sexta-feira, dezembro 16, 2011

Energia em ascensão - MARCIA PELTIER

JORNAL DO COMMÉRCIO - 16/12/11
A energia nuclear vem se mantendo, nos últimos doze meses, no segundo lugar como fonte de geração de eletricidade do país. Em novembro, as usinas Angra 1 e Angra 2 produziram, juntas, 1.953 MW médios – o que representa 3,44% do mercado de energia elétrica nacional. Em 2010, as usinas fecharam o ano com participação de 3,06%, em terceiro lugar. Em primeiro lugar permanecem as hidrelétricas, responsáveis por 90% do total de energia fornecida ao Sistema Interligado Nacional. Segundo dados do ONS, a produção nucleoelétrica também liderou a geração térmica no Brasil, ultrapassando o gás (2,83%) e o carvão (1,52%).

Versão legal
Moradores de todo o bairro de São Conrado podem festejar. A habitual queima de fogos de artifício na virada do ano, que acontecia no alto da Rocinha e era bancada por traficantes nos últimos anos, se tornará evento oficial e patrocinado pela Prefeitura do Rio. Serão 10 minutos de céu colorido. Os foguetes pirotécnicos serão acesos no terraço do antigo Hotel Nacional. Piscina com bolas para crianças será montada na principal praça da comunidade.

Qualidade garantida

Os filhos de Dias Gomes – a saber, Guilherme, Denise e Alfredo, do casamento com Janete Clair, e Mayra e Luana, com Bernadeth Lyzio – fecharam nesta quinta-feira, com a Globo, a continuidade da cessão de direitos dos roteiros e textos de várias obras do grande autor. O que significa que a emissora poderá promover o remake de novelas que marcaram época, como Saramandaia e Roque Santeiro.

Inédita

No pacote também entraram as peças de teatro O Rei de Ramos e O Santo Inquérito e o roteiro de uma minissérie de 1982 nunca exibida, feita em parceria com Ferreira Gullar, Um Tiro no Coração. Os herdeiros foram representados pelos escritórios Carlos de Laet e Denis Borges Barbosa.

Para todas

As pequenas e médias empresas brasileiras contarão com um novo programa de inovação tecnológica em 2012. O acordo, firmado entre a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e a ABDI, irá aproximar empresas brasileiras do mercado alemão, por meio de missões a centros de tecnologia e negócios do país europeu. A parceria prioriza os setores de automação, autopeças, petróleo, energias renováveis e tecnologia médica e hospitalar. O acordo será assinado nesta sexta-feira.

Revolucionário
O jovem sérvio Andrej Pejic, sucesso mundo afora pelo estilo andrógino, acaba de se tornar o primeiro modelo masculino a estrelar uma campanha de lingerie feminina. Nas fotos, ele aparece vestido com o sutiã push up, da marca holandesa Hema. A publicidade do produto visa passar a mensagem de que o sutiã é tão bom que consegue garantir uma aparência curvilínea e natural até para quem não tem seios.

‘The sad end’

Ernesto Neto se aventurou, pela primeira vez, no campo das ilustrações de um livro. A tarefa de traduzir graficamente a versão bilíngue de Triste Fim de Policarpo Quaresma foi difícil no início. “Estava achando a leitura bem cansativa, mas depois me empolguei com os dilemas do protagonista, muito contemporâneos”. O artista produziu no computador ícones como o índio, o violão e os livros nacionais, que representam o patriotismo exagerado do herói de Lima Barreto. “A bandeira brasileira aparece sempre como pano de fundo, alterada, como se fosse um campo de batalha existencial”, explica.

Uma pena

O livro, traduzido por Mark Carlyon, será lançado segunda-feira, às 18h30, no Museu da República. Pertence à série patrocinada pela Light River of January – o Rio de Janeiro visto pelos seus escritores. A coleção teria 10 títulos, mas será encerrada agora com o clássico de Lima Barreto, o quarto e último.

Anti-extravio

Grife suíça de malas, mochilas e acessórios, a Victorinox Travel Gear, presente em 90 países, lançou a Triomphe, que cairá no gosto de executivos que passam a maior parte do tempo em viagem de negócios. A mala traz um número de identificação e um telefone para contato, disponível 24h. Em caso de perda da bagagem, basta a quem a encontrar, ligar para uma central informando os dados. A marca localiza e se encarrega de entregar a bagagem ao proprietário em qualquer parte do mundo.

Nas ruas

Os designers brasileiros vão receber um incentivo e tanto para que seus trabalhos sejam mais conhecidos durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Um acordo entre os ministérios da Cultura e do Desenvolvimento vai mapear oportunidades de utilização do nosso design em mobiliário urbano – paradas de ônibus, bancos de praça, postes – e nos sistemas de transporte das cidades-sede das disputas. A secretária de Economia Criativa, Cláudia Leitão, irá tocar o projeto.

Livre Acesso

A Firjan inaugura, neste sábado, mais três bibliotecas em comunidades pacificadas: Borel, São Carlos e Tabajaras. Elas se somam às sete unidades abertas este ano e três em 2010, no total de dez espaços. Para 2012, a entidade pretende instalar mais dez bibliotecas dentro das UPPs, todas com acesso à internet e um acervo de dois mil títulos entre livros, periódicos, gibis, CDs e DVDs.

Um mutirão de coleta seletiva vai mobilizar mais de 100 voluntários, este sábado, na comunidade Santa Marta, em Botafogo, das 9h às 13h. A iniciativa faz parte do projeto Estou Seguro, da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros) e do IETS (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), e visa promover entre os moradores conceitos de gerenciamento de riscos e prevenção de doenças e de acidentes pessoais.

O empresário Hélcio Hime festeja os 27 anos da Hime Systems recebendo para coquetel, este sábado, no seu apartamento em Copacabana. Foi sugerido aos convidados doar brinquedos para as crianças do Lar de Narcisa e INCA.

Nesta sexta-feira, às 18h30, a cantora Tiê, neta de Vida Alves (atriz que protagonizou o primeiro beijo da TV brasileira), faz show na Sala Funarte.

A Casa da Suíça está lançando o seu prato da Boa Lembrança, que o cliente pode levar para casa ao degustar o dourado estrelado, elaborado pelo chef Volkmar Wendlinger.

A artista plástica Denise Araripe abre, nesta sexta, mostra na Galeria da Universidade Candido Mendes de Ipanema. O tema é Tintim, o personagem de Hergé, recolocado em várias situações – como a queda das Torres Gêmeas.

A Expresso do Ocidente, de Luiz Redinger, assumiu a gestão comercial do jornal O Terminal, que distribui 40 mil exemplares/dia em Niterói, São Gonçalo, Macaé e Petrópolis.

Nenhum comentário: