sexta-feira, dezembro 02, 2011

Compre, mas reclame - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 02/12/11
Depois das medidas de incentivo ao crédito, com expectativa de repercussão nas compras de Natal, Dilma Rousseff prepara pacote de proteção ao consumidor. Dois projetos já avalizados pela Casa Civil estão na mesa da presidente: um confere aos Procons estaduais poderes para finalizar acordos entre compradores insatisfeitos e fornecedores, sem necessidade de recurso judicial, e outro dá autonomia aos órgãos regionais para aplicação de multas coletivas e por reincidência.

O Planalto também planeja tirar do papel a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, acoplada ao Ministério da Justiça e fruto da reformulação do Cade.

Nem um... A conversa de Dilma com Carlos Lupi, ontem, versou mais sobre a revelação do duplo emprego fantasma do que sobre o sinal vermelho dado pela Comissão de Ética ao ministro. De início, a presidente nem queria recebê-lo. Estava concentrada na pauta econômica.

...nem outro Mesmo estando farta de Lupi, Dilma reprovou as conclusões da comissão no conteúdo (a seu ver exagerado) e na forma (o Planalto soube do resultado da reunião pela imprensa).

Espectros Do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre os vários papeis de Lupi: "Em Brasília ele era o Gasparzinho. No Rio, o Pluft".

Abafa o caso É grande o desconforto na CEF com o "convite", aprovado na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, para que o presidente do banco, Jorge Hereda, e os vices Marcio Percival (Finanças) e Marcio Vasconcelos (Ativos de Terceiros) expliquem aos deputados a encrenca do PanAmericano.

Twist De um colega de Supremo, sobre o fato de Luiz Fux ter recuado, no julgamento da Ficha Limpa, do entendimento de que seria aceitável a candidatura de quem renunciou para fugir da cassação: "O ministro consultou o Ibope e voltou atrás".

Domínio Está registrado em nome do PCO, aquinhoado com recursos do fundo partidário, o site "USP Livre", porta-voz dos invasores da reitoria, que prega a saída de João Grandino Rodas.

Mais um Lula receberá o prêmio "Democracia e Liberdade", a ser entregue pela CUT no dia 13, data em que a central sindical lembrará no Tuca os 43 anos do AI-5.

Antimancha Na esteira do vazamento no campo de Frade (RJ), o secretário estadual de Energia, José Aníbal, pediu à Petrobras que o foco do centro de pesquisa a ser montado pela estatal em SP seja a prevenção de acidentes em bacias de exploração.

Extra Deputados governistas avisaram Geraldo Alckmin que proporão emendas para turbinar o Orçamento das secretarias de Esporte, Turismo e Trabalho, controladas, respectivamente, pelos aliados PTB, PSB e PPS.

Melhor idade O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) apresentará PEC que exige experiência mínima de oito anos para auditores indicados aos tribunais de contas. A medida visa evitar que recém-aprovados em concursos virem conselheiros.

Visitas à Folha Guilherme Afif Domingos (PSD), vice-governador de São Paulo, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Viviane Cardoso de Sá, assessora de imprensa.

Ricardo Tripoli, deputado federal (PSDB-SP), visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Renata Freitas, assessora de imprensa.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio

"Paulinho perdeu mais uma chance de ficar calado. Ele deveria saber que Churchill assumiu o poder na Inglaterra com 70 anos. E que Nero botou fogo em Roma aos 27."

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), condenando o ataque de seu correligionário aos integrantes da Comissão de Ética Pública, chamados pelo deputado de "gagás" e "retardados" por terem recomendado a saída de Carlos Lupi.

contraponto

Bullying ministerial


Em recente viagem com Dilma ao Nordeste, Wagner Bittencourt (Aviação Civil) comentou que até o próximo dia 15 estarão prontos os editais de licitação para ampliar Cumbica e Viracopos. A presidente interrompeu na hora:

-Quando, ministro?

-15 de dezembro!- ele repetiu prontamente.

-Quando mesmo?

_15 de dezembro...

Dilma arrematou:

-Vocês todos ouviram, né? Ele falou 15 de dezembro!

Nenhum comentário: