quinta-feira, dezembro 22, 2011

CLAUDIO HUMBERTO

“É uma CPI explosiva”

Deputado Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, sobre a CPI da Privataria Tucana

DENÚNCIA PODE DERRUBAR O PRESIDENTE DA CONAB

O ministro Mendes Ribeiro (Agricultura) aguarda explicações do subordinado Evangevaldo Moreira, presidente da Cia Nacional de Abastecimento (Conab), denunciado segunda (19) pelo Ministério Público Federal, em Goiás, por envolvimento em fraudes nos exames da OAB, em 2006. O ministro ficou impressionado com a gravidade das denúncias. Por excesso de covardia ou de confiança, Moreira nem apareceu para se explicar. Pode ser demitido.

EXAME FRAUDADO

Segundo o MPF, Evangevaldo Moreira repassou informações sigilosas do Exame da OAB para um subordinado, João José de Carvalho Filho.

NOTA NÃO BASTA

Uma nota do presidente da Conab não foi considerada suficiente pelo ministro da Agricultura, até porque o MPF reafirmou a denúncia.

AVISO PRÉVIO

Mendes Ribeiro avisou ao Planalto que, sem explicações convincentes, Evangevaldo Moreira pode arrumar as gavetas na Conab: está fora.

APOIO POLÍTICO

Evangevaldo Moreira foi indicado à presidência da Conab pelo líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO).

APÓS 8 ANOS DE ESTATUTO, CRIME CONTINUA EM ALTA

Ao completar oito anos de existência nesta quinta-feira (22), o Estatuto do Desarmamento tem se mostrado inócuo. Criado para reduzir mortes causadas por armas de fogo, segundo o Mapa da Violência, provocou uma diminuição de apenas 1,4% ao ano, desde que entrou em vigor. A redução real só se deu em 2004-2005; o número de homicídios cresce desde 2006. No interior, por exemplo, a taxa de crescimento é de 3%.

TRISTE MARCA

Entre as quinze cidades que somam mais de cem homicídios a cada cem mil habitantes, Maceió (AL) é a única capital.

VIOLÊNCIA CAPITAL

Entre 2008 e 2010, Brasília viu aumentar em 14,3% o número de homicídios. Uma média de 894 mortes violentas por ano.

GUERRA SEM TRÉGUAS

Nos últimos 30 anos morreram mais pessoas assassinadas no Brasil (192.804) do que nos doze maiores conflitos armados no mundo.

OPÇÃO PELO STF

Antes de assumir no Supremo Tribunal Federal, a ministra Rosa Weber se aposentou no Tribunal Superior do Trabalho. Muita gente estranhou, mas ela cumpriu todos os requisitos, inclusive tempo de contribuição. E não pode e nem pretende acumular. Optou pelos vencimentos do STF.

NÃO ENTRA MOSCA

O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), dribla perguntas sobre a arrecadação de 5% do salário de funcionários para caixinha do PSC. Na semana passada, ele disse que acha “normal” o esquema.

IDENTIFICADO

Renan Calheiros (AL) sobre a nova tentativa dos “rebeldes” do PMDB de destituí-lo da liderança do partido no Senado: “Isso é coisa de Eduardo Braga”, disse, referindo-se ao correligionário do Amazonas.

DOENÇA MALIGNA

A novela do novo prédio do Instituto Nacional do Câncer ganha novo capítulo: o Tribunal de Contas da União determinou alteração no edital de R$ 496,4 milhões, com indício de sobrepreço de R$ 48 milhões.

INCONFORMISMO

Senadora sem votos e sem processos, Marinor Brito (PSOL-PA) continua inconformada com a planície: diz que Jader Barbalho (PMDB), com muitos votos e processos, usa o mandato para fazer negociatas.

NADA DE AUMENTO

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN), informou ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, que o governo está irredutível e que o partido desistiu de incluir o reajuste do Judiciário no Orçamento. Peluso ficou em chamas.

PARAÍSO PERDIDO

Virou escândalo nacional na Noruega – conhecida pela total transparência – a condenação na Justiça Federal de três noruegueses, por fraude em investimentos imobiliários em Natal (RN), em 2007.

PEREMPTÓRIA

A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB-RS) causou polêmica no Twitter, discordando da nota do partido sobre a Coreia do Norte. “Não tolero a hereditariedade no poder e defendo a irrestrita liberdade dos povos”. Vai acabar expulsa!

A PRAÇA É NOSSA

Só um bom shopping tem tanto movimento: o Senado, comprou 724 novas cadeiras para a praça de alimentação “Espaço do Servidor”. 

PODER SEM PUDOR

DE POLÍTICA E VIRGINDADE

Geddel Vieira Lima, exímio frasista, certa vez reuniu a bancada da Bahia na Câmara, logo após a sua posse como ministro da Integração, sob o impacto da sugestão do então presidente Lula para que o americano George W. Bush buscasse o “ponto G”. Geddel resolveu explicar por que ele, de oposição ao PT, evoluiu para uma aliança com Lula:

– Em tempo de citações eróticas, devo dizer que aos 18 anos eu definia o caráter da mulher pela virgindade; aos 48, considero isso uma besteira.

Nenhum comentário: