quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Bendine x Flores - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 29/02/12
O embate entre os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e da Previ, Ricardo Flores, nasceu na sucessão da Vale. Bendine tentou suceder a Roger Agnelli na Vale. Foi vetado pelo Bradespar. Bendine queria que Flores usasse sua posição para impor sua escolha. A crise foi tratada ontem, pela presidente Dilma e o ministro Guido Mantega (Fazenda). Os senadores do PT também debateram o caso e apostam: "Cai um ou caem os dois".

Planalto fecha com Código do Senado
Os ministros Mendes Ribeiro (Agricultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) decidiram unir forças para aprovar o texto do Código Florestal votado pelo Senado. Firmaram esta posição para fortalecer a presidente Dilma durante a realização da Conferência Rio+20, em junho. A ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), em conversa com os líderes do PMDB, Henrique Alves (RN), e do PT, Jilmar Tatto (SP), afirmou que se o Código não estiver sancionado até lá "vai pegar mal para o Brasil", e que a Câmara não deveria ser responsável por retardar a votação. A tarefa agora é convencer a forte e numerosa bancada dos ruralistas.

O que une todos os 27 governadores é a renegociação do pagamento da dívida dos estados para a União” — Roseana Sarney, governadora (MA) 

Lobby no STF
A expectativa do PSD é que o ministro Ayres Britto, do STF, dê hoje liminar sobre o pedido do partido de ter participação proporcional nas comissões da Câmara. O partido crê que isso vai influir no TSE, no caso do fundo partidário.

Choro
Os governadores reunidos ontem, em Brasília, fizeram as contas: se o Congresso aprovar a PEC 300, o rombo será de R$ 40 bilhões. Dizem que os estados não têm como pagar um piso para policiais civis, militares e bombeiros.

O PT do Chalita
Do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), ao encontrar o deputado Gabriel Chalita (PMDB-SP), pré-candidato à prefeitura de São Paulo, ontem: "O Tatto é seu amigo mesmo. Ele se oferece até para jantar na sua casa", disse o petista. O líder do PT, Jilmar Tatto (SP), defendeu anteontem que seu partido discuta uma aliança com o PMDB em São Paulo já no primeiro turno, abrindo mão, se for o caso, inclusive de ter a cabeça de chapa.

Interpretação
Os aliados do PT ficaram exultantes com a declaração da presidente Dilma sobre a sucessão na prefeitura de Fortaleza. Vislumbraram nela indício de que a presidente não fará gravações na TV para os petistas, como fazia Lula.

Piada de salão
A obsessão da presidente Dilma em não querer que informações vazem para a imprensa já virou piada até entre seus auxiliares. "Vamos lançar o programa Brasil Sem Notícia", brincou um deles, parafraseando o Brasil Sem Miséria.

FATO POLÍTICO. O PR vai oficializar o nome de Clarissa Garotinho como vice de Rodrigo Maia (DEM), na disputa pela prefeitura do Rio, no dia 8 de março, usando como mote o Dia da Mulher.

A AGU entra esta semana com as primeiras 20 ações de ressarcimento de gastos, nos municípios que fizeram eleições suplementares, contra os que se elegeram de forma irregular no pleito normal.

O ESCRITOR Ariano Suassuna foi o centro das atenções no jantar oferecido pelo governador Eduardo Campos (PE) à presidente Dilma, anteontem.

Nenhum comentário: