quinta-feira, dezembro 29, 2011

Os eleitos - RENATA LO PRETE

FOLHA DE SP - 29/12/11
Na corrida para garantir a liberação dos últimos recursos do Orçamento de 2011, deputados e senadores manifestam revolta diante da preferência dada aos integrantes da Comissão Mista de Orçamento, que desfrutariam de uma vantagem de pelo menos 20% no empenho das emendas parlamentares.
Os próprios membros da comissão reconhecem a vantagem comparativa, que, segundo eles, já se tornou praxe. Como a votação do próximo Orçamento a cada final de ano depende de acordo, os integrantes do colegiado acabam sendo mais bem aquinhoados que os demais com os recursos das emendas.

Sai debaixo Com a temperatura do conflito na Caixa Econômica Federal ainda elevada, o presidente Jorge Hereda foi chamado ao Planalto nesta semana para uma conversa com a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O clima entre os dois pesou.

Não vi... Avisados da preferência de Dilma Rousseff por um nome da comunidade científica de sua estrita confiança para substituir Aloizio Mercadante na Ciência e Tecnologia, dirigentes do PMDB caíram na real. Em privado, admitem que sairão da reforma ministerial do mesmo tamanho e nos mesmos postos com que iniciaram 2011.

...e não gostei Os peemedebistas sabem que, embora Mário Negromonte esteja com os dias contados no Ministério das Cidades, há boas chances de a pasta permanecer com o PP. Além de Márcio Fortes, outro cotado é Márcio Reinaldo (MG).

Alarme falso 1
 O pagamento antecipado a alguns juízes de valores devidos não seria o foco central da inspeção do CNJ em 22 tribunais, a começar pelo TJ-SP. Ao contrário do que sugerem associações de magistrados, os dados informados pelo Coaf ao Conselho Nacional deJustiça não são relativos a repasses feitos por tribunais.

Alarme falso 2
 Os bancos não consideram tais créditos atípicos porque são liberados por órgão público, e nem sempre os reportam ao Coaf. Como todos os juízes têm direito a essas verbas atrasadas, o tema ajudou a inflamar a oposição à corregedoria, dedicada a investigar práticas de corrupção e venda de sentenças.

Retrovisor Incomodado com as queixas sobre a redução do patamar de investimentos do Estado em 2011, Geraldo Alckmin pediu à Fazenda estudo detalhado sobre a execução orçamentária. Concluiu-se que os R$ 4,5 bilhões de restos a pagar do governo anterior, somados aos R$ 2 bi congelados em obras embargadas de mobilidade, foram os vilões das contas no seu primeiro ano de gestão.

Direito autoral 
Em resposta à reserva de 3% das moradias do Minha Casa, Minha Vida para idosos e portadores de deficiência, anunciada anteontem por Dilma, tucanos atribuem a Mario Covas o pioneirismo na medida. Desde 1996, o governo paulista adota cotas de 5% para pessoas com mais de 60 anos e de 7% para deficientes nas casas populares entregues pela CDHU.

Segundo tempo 
Alckmin abrirá 2012 com nova reunião do secretariado, marcada para terça-feira no Bandeirantes. O governador quer ouvir dez auxiliares que não tiveram tempo de resumir as ações de suas pastas no encontro do dia 17, no qual anunciou corte no custeio.

Amperagem
 O Sindicato dos Eletricitários de São Paulo, hoje um dos mais importantes filiados à UGT, passará a integrar a base da Força Sindical em 2012.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"No meio da crise, os tucanos encolhem as asas, cortam investimentos e freiam o ritmo da economia. Deviam ajudar o país a crescer, em vez de esconder o bico na hora do aperto."
DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO ANTONIO (PT), sobre a queda de 37% nos investimentos realizados pelo governo de Geraldo Alckmin em 2011, na comparação com o último ano da gestão do correligionário José Serra.

Contraponto

Direto ao ponto


Daniel, 9 anos, filho de Jader Barbalho (PMDB-PA), roubou a cena na entrevista coletiva realizada logo depois da posse do peemedebista no Senado, ontem à tarde. Fazendo as vezes de repórter, o menino disparou perguntas, algumas um tanto embaraçosas, para o pai.
Ao fim, meio sem graça, Jader brincou com o garoto:
-Eu estou estudando a possibilidade de nomeá-lo meu assessor de imprensa...
E logo emendou:
-Mas você precisa aprender a ser mais discreto!

Nenhum comentário: