sexta-feira, dezembro 02, 2011

O PSD vai levar - ILIMAR FRANCO



O GLOBO - 02/12/11

A assessoria do TSE está recomendando ao ministro Marcelo Ribeiro, relator da consulta do PSD, que o novo partido tenha direito a receber recursos do Fundo Partidário. Com base na votação para a Câmara dos Deputados, dos eleitos ou não, ele passará a ter direito a uma fatia mensal de R$ 1,3 milhão, de acordo com o orçamento deste ano. Este dinheiro vai sair daqueles, como o DEM, que perderam deputados para o partido de Kassab.

Ladeira abaixo
O PDT reunirá sua Executiva no início da semana que vem para avaliar mais uma vez a situação do ministro Carlos Lupi (Trabalho). O quadro piorou muito com a recomendação, feita pela Comissão de Ética Pública, para que ele deixe o cargo, além da denúncia de que Lupi ocupou dois cargos públicos simultaneamente, o que não é permitido. No Planalto, os dois cargos pesam mais contra Lupi do que a recomendação da Comissão. Conforme um ministro, no caso do acúmulo de cargos, "é a primeira vez que a coisa bate nele direto". Ontem, para pedetistas, o ministro reafirmou que quer enfrentar as denúncias no cargo.

"A gente tem que fazer uma reavaliação porque o nosso desgaste é muito grande” — Brizola Neto, deputado federal (PDT-RJ) e 2º vice-presidente do partido

MUSEU A CÉU ABERTO. Vice-presidente do PSB, Roberto Amaral fez um ensaio sobre a crise econômica internacional para nortear os debates do 12º Congresso do partido, que começa hoje, em Brasília. "O que resta da Europa, se mantiver a atual boa qualidade de seus serviços, conservar seus museus e não for abalada por grandes comoções, poderá ser o que é hoje, um bom destino turístico", conclui ele, no texto de 53 páginas.

Em voz alta
Na Conferência Nacional da Saúde, ontem, o governador Jaques Wagner (PT-BA) sugeriu que, em vez de aumentar o orçamento para 10% (Emenda 29), o dinheiro da Saúde fosse reajustada todo ano pela inflação mais um ganho real.

Empurrando
O líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR), afirma que já tem as assinaturas (27) para apresentar emendas à prorrogação da DRU. Sendo assim, a proposta volta para a CCJ e a votação em primeiro turno pula do dia 8 para o dia 12.

Mais um guerrilheiro no governo
Ex-militante da VPR, como a presidente Dilma, o diretor financeiro da Conab, Bona Garcia, vai assumir a presidência da Conab. Diferentemente da presidente, que militou no PDT, Bona fez carreira política no PMDB, tendo sido chefe da Casa Civil no governo Antonio Britto (RS). Em 1971, na ditadura militar, ele foi um dos 70 presos políticos que foram trocados pelo embaixador da Suíça, Giovanni Enrico Bucher, se exilando no Chile.

Iluminando
A diretora da Agência Internacional de Energia, Maria Van Der Houven, disse ontem ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia), que a agência vai internacionalizar o"Luz Para Todos". Ela pediu que o Brasil se filie ao organismo.

Pró tempore
No dia 12, a diretora Magda Chambriand assumirá, como interina, o comando da Agência Nacional do Petróleo. Ficará no cargo até que seja escolhido, pela presidente Dilma, e sabatinado no Senado o sucessor de Haroldo Lima.

REAÇÃO. Diante da possibilidade de o PSD ter direito ao Fundo Partidário, o presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ), protesta: "A matemática é errada. Os três deputados que saíram receberam 187 mil votos, mas vou perder o equivalente a 420 mil".

A SENADORA e presidente da CNA, Kátia Abreu (PSD-TO), ligou para dizer que não se refere à presidente como "Dilmão", pois seria "grotesco", e que se fosse fazer uma referência desse tipo seria "Dilminha".

COMPACTO. O DEM realiza sua convenção nacional, na próxima terça-feira, na pequena sede do partido, no 26º andar do Senado. Nada de pompa, como antes.

Nenhum comentário: