) vier a existir e Gilberto Kassab (PSD) terminar por apoiá-la, o prefeito será o primeiro político em três décadas a passar a perna em Lula.

Vade retro De Andrea Matarazzo, sobre articulação para fazê-lo disputar vaga na Câmara Municipal: "Aos 55 anos, quem decide o que será feito da minha vida sou eu. Sou pré-candidato a prefeito de São Paulo pelo PSDB".

Thriller De um dirigente tucano, sobre o suspense de Serra: "Ele está roubando o lugar do Hitchcock".

Ensaio O serrista Floriano Pesaro foi reconduzido à liderança tucana na Câmara. Embora empenhada majoritariamente na campanha de Matarazzo, a bancada festeja o cenário Serra: "A sensação é de alívio", diz um vereador.

#fail Perfil fake de Geraldo Alckmin foi retirado do Twitter, frustrando internautas. As semelhanças com o original fizeram até tucanos retuitarem mensagens do imitador. O Bandeirantes nega interferência no caso.

Visita à Folha Augusto Heleno Ribeiro Pereira, general da reserva e ex-comandante militar da Amazônia, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço.

com FÁBIO ZAMBELI e ANDRÉIA SADI

tiroteio

"Trocar os integrantes da Comissão de Ética é começar a faxina fictícia varrendo a sujeira para debaixo do tapete no Palácio do Planalto."

DO DEPUTADO BRUNO ARAÚJO (PE), LÍDER DA BANCADA DO PSDB, sobre a inclinação do governo para substituir membros da comissão, que resolveu investigar as consultorias do ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

contraponto

Espelho meu

Durante reunião realizada para selar a recondução de ACM Neto (BA) à liderança da bancada do DEM na Câmara, Paulo César Quartiero (RR) fazia críticas de forma e conteúdo ao mais recente programa do partido na televisão. Para encerrar, o deputado comentou:

-E o povo que apareceu não era nem bonito!

Rodrigo Maia, um dos protagonistas da propaganda, fingiu protestar, levando todos ao riso:

-Devo entender que você está dizendo isso porque eu apareci no programa?

Nenhum comentário: