sábado, outubro 15, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL


Encrenca anunciada
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 15/10/11

Ainda sem definição de data e colégio eleitoral, as prévias tucanas emperram as tratativas de aliança entre Geraldo Alckmin e Gilberto Kassab para a eleição paulistana. Emissários do prefeito pressionam o Bandeirantes a desmobilizar ou, em último caso, postergar a consulta para 2012. Entendem que a escolha precoce de um nome do partido do governador pulverizaria a chance de acordo em torno de Guilherme Afif na cabeça da chapa, com o compromisso de reciprocidade em 2014. Cientes da articulação kassabista, os pré-candidatos do PSDB deram ultimato à direção municipal na tentativa de antecipar a disputa para dezembro.

Onde pega O QG alckmista prefere que as prévias ocorram entre fevereiro e março, calendário que também interessa a Bruno Covas. E sabe que o principal entrave ao pacto com Kassab tem nome e sobrenome: o secretário José Aníbal (Energia).

Biodiversidade O ex-verde Fábio Feldmann, hoje sem filiação partidária, redigirá o capítulo de meio ambiente do embrionário programa do PSD. Ele integrará o conselho consultivo da sigla que tem na vice-presidência a senadora Kátia Abreu (TO), reeleita ontem para o comando da CNA e defensora do novo Código Florestal.

Identidade Frase de perito em marketing eleitoral analisando o programa do PSDB, veiculado anteontem, que começava e terminava com figurantes pintando um muro: "Os tucanos decidiram, de fato, assumir um de seus maiores símbolos em rede nacional de televisão."

Partilha Agraciado com R$ 380 mil em emendas liberadas pelo governo paulista este ano, o deputado Roberto Engler (PSDB), com base eleitoral em Franca, será o relator do Orçamento de 2012. O projeto incorporará pela primeira vez os aditivos dos parlamentares, objeto de polêmica na Assembleia, já na peça votada em dezembro. A cota é de R$ 2 milhões.

Fora do script Dilma Rousseff não passou recibo, mas a equipe do governador Tarso Genro e a segurança da Presidência não escondiam o constrangimento diante do protesto de bancários em greve que tumultuou a passagem da petista por Porto Alegre ontem. O Planalto foi pego de surpresa pelo ato.

Chapéu Tarso aproveitou a presença de Dilma para apresentar à presidente extensa lista de reivindicações: de royalties à vaga no STF, passando pelo refinanciamento da dívida gaúcha.

Ponto final No almoço com os governadores do Sul, Dilma foi taxativa ao dizer que o governo não cederá mais do que o já posto à mesa na discussão sobre os royalties. "É hora de vocês cederem também", disse.

Patrulha aérea 1Ministério Público Federal cobra da Secretaria de Aviação Civil detalhamento técnico do modelo de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília. Em ofício, o Grupo de Trabalho de Transportes dá 15 dias para que o governo se pronuncie.

Patrulha aérea 2 O objetivo da ofensiva, diz o procurador Thiago Lacerda Nobre, é avaliar se o processo de transferência dos terminais à iniciativa privada, recém-iniciado pelo Planalto, atende ao interesse do usuário e resguarda o patrimônio público. Ele não descarta eventual recurso à Justiça.

Networking Joelson Dias, que se despede do TSE para dar lugar à advogada Luciana Lóssio, foi sócio da ex-ministra Erenice Guerra num escritório de advocacia.

com LETÍCIA SANDER e DANIELA LIMA

tiroteio

"São tantos os candidatos novos na disputa pela prefeitura que a verdadeira novidade na eleição paulistana hoje é mesmo a incerteza sobre quem polarizará com Marta Suplicy."
DO DEPUTADO ESTADUAL JOÃO ANTONIO (PT), ironizando a tese, defendida sobretudo pelo ex-presidente Lula, de que os petistas devem apostar em "nome novo" na eleição da capital em 2012, o que favoreceria Fernando Haddad.

contraponto

Lição udenista


Abordado em Florianópolis por eleitor que trabalhara nos anos 50 para as campanhas de seu avô, Irineu Bornhausen (da antiga UDN), Paulo Bornhausen, secretário catarinense de Desenvolvimento Sustentável, tentou conformá-lo sobre a migração do DEM para o PSD, que deve integrar a base de Dilma Rousseff:
-Dê graças que nós chegamos lá. Agora não precisamos mais correr a eleição contra o PSD. Tomamos o PSD.
O antigo colaborador da família respondeu:
-Mas você não me convenceu. Não vou me filiar...

Nenhum comentário: