sábado, dezembro 03, 2011

Contagem regressiva - RENATA LO PRETE



FOLHA DE SP - 03/12/11
Ao dizer em Caracas que não é "propriamente romântica", em resposta a jornalistas que lhe perguntavam sobre Carlos Lupi, Dilma Rousseff deu a senha: o ministro do Trabalho dificilmente passará da próxima segunda-feira, primeiro dia de expediente presidencial na volta da viagem à Venezuela. Uma vez confirmado o afastamento, o mais provável será adotar uma solução provisória, com a nomeação do número dois da pasta, Paulo Roberto dos Santos Pinto.

O Planalto está particularmente incomodado com a versão de que Dilma teria se tornado refém de Lupi, dada a demora em resolver a situação.

Entendeu ou... Lupi ligou para Sami Jorge (PDT), que lhe arrumou o emprego-fantasma na Câmara do Rio, e foi claro: ou o vereador para de falar nesse assunto, ou não terá legenda para tentar renovar o mandato em 2012.

..quer que desenhe? Sami Jorge, que havia chamado Lupi de "desonesto" por ter acumulado as remunerações da Câmara Municipal e da Federal, submergiu depois do telefonema.

Taxímetro No Planalto, há quem já esteja convencido de que a conta para aprovar a DRU (Desvinculação de Receitas da União) antes do final do ano, como necessário, resultará bem salgada.

Conta tudo 1 Deputados do PP relatam ter ouvido recentemente de Mário Negromonte (Cidades) que suas chances de rodar na reforma de 2012 são reduzidas. O ministro teria explicado que "sabe demais" para sair.

Conta tudo 2 Argumento de Negromonte aos deputados: foi ele quem atendeu ao pedido de Dilma para que o ministério ajustasse projetos de transportes para a Copa, permitindo a Salvador e Cuiabá trocar o BRT (ônibus em corredores exclusivos) por opções como metrô e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Veja bem O deputado estadual Adriano Diogo (PT-SP) diz não ter "problema em discutir inspeção veicular", mas quer registrar que sua defesa do sistema, quando secretário do Meio Ambiente de Marta Suplicy, não pode ser misturada aos problemas apontados pelo Ministério Público na implantação feita por Gilberto Kassab (PSD).

Ausente Marta alegou problemas de agenda e não confirmou presença na primeira reunião do conselho político da campanha de Fernando Haddad (PT) à prefeitura paulistana, programada para a tarde de hoje. Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, que também desistiram para apoiar o ministro da Educação, estarão no evento.

Presente Geraldo Alckmin abrirá hoje, em Barueri, seminário do grupo empresarial de João Dória Júnior, recém-incorporado à lista de pré-candidatos do PSDB à prefeitura da capital.

Amigo-oculto Decreto de Alckmin publicado ontem proíbe, em todas as repartições do governo paulista, confecção de mensagens e cartões (por e-mail inclusive), compra de brindes e promoção de eventos natalinos.

Brother 1 Kassab repassou R$ 1 milhão para o congresso da Ubes/UNE, que acaba amanhã em São Paulo. As entidades estão sob o controle do PC do B, anexado ao bloco de apoio ao prefeito e com quem este negocia aliança para 2012.

Brother 2 Depois de discutir publicamente com dirigentes da Juventude do PSDB, José Serra já tem data para selar as pazes com o grupo. O ex-governador participará de encontro de jovens do partido no dia 10 em Jundiaí.

com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"É um caso emblemático de dois pesos e duas medidas. Dilma mostrou ser mais severa com a Comissão de Ética do que com o ministro acusado de maracutaia."

DO PRESIDENTE DO PSDB-SP, PEDRO TOBIAS, sobre a reação contrariada da petista à recomendação, feita pelo colegiado vinculado à Presidência da República, de que Carlos Lupi seja exonerado.

Contraponto

Jogos de azar
Em jantar na quarta em Brasília, deputados comentavam o convite para que dirigentes da CEF expliquem à Comissão de Fiscalização e Controle a nebulosa aquisição de parte do PanAmericano. Entretido com seu prato de macarrão, Aldo Rebelo, que estava na Câmara até assumir o Ministério do Esporte, quase engasgou:

-Panamericano? O que houve com o Panamericano?

Um amigo tratou de acalmá-lo: -Sossegue. O PanAmericano de que estamos falando deu muito mais encrenca que o de Guadalajara!

Nenhum comentário: