domingo, dezembro 04, 2011

O recado - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 04/12/11

O líder do PMDB, deputado Henrique Alves (RN), recebeu uma ligação, na sexta-feira, do Palácio do Planalto. O ministro, que estava do outro lado da linha, disse-lhe que o governo estava muito incomodado com sua ação a favor das entidades do Poder Judiciário, que defendem um reajuste salarial de 56%, enquanto o Executivo está disposto a dar um aumento para os juízes de 5,2%. A mensagem foi clara, não dá para agir assim e ter o apoio da presidente 
para comandar a Câmara.

Dirigir depois de beber vai ser crime
O governo Dilma conseguiu o apoio da oposição para proposta que transforma em crime, com pena de prisão, o ato de motorista que for flagrado dirigindo depois de ter consumido qualquer quantidade de bebida alcoólica. Os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e José Eduardo Cardoso (Justiça) fizeram um acordo com o líder do DEM no Senado, Demóstenes Torres (GO). A nova lei vai estabelecer que, além do bafômetro, o crime poderá ser comprovado com vídeos, imagens, testemunhos de policiais e de terceiros. "Só não chegamos a um acordo sobre o tamanho das penas", contou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

ÚLTIMA ESPERANÇA. 
Apesar das reiteradas negativas, o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), confidenciou a tucanos que, segundo relatos que lhe chegam aos ouvidos, “já não é mais impossível, como era antes, que o (ex-governador José) Serra seja candidato” à prefeitura de São Paulo. Para o PSDB, assim como para o PSD de Kassab, vencer as eleições na capital paulista é decisivo para manter o partido competitivo.

Grife
Preterida nas eleições para a prefeitura de São Paulo, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) vai fazer campanha para candidatos do partido em várias capitais, e não só em São Paulo. Atenderá a pedido do presidente do PT, Rui Falcão.

Seguro
O governo Dilma vai anunciar, em breve, medidas para garantir a renda dos produtores rurais. Sua filosofia é a seguinte: quando o preço mínimo cai no mercado, abaixo do custo do produto, o governo federal vai pagar a diferença.

Governo dá prensa no Internacional
As obras do estádio do Internacional, o Beira-Rio, são as que mais preocupam para a Copa do Mundo de 2014. Um ministro do governo procurou conselheiros influentes do clube, entre os quais o governador Tarso Genro, cobrando um fim na disputa interna para a retomada da obra. Os conselheiros estão divididos. Uma ala está fechada com a construtora Andrade Gutierrez, e a outra prefere um consórcio de empreiteiras regionais.

Na contramão
À exceção do PDT, que vive crise interna, a presidente Dilma tem apoio no governo e nos partidos aliados para manter o ministro Carlos Lupi (Trabalho), a despeito da Comissão de Ética Pública. Alegam que o precedente é perigoso.

Em família
O ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) teve que ligar para seu suplente, o senador Garibaldi Alves (PMDB-RN). Acontece que ele tinha assinado uma emenda da oposição à DRU e recebeu apelo, do filho, para retirar a assinatura.

O GOVERNO vai decidir até terça-feira se mantém a urgência para a votação da Emenda 29, da Saúde. A dificuldade é que a retirada da urgência precisa ser votada em plenário, antecipando o debate do mérito.

NA BERLINDA. A avaliação dos caciques partidários é que a eleição para a prefeitura de São Paulo é decisiva para o PSD. Dizem que, se o prefeito Gilberto Kassab não fizer o sucessor, seu partido desanda.

SAINDO DO FORNO. O Ministério da Agricultura vai criar sete delegacias regionais. Elas serão técnicas e vão filtrar os pleitos das superintendências estaduais, que são comandadas por políticos.

Nenhum comentário: