quinta-feira, novembro 17, 2011

TÃO LONGE, TÃO PERTO - MÔNICA BERGAMO



FOLHA DE SP - 17/11/11
A Prefeitura de SP vai inaugurar nas próximas semanas um centro de convivência para 200 menores da cracolândia ao lado da Sala SP, que abriga a Osesp. Ele ficará aberto das 8h às 22h.

VIZINHOS

Espaços com esse perfil sempre geram reclamações de vizinhos. A expectativa, no caso, é sobre a reação dos usuários da Sala SP. A vice-prefeita Alda Marco Antonio, que é também secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, diz que está otimista. "Já levei pessoas [que frequentam os concertos] lá e todas gostaram, me deram os parabéns".

ENXUTA

Se dependesse só do desejo da presidente Dilma Rousseff, a reforma ministerial que ela planeja fazer no próximo ano poderia levar à extinção de até 17 dos 38 ministérios.

A informação circula em gabinetes de ministros graduados do governo.

ZÍPER

O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve anunciar hoje o fechamento de centenas de vagas em universidades brasileiras.

E a intervenção em algumas delas, que foram "reprovadas" seguidas vezes em avaliações do Enade.

RIGOR DA LEI

A senadora Marta Suplicy (PT-SP) apresentou projeto de lei no Senado para modificar o artigo do Código Penal que trata de estupro. Defende que os atos libidinosos, como aqueles denunciados recentemente por mulheres no Metrô de SP, sejam enquadrados como atentado violento ao pudor, com penas de até seis anos de prisão.

GRAVIDADE

Em 2009, uma reforma no Código Penal enquadrou todas as agressões sexuais como estupros, prevendo de seis a dez anos de prisão. No entanto, muitos dos molestadores acabam tendo seus atos, quando não envolvem conjunção carnal ou prática de sexo oral, classificados apenas como contravenção e são punidos com multas ou penas irrisórias.

PÊNALTI
O Banco do Brasil pode não levar o passe de Neymar. Em negociação para ter o craque como garoto-propaganda, está sendo atropelado por outra instituição financeira, privada, que fez uma oferta maior. "A notícia de que ele fica no Brasil até a Copa de 2014 agitou o mercado. As empresas, que não queriam correr o risco de contratar um jogador que poderia sair do país, perderam o receio", diz Luis Alvaro Ribeiro, presidente do Santos.

NADA NO LUGAR
Já a Teisa, empresa de conselheiros do Santos que compraram 5% dos direitos de Neymar em 2010 por

R$ 3,5 milhões, vai ver seu investimento virar pó. Caso o craque fosse vendido para um clube europeu, o grupo embolsaria até R$ 7 milhões -lucro de 100%. Como Neymar ficará no Brasil, a empresa, que tinha os direitos até 2014, nada receberá.

NUNCA PARA
A cidade de São Paulo foi considerada o décimo centro urbano com maior agitação cultural no mundo. O ranking, liderado por Nova York, faz parte da pesquisa "Cidades de Oportunidade", elaborado pela PricewaterhouseCoopers. Foram avaliados itens como qualidade e variedade de teatros, restaurantes, programação musical e cinemas.

NA CHUVA
Mariana Ximenes filmou cenas de "O Gorila", anteontem, no bairro Santa Cecília, em SP. Ela será Cíntia no longa baseado em conto de Sérgio Sant'Anna, com produção da RT Features. José Eduardo Belmonte é o diretor.

NOTAS MUSICAIS
A Orquestra Sinfônica da USP fez concerto, anteontem, na Sala São Paulo, em comemoração do centenário da Faculdade de Medicina da universidade. O governador de SP, Geraldo Alckmin, o secretário estadual da Saúde, Giovanni Cerri, o reitor João Grandino Rodas e a administradora Carolina Tavares estavam presentes na plateia.

CURTO-CIRCUITO
Wilson Tafner abre hoje, às 19h, a exposição "Fragmentos Urbanos", no Escritório de Arte Cencin.

Vera Simão lança hoje o evento Fashion Casar.

Roberto Justus promove hoje o lançamento da agência VML@Y&R.

A chef mirim Rebeca Chamma, de nove anos, autografa hoje, às 19h, o livro "Na Cozinha da Rebeca", no restaurante Copa, no estádio do Morumbi.

O inglês Cerith Wyn Evans abre a exposição "Incarnation São Paulo" hoje, na Fortes Vilaça.

com DIÓGENES CAMPANHA, LÍGIA MESQUITA e THAIS BILENKY

Nenhum comentário: