segunda-feira, janeiro 30, 2012

Apagão tributário - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 30/01/12


FÁBIO ZAMBELI (interino)


Falha na atualização de softwares impede que cinco milhões de empresas inscritas no SuperSimples Nacional usufruam as novas regras do programa, anunciadas por Dilma Rousseff com o alegado objetivo de estimular o crescimento da economia. Diante da pane, Estados e municípios que regulamentaram a lei ficam privados do recolhimento de impostos relativos a janeiro.

O problema técnico, de responsabilidade do Serpro, preocupa também o governo federal. Em novembro, ao sancionar o reajuste de 50% no teto de faturamento apto à simplificação tributária, a presidente cobrou celeridade na largada do novo regime de arrecadação.

Enquete Sem prazo para solucionar o impasse, o Comitê Gestor do Simples consultou secretários estaduais e municipais de finanças. Quer discutir a melhor forma de efetuar a cobrança dos tributos. Uma das opções estudadas é permitir que as empresas façam o pagamento duplicado em fevereiro.

Colegiado Depois da polêmica quanto à intervenção policial na cracolândia paulistana, o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) ouvirá amanhã titulares da Segurança Pública de Estados que serão integrados ao Plano Nacional de Combate ao Crack.

Lá e cá Cobrada em seu reduto eleitoral, Gleisi Hoffmann enfrenta um dilema. A incumbência de carimbar os principais projetos dos ministérios antes do aval de Dilma obrigará a chefe da Casa Civil a diminuir sua presença no Paraná, onde planeja disputar o governo em 2014.

Escolinha 1 A Infraero começou a treinar 39 funcionários, entre diretores, superintendentes, gerentes e assessores para atuar nas SPEs criadas para operar, via concessão, os aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos.

Escolinha 2 A estatal também criou comitê que dará suporte técnico quanto às regras de participação acionária em concessionárias.

Para depois Antes de discursar enaltecendo o papel dos aliados tradicionais do PT na eleição paulistana, anteontem, Fernando Haddad combinou com integrantes do seu conselho político "uma pausa" nas declarações sobre a possível composição com Gilberto Kassab.

Conselheira Geraldo Alckmin escolheu a ex-procuradora Cristiana de Castro Moraes para ocupar a vaga de Fulvio Biazzi no Tribunal de Contas paulista. Extraído de lista tríplice de auditores que chegou ao Bandeirantes em dezembro, o nome passará pelo crivo da Assembleia.

Voto indireto Três deputados disputam outras duas cadeiras abertas este ano no TCE-SP: o estadual Jorge Caruso (PMDB) e os federais Dimas Ramalho (PPS) e Vanderlei Macris (PSDB).

Biblioteca O livro "Curar", que Alckmin deu a Lula na sexta-feira, é um dos preferidos do governador. Ele já havia presenteado Antonio Palocci com a publicação, que trata do combate ao estresse sem medicamentos.

Sacolinha O PSDB paulistano recorrerá às direções nacional e estadual da sigla para custear as prévias. A ideia é dividir a conta da votação, além da campanha dos quatro pré-candidatos.

Roadshow O PSD abre sexta-feira, em Curitiba, maratona de seminários para debater seu programa.

Memória seletiva Luiz Marinho (PT) dará nome de José Alencar ao novo hospital de clínicas de São Bernardo. O centro educacional do bairro Três Marias homenageará Celso Daniel. Outra unidade será denominada Regina Rocco, mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia da Silva.

Veja bem A despeito das críticas à gestão da Fundação Casa, a secretária paulista de Justiça, Eloísa Arruda, nega atrito com a presidente da entidade, Berenice Gianella.

Tiroteio

"Se o STF mantiver a liminar contra o CNJ, o Judiciário cairá em descrédito total com a população, que já o considera arrogante, antidemocrático e sem transparência."

DO PRESIDENTE DA OAB-RJ, WADIH DAMOUS, sobre o ato público que entidade fará amanhã, com apoio da CNBB e de artistas, defendendo a prerrogativa de o Conselho Nacional de Justiça investigar a conduta de magistrados.

Contraponto

Coreografia eleitoral

Flagrado na quarta-feira passada em pose semelhante à registrada em célebre fotografia de 1961 na qual o ex-presidente Jânio Quadros aparece com as pernas torcidas e os pés apontando para lados diferentes, o prefeito paulistano, Gilberto Kassab (PSD), disse:

-Aquilo é uma montagem. Ensaiei a noite inteira aquela pose e não consegui fazer de novo!

Nenhum comentário: