sábado, outubro 15, 2011

ILIMAR FRANCO - Jeitinho


Jeitinho
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 15/0/11
O presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), deve recriar parte dos 1.050 cargos de confiança extintos em 2007, para contemplar o PSD. A medida gerou uma economia de R$ 40 milhões. Assim, o PSD terá seus cargos sem que os outros partidos diminuam os seus. Hoje, há 1.315 cargos de confiança na Casa, preenchidos sem concurso. “Estamos conversando com o Marco Maia”, contou o líder do novo partido, Guilherme Campos (SP)

Reviravolta estratégica do DEM 
Vinte anos depois de terem sido os principais parceiros na Nova República (1985-1989), o DEM e o PMDB voltam a se aproximar. As direções dos dois partidos têm conversado muito nas últimas semanas. A maioria dos deputados e senadores do DEM aposta numa aliança estratégica com o PMDB. A antiga aliança dos demistas com o PSDB está desgastada. Eles se consideram traídos pelos tucanos, que fomentaram a criação do novo partido, o PSD, do prefeito Gilberto Kassab (SP). Como o PSD não pretende fazer oposição, se a aproximação do DEM com o PMDB se consolidar, o PSDB ficará politicamente isolado.

"Pasmem os senhores, um cidadão ganhou 525 vezes! Um outro, 327 vezes! Um outro, 206 vezes!” — Álvaro Dias, líder do PSDB no Senado (PR), sobre suspeita de manipulação de resultados nas loterias.

SUJEITO OCULTO. O PT paulista é o maior entusiasta da proposta de criar um ministério que englobe os movimentos sociais (Direitos Humanos, Igualdade Racial, Mulheres, Juventude e Índios). No Planalto, quem gosta da ideia é o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral), que já faz a interlocução com os movimentos pela Presidência da República. Seu nome está colocado para comandar a nova pasta, caso seja criada.

Pedindo passagem 
A Frente Parlamentar de Combate à Corrupção quer se integrar às marchas de protesto. Um de seus membros, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), reclama que “a rejeição global a partidos não separa o joio do trigo e soma para o atraso”.

Pegou mal
Integrantes da Mensagem acusam o ministro Fernando Haddad (Educação) de “oportunismo” por ter negado integrar essa corrente do PT para obter o apoio da Construindo um Novo Brasil à sua candidatura à prefeitura de São Paulo.

Líderes negam autoria de proposta 
Os líderes do PMDB, Henrique Alves (RN), e do PT, Paulo Teixeira (SP), ligaram para negar que estejam defendendo uma redução ainda maior que a proposta do Senado do pagamento de royalties e participação especial para os estados e municípios produtores de petróleo. Ambos se declaram amigos do Rio. A proposta que retira ainda mais receitas dos produtores existe, mas seu autor é o deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

Comparando 
Nas votações no Congresso no primeiro semestre deste ano, o governo Dilma t e v e a p o i o m é d i o d e 54,10%. A Consultoria Arko- Advice registra que esse desempenho é melhor que o do segundo mandato do expresidente Lula, 51,18%.

Os mais fiéis
As bancadas estaduais que mais votaram com o governo Dilma foram as de Sergipe, 65,7%; Brasília, 64,95%; e Bahia, 63%. Neles, os governadores são os petistas Marcelo Déda (SE), Agnelo Queiroz (DF) e Jaques Wagner (BA).

PENSANDO ALTO. Aliados da senadora Marta Suplicy (PT-SP) reivindicam o Ministério da Educação como compensação para ela desistir da candidatura à prefeitura de São Paulo. 

PT x PSDB. O ministro Fernando Bezerra Coelho (Integração), que é do PSB, anda criticando a gestão do prefeito do Recife, João da Costa (PT). O ministro quer disputar a prefeitura no ano que vem. 

A PRESIDENTE Dilma afirmou, em Porto Alegre, que o Brasil, depois de pagar sua dívida com o FMI e virar credor do Fundo, tinha se habilitado para ser credor dos ricos países europeus.

Nenhum comentário: