terça-feira, novembro 08, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Teste de sobrevivência
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 08/11/11

Ciente das cobranças que sofrerá hoje da rachada bancada do PDT, Carlos Lupi passou a procurar os "dissidentes" do partido para demovê-los da ideia de que o melhor caminho para a solução da crise no Ministério do Trabalho seria seu afastamento temporário até a conclusão das investigações na pasta. O ministro sabe também que, apesar da nota protocolar divulgada ontem, as centrais sindicais já tratam da sua possível sucessão nos bastidores. Entre os nomes colocados à mesa, um dos mais lembrados é o do deputado federal João Dado (PDT-SP), que mantém base eleitoral no funcionalismo público.

Estica... Circulou ontem entre os líderes governistas relatório mostrando que chegou a 82% o empenho das emendas depois do "mutirão" dos últimos dias. De plantão, assessores dos ministérios chegaram a telefonar para deputados com pendências no final de semana.

...e puxa E os congressistas novatos, que reclamavam do tratamento do Planalto, devem ser agraciados com emendas da cota de bancadas já no Orçamento de 2012.

Ampulheta Em cálculo otimista, o governo acredita que a DRU possa ser aprovada hoje com até 340 votos. O problema agora é o tempo: o líder Romero Jucá (PMDB-RR) demonstrou ontem preocupação com o prazo para tramitação do texto no Senado.

Monotemática Desabafo de um aliado diante da reação de Dilma Rousseff, que ao retornar de viagens internacionais, em particular por países afetados pela crise, recrudesce o discurso da austeridade fiscal: "Ainda bem que fizemos plantão para empenhar as emendas na última semana. Se fosse agora, estávamos perdidos".

Esticada Pouco antes de voltar ao Brasil, a presidente assistiu ao concerto "Melancolia", da cantora lírica francesa Patricia Petibon na badalada sala Pleyel, em Paris.

Preliminar Em evento convocado por Sérgio Cabral (PMDB-RJ) para preparar a manifestação de quinta contra a mudança nas regras dos royalties, Lindberg Farias (PT-RJ) fez discurso cobrando o veto de Dilma. Rivais do governador, Anthony e Rosinha Garotinho (PR) entraram mudos e saíram calados.

Curta Roberto D'Ávila prepara versão compacta de "Tancredo, A Travessia". A ideia partiu de Cabral, que quer levar o documentário às escolas do Rio. Aécio Neves gostou e convenceu Geraldo Alckmin e Antonio Anastasia a encamparem o projeto.

Tricô José Serra, que antecipara seu retorno de Londres para participar do evento do ITV no Rio, embarcou no mesmo voo do ex-presidente do BC Pérsio Arida. No trajeto, os dois discutiram a proposta de mudança na remuneração da poupança, apresentada aos tucanos.

Antiácido Na véspera do encontro com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, seu desafeto Romário (PSB-RJ) sofreu indisposição gástrica ontem quando participava de seminário sobre a Copa. Foi parar no posto médico da Assembleia paulista.

Trégua Renan Filho (PMDB-AL), presidente da comissão que analisa a Lei Geral da Copa, procura aliviar a pressão sobre Valcke, que será sabatinado hoje na Câmara. "Temos que reconhecer a boa vontade da Fifa e acabar com o clima de confronto".

Abrigo Com a participação de emissários da ONU, a Secretaria de Justiça de SP faz hoje reunião inaugural de seu comitê de refugiados.
com LETÍCIA SANDER e FÁBIO ZAMBELI

tiroteio
"Ao que tudo indica, Carlos Lupi segue rapidamente pelo mesmo caminho de Wagner Rossi, 'sólido como uma rocha', e Orlando Silva, o 'indestrutível'."
DO LÍDER DA MINORIA NO SENADO, MÁRIO COUTO (PSDB-PA), comentando declaração do encrencado ministro do Trabalho, que no domingo disse que "morreria, mas não jogaria a toalha".

Contraponto
10 mil anos atrás

Na abertura do seminário organizado pelo PSDB no Rio de Janeiro, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Tasso Jereissati (CE), cumprimentou Geraldo Alckmin, que ontem completava 59 anos:
-Gostaria de dar os parabéns ao governador de São Paulo pelos seus 45 anos...
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso prontamente corrigiu o ex-senador tucano:
-Na verdade, ele faz 45 anos só de filiação partidária!

Nenhum comentário: