sábado, outubro 01, 2011

JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém - Efeito Kassab


Efeito Kassab
JORGE BASTOS MORENO - Nhenhenhém
O GLOBO - 01/10/11

O político importante do país, hoje, é Kassab. Metade dos governadores conseguiu maioria graças a ele. A outra metade está atrás dele.

Kassab vive de imagem. Vai apoiar Dilma, mas rejeitará cargos. Essa é a imagem que quer passar à sociedade.

Mas é no plano municipal que está a chave do poder.

Os dois vices de Alckmin, no governo anterior e no atual, foram indicados por ele.

E Kassab quer fazer do atual, Afif Domingos, candidato do PSD a prefeito de SP.

Se Alckmin topar, Kassab dará sua palavra de honra de que o PSD apoiará o candidato tucano à Presidência, seja ele quem for. Sonhei com Kassab me dizendo às sete da manhã de ontem:

— Acordo de 2012, Kassab cumpre em 2014.

Engole o choro!

Dilma recebeu, fora da agenda, a senadora Marta Suplicy. Marta deve ter chorado feito Gabrielli da Petrobras.

O poder da Dilma

Lembram o João Paulo, não o deputado paulista, mas o ex-prefeito de Recife?

Vou clarear vossas memórias: é aquele que quase causou um incidente diplomático de tanto falar que não tinha medo de "Suriname", quando, na verdade, queria dizer tsunami?

Sim, ele mesmo. O coitado foi tão perseguido pelo senador Humberto Costa, que, finalmente, resolveu sair do PT e anunciar sua filiação ao PCdoB. Foi chamado pela Dilma e, em 20 minutos de conversa, desistiu.

Depois neguinho vem dizer que a Dilma não tem envergadura política e que Lula, sim, é que era o sedutor.

Dona Flor

Dilma inicia amanhã um roteiro de viagem a três países: Bélgica, Bulgária e Turquia.

E, mais uma vez, Pimentel e Mercadante serão os únicos ministros partidários da comitiva. Não tem mais para ninguém. Só dá os dois.

Onde está o veado do Palácio do Planalto?

O Itamaraty exigiu do governo búlgaro documentação minuciosa dos candidatos a parentes da presidente Dilma que querem cumprimentá-la durante sua visita ao país.

Vai que de repente aparece um Stevie Wonder por lá dizendo que é primo da Dilma. Aqui, no Rock In Rio, foi um vexame: autoridades e celebridades caíram que nem patinhos.

Mas a maior preocupação da nossa diplomacia é com o presente que Dilma vai receber do governo da Bulgária. Sim, porque, na posse, recebeu uma estatueta enorme de um veado dourado, que não cabia nem no gabinete (gozado, acho que a reforma do Palácio reduziu a sala da Dilma, porque nos governos FH e Lula caberiam vários).

Só que o veado sumiu do Palácio. Não ouso dizer que foi roubado, mas alguém levou o bicho para casa. Só notaram isso durante uma reunião ministerial, quando alguém perguntou: onde estava o veadinho? Foi um silêncio constrangedor.

Nessa época, Jobim ainda era ministro, mas, graças a Deus, não acusou nenhum colega de nada.

Permanece o mistério: onde está o veadinho búlgaro? Espero que o Eduardo Cunha, que vive se preocupando com o meu armário, não invente que a estatueta esteja lá. Se estivesse nos cofres da República, Cunha, com certeza, saberia.

Tilápia & Macadâmia

Se inveja matasse, Sérgio Cabral e Eduardo Paes estariam mortos.

Pezão, como o melhor governador em exercício (claro, no Brasil só tem ele na função), e Zelão, de Silva Jardim, como o melhor prefeito do Estado do Rio, estão sendo homenageados na Espanha.

Só que, por praga dos invejosos, sumiu a mala do Zelão. Ele reclamou no Ancelmo que ficou até sem cuecas.

Coitado do Zelão. Essa é a única peça do Pezão que não cabe nele.

O resto é tudo do Pezão, até os sapatos.

Aécio In Rio 2014

Aécio Neves vai hoje, pela primeira vez, ao Rock In Rio.

Está atrasado apenas 26 anos, quando uma chuva o impediu de desembarcar no palco e ler uma mensagem do avô eleito naquele dia.

A vitória coincidiu com a apresentação do Barão e foi saudada por Cazuza, no "Pro Dia Nascer Feliz".

Por um triz

E quase que o Barão não se apresenta, conta-me Lucinha Araújo.

Cazuza, Frejat e outros da banda foram de jipe e, no caminho, foram fechados por um motorista maluco. E gritaram: Veado! Veado! Veado! De arma nas mãos, o motorista perguntou:

— Quem é o veado aqui?

— Eu! Eu! Eu!

Contraste
No jantar dos deputados, Aécio alega que não se lançou. Apenas mostrou que o PSDB tem projeto, aproveitando para cutucar Lula:

— Não sei quem serão os candidatos, mas o debate bom seria com meu amigo Lula. As diferenças ficariam mais claras. Seria a gestão eficiente versus o aparelhamento do Estado: a política pragmática a favor do Brasil versus a política ideológica a favor dos amigos: o futuro versus o passado.

Eu posso até acreditar.

Mas o Serra não!

Nenhum comentário: