terça-feira, outubro 04, 2011

ILIMAR FRANCO - Na muda


Na muda
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 04/10/11

A presidente Dilma não pretende se posicionar publicamente sobre a divisão dos royalties do petróleo como quer o governador Sérgio Cabral. Lideranças do governo disseram ontem que a proposta dos senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Wellington Dias (PT-PI) não pode ser comparada com a do ex-deputado Ibsen Pinheiro. Logo, não acham razoável que a presidente Dilma faça como o ex-presidente Lula e antecipe um veto à lei.

A linha dos líderes do governo

A maioria dos senadores está construindo uma proposta de divisão dos royalties do petróleo, nas áreas já licitadas, que contraria os interesses do governador Sérgio Cabral (RJ). O líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), disse ontem: "Vamos construir uma proposta que permita preservar os direitos adquiridos desses estados (RJ e ES), garantindo as receitas que eles recebiam em 2010". O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), resume: "Todos vão perder um pouco. A União já abriu mão de receitas; os estados e municípios produtores vão perder e os estados não-produtores não vão ganhar o que querem de uma só vez, vai ter de ser gradativo".

PROVOCAÇÃO. O deputado Otavio Leite (PSDB-RJ) sugeriu ontem, na reunião com o governador Sérgio Cabral, que este chamasse o ex-presidente Lula para ajudar o Rio no debate dos royalties. O deputado Stepan Nercessian (PPS-RJ) protestou: "Deixa o homem descansar!" Embora Cabral tenha dito que iria conversar com Lula, a ideia de envolvê-lo na batalha foi arquivada, pois poderia ferir a autoridade da presidente Dilma.

Dilma sugere à Fifa o "Bolsa Ingresso"

Na conversa com o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, a presidente Dilma sugeriu à entidade que ela ofereça uma cota de ingressos a preços populares, permitindo que também os mais pobres possam, se quiserem, assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014. Valcke ficou surpreso com a proposta, mas afirmou que ela era simpática e que a Fifa poderia pensar em reservar parte das cadeiras nos estádios para esse fim.

Os estados produtores terão uma perda pequena, que será compensada, no ano que vem, com o crescimento da produção de petróleo" - Humberto Costa, líder do PT no Senado (PE)

Cochicho

Comentários no Planalto sobre as declarações do senador Lindbergh Farias (PT-RJ): "O Rio não tem 10% dos votos no Congresso, e ele briga com todo mundo"; e "A postura agressiva não ajuda o Rio na votação, mas o ajuda com os eleitores".

Escala

Deputados da base aliada estão fazendo rodízio para garantir quorum na Câmara às segundas e às sextas-feiras. O objetivo é assegurar a contagem do prazo mínimo para votar a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União até 2015.

Limpando a barra

O deputado Brizola Neto (PDT-RJ) aproveitou a reunião com o governador Sérgio Cabral para dizer que está do lado da bancada do Rio no debate dos royalties do petróleo. "É importante o Rio buscar uma saída negociada", disse ele.

Desmatamento

Rondônia foi o estado com maior aumento relativo do desmatamento da Amazônia, com 103%, de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. E o Maranhão teve a maior queda relativa, com 66%.

FOCADA. A única coisa que realmente importa para a presidente Dilma neste momento é a política econômica. Ela está obcecada por esse tema.

PARCERIA. A ministra Tereza Campello e Brad Smith, um dos vice-presidentes mundiais da Microsoft, discutiram ontem a adaptação de tecnologias para o cadastramento da população extremamente pobre.

A MINISTRA Ana de Hollanda (Cultura) e a comissária da União Europeia Androulla Vassiliou assinam hoje programa para promover seminários de economia criativa, intercâmbio de artistas e intelectuais.

Nenhum comentário: