terça-feira, janeiro 24, 2012

Lista de presença - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 24/01/12




FÁBIO ZAMBELI (interino) 


A festiva despedida de Fernando Haddad do MEC, ontem, ocultou a tensão no PT com a distância que Marta Suplicy mantém da campanha paulistana. Ausente até agora do conselho político haddadista, a senadora também não deve acompanhar a transmissão de cargo, que reunirá hoje Lula, fiador da candidatura do ministro, e outros pré-candidatos que desistiram.

Petistas temem que Marta se afaste ainda mais caso não seja contemplada na minirreforma ministerial. A ex-prefeita, que deixou a disputa quando liderava as pesquisas, é cabo eleitoral vital para Haddad sobretudo na periferia da capital e na base social do partido.

Isonomia Iriny Lopes (Mulheres) reclama, em privado, da indefinição sobre a pasta. Pré-candidata em Vitória (ES), ela pretendia ser liberada por Dilma Rousseff no mesmo timing de Haddad para mergulhar na campanha.

Água fria Michel Temer recebeu Fernando Bezerra (Integração Nacional) para tratar da crise no Dnocs, que envolve PMDB e PSB. No encontro, realizado na semana passada, ambos concordaram em remeter o relatório da CGU que aponta irregularidades no órgão ao TCU.

Apetite Congressistas que frequentam o apartamento de João Pizzolatti (SC), onde ocorrem as reuniões da cúpula do PP e do Ministério das Cidades, elogiam os jantares preparados por uma cozinheira paranaense. Embora o deputado negue, políticos afirmam que até o pagamento da quituteira é rateado.

Cálculo Jaques Wagner defendeu a antecipação da saída de José Sergio Gabrielli da Petrobras sobretudo porque deseja prepará-lo para o embate no PT pela candidatura em 2014. O governador temia que os outros três postulantes -Walter Pinheiro, Moema Gramacho e Luiz Caetano- ganhassem terreno.

Espelho meu Dirigentes da estatal comentam reservadamente que Graça Foster será outra "Dilma da Dilma''.

Caminho suave 1 Pressionado a modificar o cálculo das horas extraclasse dos professores, o governo paulista atribui, nos bastidores, à gestão de Gabriel Chalita (PMDB) na Educação a responsabilidade pelo impasse, que provocaria gasto adicional de R$ 2 bilhões.

Caminho suave 2 Ao tratar do tema em resolução de 2006, o então secretário da pasta deixou brecha para que o cálculo das horas extraclasse fosse questionado pelos docentes. Ontem começou a correr prazo de 48 horas dado pela Justiça para que o governo reestruture a metodologia atual.

Veja bem A despeito da aproximação com petistas, Gilberto Kassab diz que a prioridade do PSD é a candidatura própria na capital. E acrescenta: "O diálogo com o PT, parceiro do partido em diversas cidades, não abala em nada a estima e as parcerias que mantenho e continuarei mantendo com José Serra".

Bilateral Ignacio de Mendiguren, presidente da União Industrial Argentina, trará comitiva de empresários à Fiesp na quinta. Pretende apresentar proposta para aliviar a tensão comercial com o governo brasileiro.

Aviso Quando participava de solenidade no Bandeirantes, dia 12, Dilma recebeu carta que relatava risco de confronto no Pinheirinho, em São José dos Campos.

Escolta Temendo represálias dos sem-teto expulsos da área, o TJ-SP providenciou segurança policial para a juíza Márcia Loureiro, que assinou a reintegração de posse cumprida anteontem.

Tiroteio

Dilma faz uso patrimonialista da máquina do Estado para atender interesse partidário. A receita do governo é aumento das despesas com a burocracia e corte de investimentos.

DO LÍDER DO PSDB NA CÂMARA, DUARTE NOGUEIRA (SP), sobre o aumento de cargos comissionados na União. Em 2011, primeiro ano da nova gestão, o total de contratados sem concurso para assessoramento chegou a 22 mil.

Contraponto

Árvore genealógica

Recém-empossado, Aldo Rebelo (Esporte) recebia o cargo do antecessor Orlando Silva em cerimônia realizada em outubro. A plateia era formada por deputados, senadores e familiares do ex-ministro. Ao final do evento, um assessor quis saber do novo titular:

-Não é estranho ter mais parentes do Orlando que do senhor? Parece até que ele está assumindo...

Aldo respondeu:

-Não é isso. Pelo que vejo a família dele é bem mais numerosa que a minha.

Nenhum comentário: