terça-feira, setembro 13, 2011

ILIMAR FRANCO - A prioridade


A prioridade
ILIMAR FRANCO
O GLOBO - 13/09/11

O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), recebeu ontem a tarefa de levar com urgência à votação em plenário o projeto que cria a Previdência Complementar dos Servidores. O ministro Guido Mantega (Fazenda) sustentou, na coordenação, que a aprovação desta lei "corresponde a uma reforma da Previdência", além de ser importante para o ajuste fiscal. Ela fixa um teto para o pagamento de aposentadorias para os servidores que entrarem agora no setor público.

O Pacote Anticorrupção do SenadoOs Senadores que integram a Frente Parlamentar Suprapartidária de Combate à Corrupção preparam um pacote de medidas contra a corrupção. Eles pretendem submeter ao plenário do Senado leis duras, tais como: responsabilização criminal das empresas corruptoras, sanções para servidores condenados por enriquecimento ilícito, supressão de foro privilegiado para autoridades e parlamentares em processos criminais, rito especial para processos de improbidade administrativa, o fim do voto secreto e o fim das emendas parlamentares individuais ao Orçamento. 
Além desses, outros 40 projetos estão em análise.

REUNINDO FORÇAS PARA A RIO+20. Ao participar ontem de uma solenidade do Ibama em Goiânia, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) aproveitou para ir ao encontro do artista plástico Siron Franco (na foto) e convidá-lo para ser embaixador do Cerrado da Conferência Rio+20, que será realizada no ano que vem. A ministra pretende dar uma prioridade maior à preservação do Cerrado, a exemplo da Amazônia. Não dá para entender por que o voto no Congresso é secreto. O combate à corrupção e à impunidade começa por acabar com o voto secreto" - Paulo Paim, presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado (PT-RS)

De olho no caixaOs prefeitos estão atentos aos efeitos do programa Brasil Maior. Ele socorre a indústria, mas vai diminuir receitas municipais com a redução do IPI. Os prefeitos querem que o governo federal reponha as perdas, como fez na crise mundial.

Gilberto e as mulheres no poderQuando a plateia feminina no IV Congresso Nacional do PT, na sexta-feira, 2 de setembro, interrompeu o discurso do ex-presidente Lula para pedir a paridade na composição de chapas e no preenchimento dos cargos partidários, um dos presentes no palanque ouviu o seguinte desabafo do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que agora vive entre mulheres superpoderosas: "Paridade já, no Planalto!".

ExplicaçãoPara aprovar o projeto do governador Sérgio Cabral, que abre a gestão da Saúde para as organizações sociais, o PT do Rio recebeu aval do ministro Alexandre Padilha (Saúde ) e dos governadores Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE).

Outro ladoA CEF contesta temores quanto ao Minha Casa Minha Vida. Pelos seus controles, estão em obra 95,7% do 1.005.128 casas contratadas. Diz ainda que a meta da fase 2 prevê contratar e não construir dois milhões de casas.

ReciprocidadeO PMDB espera um gesto do PT nas eleições para o TCU. Em 2007, o partido retirou o nome de Osmar Serraglio (PR) para apoiar o petista Paulo Delgado (MG). Agora, Átila Lins (AM) é o nome do PMDB, e o PT não tem candidato.

SEIS EX-MINISTROS dos Direitos Humanos pedem hoje, junto com a ministra Maria do Rosário, ao presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), que seja votado projeto que cria a Comissão da Verdade.

QUANDO falam de sua eventual candidatura à Presidência em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB-PE) costuma responder: "Tem fila. Estão na frente a presidente Dilma e o ex-presidente Lula."

O MINISTRO da Defesa de Angola, Cândido Pereira dos Santos Van-Dumem, propôs ontem ao ministro Celso Amorim que o Brasil reestruture a Marinha daquele país, a exemplo do que foi feito na Namíbia.

Nenhum comentário: