terça-feira, outubro 04, 2011

PAULO SANT’ANA - Mulher, carro e celular


Mulher, carro e celular 
PAULO SANT’ANA
ZERO HORA - 04/10/11 

Mulher é como telefone celular. Incomoda, perturba, toma conta de todo o nosso tempo e atenção, mas é imprescindível e fundamental.

Já pensei em devolver meu celular à TIM, mas desisto sempre. E, também, por mais que me esforce para tanto, não consigo devolver minha mulher para o fabricante.

Se eu tivesse só telefone fixo, sem celular, minha vida seria mais tranquila, eu poderia organizar-me melhor, não interromperia minhas tarefas nem meus percursos, mas, pensando melhor, sem celular, quanta coisa seria perdida em minha vida, quantos recados importantes deixaria de receber, quantas mensagens necessárias deixaria de enviar.

Com telefone celular, eu sou um atrapalhado. Sem telefone celular, eu ficaria desligado completamente de pontos essenciais da minha existência.

O telefone celular, em síntese, é um mal necessário.

Olho para as pessoas ao meu redor que não têm telefone celular. São seres amorfos.

Vejam o caso do Kenny Braga. Ele não tem telefone celular e nunca dirigiu um carro.

Ou seja, a vida dele só endireitaria se contratasse um motorista e um telefonista.

Eu não entendo como uma pessoa pode não saber dirigir nem contrata um motorista.

Será que um ônibus e um táxi resolvem a falta de um carro próprio? Eu não sei, o Kenny Braga está já com 60 anos de idade e vai levando a vida sem celular e sem carro. Será que seria capaz de arrastar sua vida sem uma mulher?

Pensando bem, quando o Kenny Braga quer visitar sua terra natal, Livramento, compra uma passagem de ônibus. Quando quer deixar a Cavalhada, bairro em que mora, e vir trabalhar na Rádio Gaúcha, ele simplesmente embarca num coletivo.

Estive meditando que a minha vida, que tenho carro, não é nada melhor que a do Kenny. Pelo contrário, só eu sei o trabalho e a incomodação que me dá meu carro.

Todos os dias, eu noto uma batida na lataria do meu carro. “Mas como, se eu não bati, como pode estar arranhado ou amassado meu carro?”, é o que pergunto.

Acontece que, sem perceber, não sou só eu que dirijo meu carro. Todos os dias entrego meu carro a dois ou três manobristas de garagens. E acaba meu carro, no fim de semana, aparecendo com batidas na lataria.

Já o Kenny tem o privilégio de não conhecer nenhum manobrista na cidade.

Sem falar que o Kenny nunca gastou um tostão em combustíveis. Eu já vivi umas 40 crises internacionais do petróleo e sei bem o que me custou isso em gasolina: na minha vida inteira, daria para eu comprar mais uns 10 carros.

E o Kenny nunca gastou um tostão em IPVA, um maldito imposto que se paga pelo carro e que não dá direito nem a não pagar pedágio e outros tributos que acabam incidindo sobre o carro, inclusive flanelinha.

Refletindo mais atentamente, dá para viver perfeitamente sem carro, sem celular.

E até sem mulher.

E hoje é Dia dos Animais. Respeitemos esses adoráveis companheiros de nossa vida.

Nenhum comentário: