terça-feira, novembro 08, 2011

ILIMAR FRANCO - Ganhar tempo



Ganhar tempo 
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 08/11/11

O governo Dilma vai ter que fazer um acordo com a oposição para conseguir aprovar a prorrogação da DRU no Senado. O Planalto fez as contas e concluiu que, pelos prazos normais, o segundo turno de votação no Senado deve ocorrer em 29 de dezembro. Impossível alcançar o quorum de 49 senadores nessa data. Por isso, a saída é reduzir os prazos regimentais, o que somente poderá ser feito com a concordância da oposição no Senado.

São Paulo: PSDB dividido
Os tucanos dificilmente marcharão unidos nas eleições municipais de São Paulo, no ano que vem. O ex-governador José Serra está trabalhando intensamente para que o partido apoie o candidato de Gilberto Kassab (PSD), o vice-governador Afif Domingos. O governador Geraldo Alckmin está em dúvida sobre qual a
melhor alternativa política e, por isso, quer evitar que o partido faça uma opção pela candidatura própria no curto prazo. Ele está defendendo que as prévias, marcadas para janeiro, sejam postergadas. Os pré-candidatos José Anibal, Andréa Matarazzo, Bruno Covas e Ricardo Tripoli não aceitam o adiamento.

"O Brasil não é mais um emergente, é um emergido” — Juan Carlos, rei da Espanha, durante conversa com o vice-presidente Michel Temer

TROCANDO INFORMAÇÕES. A ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) convidou os ministros de sua área dos países do Cone Sul (Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai) para virem ao Brasil na instalação da Comissão da Verdade. Nesses contatos, a ministra também está pedindo que eles enviem dados e informações de suas investigações no que se refere às conexões das ditaduras militares de seus países com a do Brasil.

Mais uma
O PMDB está irritado com o ministro Gastão Vieira (Turismo) por causa da exoneração de José Raimundo dos Santos, ligado ao ex-ministro Pedro Novais. Para seu lugar vai Leopoldo Júnior, indicado pelo deputado Biffi (PT-MS).

Opinião pública
Cinemas estão veiculando mensagem do ator Rodrigo Santoro, antes da exibição do filme, contra concessão de anistia, no Código Florestal, para quem desmatou ilegalmente. A proposta será votada hoje em comissão do Senado.

Pano rápido
Na reunião de líderes com a presidente Dilma, ontem, parlamentares do Rio e Espírito Santo levantaram o assunto da redistribuição dos royalties do petróleo e pediram que ela entre na negociação. Foram interrompidos pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). Ele disse que o Rio fica com 65% dos royalties e 95% da participação especial. Segundo um dos presentes, Dilma mudou de assunto na velocidade de um relâmpago.

Na sequência
Um: o ex-ministro Wagner Rossi (Agricultura) disse: “Estou firme como uma rocha”. Dois: o ex-ministro Orlando Silva (Esporte), afirmou que era “indestrutível”. Três: Carlos Lu-pi (Trabalho) anuncia: “Morro, mas não jogo a toalha”.

Sustentação
O ministro Carlos Lupi (Trabalho) e o deputado Brizola Neto (PDT-RJ) se entenderam. A irmã do deputado, Juliana Brizola, assumiu a secretaria-geral do diretório de Porto Alegre. Agora, Brizola Neto está defendendo Lupi.

DESABAFO de um assessor direto do ministro Carlos Lupi (Trabalho): “Agora, é um dia de cada vez”.

A OPOSIÇÃO constata que o PDT adota a mesma estratégia do PCdoB, ou seja, o partido tem o ministério, as secretarias do Trabalho em vários estados e em diversas capitais, a exemplo do Rio.

TENSO com as denúncias de corrupção no Ministério do Trabalho, dirigido pelo trabalhista Carlos Lupi, o deputado Miro Teixeira (PDT-RJ), relatam testemunhas, só bebeu água na Feijoada da Mangueira, no último domingo.

Nenhum comentário: