segunda-feira, outubro 31, 2011

MARCIA PELTIER - Vínculos com a África


Vínculos com a África
MARCIA PELTIER 
JORNAL DO COMMÉRCIO - 31/10/11
Sam Dryden, diretor agrícola da Fundação Bill e Melinda Gates, estará amanhã em Brasília para assinar um memorando de entendimento com a Agência Brasileira de Cooperação, braço do Itamaraty que preste assistência a países em desenvolvimento. Uma das maiores entidades de caridade do mundo, que também conta entre seus doadores com o milionário Warren Buffet, iniciará com o Brasil um projeto de cooperação técnica voltado para os países da África subsaariana, isto é, os países ao Sul do deserto do Saara. Não deixa de ser uma continuidade dos esforços do ex-presidente Lula nesse sentido, dando frutos no governo de sua sucessora.
Vaidade e lucros
A primeira franquia do mundo do Instituto L'Oréal Profissionnel será no Rio de Janeiro. O bairro escolhido: a tradicional Tijuca, endereço conhecido pela maioria dos profissionais de beleza. Nesta semana, a francesa Laetitia Guenaou, renomada hairstylist dos anos 90 na Europa, ministrará palestras sobre cortes e coloração. A unidade carioca é a primeira das 100 franquias que deverão ser inauguradas nos próximos 10 anos nas principais capitais brasileiras. O objetivo do Instituto LP é capacitar profissionais para o mercado de salões de beleza.
Super abençoada
A fofíssima Maria Carolina, filha da advogada Renata Padilha e do empresário Alexandre Accioly, recebeu, entre as primeiras visitas na São José, no dia do seu nascimento, sexta, a do padre Jorjão. E, ontem, o religioso rezou a missa das 7h30 da Paróquia de Nossa Senhora da Paz na intenção da irmã de Antônio. Accioly foi quem filmou o parto e cortou o cordão umbilical da neném.
Dia das Bruxas
Vai ter repertório brasileiro na festa de Halloween, hoje, em Nova Jersey, nos EUA. A cantora Gretchen será a principal estrela da noite com seus hits Freak Le Boom Boom, Conga Conga Conga e a Melô do Piripiri. O agito acontece em uma tenda montada na praça principal de Ironbound, onde há uma grande comunidade de brasileiros. Os ingressos custam US$ 30 e a festa é promovida pela churrascaria Boi na Brasa.
Mente Nobel
Está chegando ao Rio o pesquisador e neurocientista austríaco Eric Kandel, único psiquiatra a ganhar um prêmio Nobel de Medicina, em 2000, por sua descoberta sobre o funcionamento da memória. Trazido pela multinacional moksha8, focada em mercados emergentes, ele participará do XXIX Congresso Brasileiro de Psiquiatria, a partir de quarta-feira, no Riocentro. Kandel falará sobre a importância das pesquisas de base para obter informações que possam levar ao desenvolvimento de novos tratamentos e métodos de diagnóstico na área da saúde mental. Somente no Brasil, as doenças mentais acometem 23 milhões de pessoas, ou 12% da população.
Business
Recém-criada pelo carioca André Castro, a HSM Editora lançará, em seu primeiro ano de operação, 12 títulos ligados à área de negócios e gestão educativa. Um dos primeiros a chegar ao mercado será a versão em português de Brandwashed - Truques que as empresas utilizam para manipular nossas mentes e nos persuadir a comprar, de Martin Lindstrom, eleito pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo e autor do best-seller A Lógica do Consumo. No catálogo está também A Essência do Marketing, nas versões em inglês e português, mais recente obra de Philip Kotler, considerado o mago da administração mundial. A editora é a segunda unidade de negócios da HSM Educação.
Voz tonitroante
O empresário de TI Helcio Hime está investindo numa segunda carreira. Quarta-feira passada fez tanto sucesso no Bar do Copa seu show só com músicas de Elvis Presley que ele já tem marcada mais uma apresentação no hotel, dia 16 de novembro, agora exclusivamente com o repertório de Frank Sinatra, que ele domina tão bem quanto o do Rei do Rock.
Engajados
Reynaldo Gianecchini e Caio Blat foram escalados para representar a ala masculina na campanha Cabeleireiros contra Aids. Pelo quarto ano consecutivo será montado um calendário com foto de 12 celebridades e toda a renda arrecadada será revertida para a Sociedade Viva Cazuza. O lançamento oficial será no próximo dia 7, em noite de festa no Shopping Leblon. O calendário vai custar R$10.
Valorização
A ESPM vai lançar, em 2012, um curso de graduação em jornalismo. As aulas serão na unidade do Rio de Janeiro. Na grade, aulas de geoeconomia internacional, sustentabilidade e gestão de crise e de reputação. Carlos Alberto Messeder será o coordenador.
Livre Acesso
O programa Marcia Peltier Entrevista desta terça-feira é com o médico Alfredo Guarischi, criador do Congresso Transdisciplinar Sobre Segurança do Paciente. O bate-papo vai girar em torno do temido e popular erro médico: "Na verdade deveríamos falar de erro humano no sistema de saúde, pois o erro acontece em todas as profissões. E nunca vai acabar, pois o ser humano é falível", explica o dr. Alfredo. A qualidade dos médicos que chegam ao mercado é outra questão. "O Brasil possui cerca de 180 faculdades de medicina. Um número maior do que os Estados Unidos e a China. E, a qualidade desses cursos, só Deus sabe!", revela o médico. O programa começa às 23h, na rede CNT, amanhã.
O desembargador Aloysio Maria Teixeira comemorou seus 97 anos, ontem, em almoço para amigos oferecido pela mulher, Yeda, e pelo casal Joana e Aloysio Teixeira, no Copacabana Praia Hotel.
Será amanhã, no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, o coquetel de lançamento da Cow Parade, oferecido pelos artistas e patrocinadores da exposição que começa na quarta pelas ruas da cidade.
Terminam hoje as inscrições para os prêmios Eduardo Tapajós, Corintho Falcão e Selo Verde da Hotelaria, promovidos anualmente pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro em reconhecimento às iniciativas socialmente responsáveis e aos melhores projetos de empreendedorismo e sustentabilidade ambiental. A novidade de 2011 é a criação do Prêmio Álvaro Bezerra de Mello, em reconhecimento às redes e empreendimentos em expansão.
O Hospital Adventista Silvestre recebe, de amanhã ao dia 30 de novembro, inscrições para o processo seletivo para o curso gratuito de capacitação para sua Escola de Técnico de Enfermagem. Os interessados devem ter entre 18 e 40 anos e segundo grau completo.
Bayard Boiteux, diretor dos cursos de Turismo e Eventos da UniverCidade, está voltando de El Salvador com a confirmação da realização no Brasil, no próximo ano, do Congresso da Confederação Panamericana das Escolas de Turismo e Hotelaria.
Com Marcia Bahia, Cristiane Rodrigues, Marcia Arbache e Gabriela Brito

Nenhum comentário: