segunda-feira, dezembro 05, 2011

Serra em campo - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 05/12/11

José Serra reuniu um time de ex-colaboradores seus na Prefeitura de São Paulo, no governo do Estado e no Ministério da Saúde durante toda a sexta-feira, na Casa do Saber, para apresentar realizações de suas gestões a prefeitos e candidatos do PSDB em todo o país.

Serra convidou pessoalmente os ex-assessores para o evento, promovido em parceria com o CLP (Centro de Liderança Pública). A iniciativa suscitou duas leituras: o ex-presidenciável estaria reunindo a tropa de novo por ter passado a cogitar ser candidato em 2012, ou estaria agindo para ampliar a conexão com tucanos e aliados de fora de São Paulo, de olho em 2014.

Cursinho Os quatro pré-candidatos do PSDB à prefeitura passaram ontem por uma imersão nos assuntos mais importantes do governo paulista, sob supervisão de equipe de comunicação de Geraldo Alckmin, para evitar tropeços em temas polêmicos na sabatina da Folha hoje.

Rei morto... Agora que deixou o Trabalho, Carlos Lupi vai tentar reassumir imediatamente o comando do PDT. Já conversou sobre isso com André Figueiredo. De lá, tentará isolar o grupo que trabalhou por sua queda.

... rei posto Embora ainda tenha o controle do partido, Lupi sabe que tem de agir rápido, ainda mais se Dilma Rousseff optar por escolher um pedetista não alinhado a ele para sucedê-lo.

Sem apetite Embora o presidente do PT, Rui Falcão, tenha criticado o aparelhamento do Trabalho, o partido não fará carga para ter o posto de Lupi. Na reforma ministerial, o sonho dos petistas é retomar a pasta das Cidades.

Rosa dos ventos É grande a expectativa pelo pronunciamento de Henrique Meirelles na quarta, na inauguração da Fundação Espaço Democrático, ligada ao PSD, em Brasília. Será a primeira manifestação pública do ex-presidente do BC sobre o impacto da crise europeia no Brasil.

Altos estudos Além dos 20 grupos temáticos que farão seu programa, o PSD montará um "conselho de notáveis" para debater questões como desindustrialização e reforma do Código Penal. Entre os convidados estão o ex-ministro Ozires Silva e o criminalista Arnaldo Malheiros.

Sem fim 1 Um novo capítulo da tensão PT-PMDB no governo opõe o presidente da Caixa, Jorge Hereda, e o vice de Loterias, Fábio Cleto.

Sem fim 2 Hereda defende o veto presidencial à permissão, incluída por peemedebistas em MP, do uso do Fundo de Investimentos do FGTS em empreendimentos relacionados à Copa e à Olimpíada. Cleto, indicado pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), avisou que trabalhará pela manutenção do dispositivo.

Corretivo Ao defender, no julgamento do STF sobre a classificação indicativa obrigatória de programas, que cabe apenas aos pais, e não ao Ministério da Justiça, definir o que as crianças podem assistir na TV, o ministro José Antonio Toffoli ganhou o apelido de "Supernanny".

Por perto Quando o assunto é política, Dilma Rousseff tem ouvido cada vez mais a opinião de dois ministros não-palacianos: Fernando Pimentel (Desenvolvimento) e Alexandre Padilha (Saúde).

Novas amigas Mais um caso de encantamento com Dilma no PSDB: depois da conversa que tiveram no lançamento do Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, a deputada Mara Gabrilli é só elogios à presidente.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Nem a redução de jornada nem o fim do fator previdenciário foram votados. Só prosperou na Casa um projeto preocupante, que é o das terceirizações."

DO PRESIDENTE DA CUT, ARTUR HENRIQUE, fazendo um balanço negativo do primeiro ano do ex-sindicalista Marco Maia (PT-RS) à frente da Câmara dos Deputados no que diz respeito à "pauta de interesse do trabalhador".

contraponto

Contra

Vítima de contusão num jogo de futebol, o deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) voltou a percorrer os corredores da Câmara, na semana passada, com a ajuda de um carrinho motorizado.

Ao entrar na Comissão de Constituição e Justiça, foi saudado por vários colegas com comentários elogiosos sobre sua "bravura em campo", até que o correligionário Evandro Milhomem (PC do B-AP) cortou o clima e partiu para a gozação:

_Nós devemos é agradecer quem fez isso com você!




Nenhum comentário: