segunda-feira, outubro 31, 2011

CAROLINA BAHIA - A estrela de Lula


A estrela de Lula
CAROLINA BAHIA 
ZERO HORA -  31/10/11

Um dos principais personagens das eleições municipais de 2012 já é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mestre na articulação política, de seu escritório em São Paulo, vinha dando ordens e monitorando o tabuleiro eleitoral das capitais, inclusive de Porto Alegre. Fã de alianças estratégicas, trabalhava a favor do namoro com o PDT e até com o PTB. A notícia do câncer mobiliza e preocupa de aliados a opositores, e ainda deixa protegidos políticos, como Fernando Haddad – preferido do ex-presidente na disputa pela capital paulista – na insegurança. Os mais pragmáticos chegaram a questionar: será que o tratamento não o afastaria de vez das costuras de bastidores? Quem o conhece de perto aposta que não. Mesmo concentrado na recuperação, longe da exposição e sem uma participação tão ativa nas negociações, é Lula quem tem o PT nas mãos.

Foguetório
O governo Tarso quer fazer estardalhaço para comemorar a eliminação da última escola de lata do Estado, o que deve ocorrer no dia 20 de novembro.

Sem graça
Aldo Rebelo (foto) perderá a credibilidade se não promover mudanças profundas no Ministério do Esporte. Orlando Silva caiu, mas as denúncias envolvendo o PC do B continuam. A posse de Aldo é hoje, no dia em que sai a decisão do Planalto suspendendo convênios com ONGs. O clima será de constrangimento.

Umbigo
A votação da divisão dos royalties do petróleo na Câmara será empurrada para o final do mês de novembro, alimentando a guerra entre os Estados. Para os gaúchos, por exemplo, os repasses poderão até dobrar. Mas a prioridade de Dilma Rousseff é outra: a definição da Desvinculação das Receitas da União (DRU) – mecanismo que permite ao governo reservar 20% do orçamento para gastar livremente.

Sacudida
Relator na Câmara da lei que acaba com o sigilo eterno de documentos, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, não só comemorou a aprovação no Senado, como telefonou para o Planalto sugerindo que Dilma Rousseff badale a conquista. Mergulhado em mais uma crise, o governo não se deu conta, mas essa é a tal pauta positiva.

Nenhum comentário: