sábado, fevereiro 04, 2012

CLAUDIO HUMBERTO

“Queriam minar minha credibilidade no Judiciário”
Ministra Eliana Calmon (STJ), heroína da defesa do Conselho Nacional de Justiça

PR TENTA DAR RASTEIRA NO MINISTRO DOS TRANSPORTES

Insatisfeito com a permanência de Paulo Sérgio Passos como titular do Ministério dos Transportes, o PR fará nova tentativa de substituí-lo por parlamentar indicado pelo partido. Líderes do PR, o deputado Lincoln Portela (MG) e o senador Blairo Maggi (MT) vão procurar as ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para discutir nova indicação, sob a ameaça deixar a base do governo.

IMPOSIÇÃO

De perfil mais técnico, Passos assumiu por imposição de Dilma em lugar de Alfredo Nascimento (PR), mas o partido jamais o engoliu.

NA PRESSÃO

Espécie de “dono” do PR, o deputado Valdemar Costa Neto quer fazer ministro Luciano Castro (RR) ou Milton Monti (SP). 

PROTESTOS

Caminhoneiros e transportadoras prometem paralisar Brasília, entre 15 e 20 de fevereiro, se Dilma nomear um político nos Transportes. 

DUPLA IDENTIDADE

O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP) tem uma segunda identidade na Paraíba: cantor gospel, de nome artístico Guiga Ribeiro. 

SEM CERTIFICADO, POSSE DE JOSÉ FEIJOO FOI ILEGAL

Mesmo naturalizado a jato, o espanhol José Lopez Feijoo, amigo de Lula, só poderia ter sido empossado assessor especial da Secretaria-Geral da Presidência da República, para o qual fora nomeado ilegalmente, após receber o certificado da Justiça Federal, passando a ter direito a RG, título de eleitor e outros documentos indispensáveis ao ato. Feijoo foi empossado em 30 de maio, mas só receberia o certificado de naturalização três meses depois, 26 de agosto de 2011.

ESTÁ NA LEI

A exigência de certificado de naturalização é determinada pelo Estatuto do Estrangeiro (art. 119) e a Constituição (art. 109, X).

TUDO É ILEGAL

A nomeação de estrangeiro para cargo público, em 2 de maio de 2011, por ilegal, não autorizava a posse antes de oficializada a naturalização.

VAPT-VUPT

O processo de naturalização de José Feijoo tramitou em apenas 15 dias, da Polícia Federal em São Paulo ao gabinete do ministro da Justiça.

O CARA

O ministro Gilmar Mendes mais uma vez fez a diferença, no Supremo Tribunal Federal. Seu voto desassombrado garantiu a manutenção das prerrogativas de investigação do Conselho Nacional de Justiça. 

SONÍFERA ILHA

Nesta sexta (3) venceu de novo em Havana o “óbvio ululante”, como dizia Nelson Rodrigues: Cuba negou visto de saída à blogueira Yoani Sanchez. A 19ª recusa em poucos anos. E a 4ª recusa para o Brasil. 

BOM EXEMPLO

Demitido sob suspeita de corrupção, Luiz Felipe Denucci ainda dá lições de ética no site da Casa da Moeda: “Recusar quaisquer práticas de corrupção e propina, mantendo procedimentos formais de controle” blá, blá, blá, recomenda o ex-presidente no manual da instituição. 

CARNAVALESCO

Presidente do PTB, que indicou o ex-presidente da Casa da Moeda, Denucci Martins, o deputado cassado Roberto Jefferson comparou o caso com a marchinha “Nega Maluca”: “Toma que o filho é teu”. 

PROFISSIONAL DA ARRUAÇA

O líder da greve da Polícia Militar da Bahia, ex-PM Marcos Prisco, é um eterno candidato e quer ser vereador em Salvador pelo 

PTC. Ele participou nas greves de PMs no Maranhão, Roraima e Rondônia.

À TOA NA VIDA

O meio é a mensagem: nesta sexta, na troca da bandeira no Palácio do Planalto, a bandinha do batalhão da guarda presidencial tocou primeiro o novo hit “Ai se eu te pego” e só depois do Hino Nacional. 

BOI NA LINHA

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) deve confirmar nesta segunda o novo presidente do Inep, responsável pelo Enem. É Luiz Cláudio Costa, petista e amigão do ex-ministro Fernando Haddad. Os protestos já começaram: ele não é técnico, é engenheiro agrícola. 

FORÇA-TAREFA

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e a deputada Luiza Erundina irão a ato neste sábado de apoio a Estelizabel Bezerra (PSB) para prefeitura de João Pessoa. Ela enfrenta oposição na própria sigla.

NÃO DÁ IDEIA...

Se “Cachaçolândia” pegar no terreno público doado a Lula em São Paulo, sugere-se estátua de Lula sobre um barril. 

PODER SEM PUDOR

PRINCESA OFEGANTE

Durante uma discussão no Senado, certa vez, o então líder tucano Arthur Virgílio (AM) surpreendeu pedindo licença ao presidente da sessão para contar uma piada, como uma forma de destacar a necessidade de as pessoas serem concisas. E contou uma piada que bateu na trave da quebra de decoro. Era a história da professora que passou uma tarefa a Joãozinho, estudante inteligente e serelepe: construir uma frase com os elementos Religião, Sexo e Realeza. “A frase de Joãozinho não poderia ter sido mais concisa e lapidar: 

– Ai, meu Deus, que delícia! – disse a princesa ainda ofegante!”...

Nenhum comentário: