terça-feira, agosto 09, 2011

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE


Faca na goela
SONIA RACY
O ESTADÃO - 09/08/11

Além da volatilidade no mundo, há outra coisa deixando as empresas brasileiras de cabelo em pé. Sem alarde, o Supremo Tribunal Federal decidiu, no fim de julho, que os acordos assinados entre estados e empresas, abrindo mão de cobrança de ICMS em troca de investimentos, é ilegal, não tem aprovação do Confaz.

Isto é, o STF confirmou a ilegalidade de incentivos usados na guerra fiscal para atrair empresas.

Faca 2

Como a prática se dá há 20 anos, a decisão, segundo conhecido advogado, é impossível de ser cumprida. Pelo menos sem quebrar as empresas.

Exemplo: como a Ford, instalada na Bahia por meio de incentivos de ICMS, vai devolver o dinheiro do imposto não pago sem inviabilizar seu negócio?

Choque

Marcelo Alvez de Lima, dono do Porsche que matou Carolina Menezes Santos em acidente, pode ter seus bens bloqueados. Os advogados da família da moça já entraram com pedido de medida cautelar.

E estudam ação de reparação de danos.

Tio Patinhas

Tudo o que reluz é... ouro. Foi para onde os mercados correram ontem.

Diferentemente do que previram muitos economistas, o comportamento do mundo não está sendo nada light após o rebaixamento do rating dos EUA..

Trombada

Ao discursar em seminário na UFABC, Jurandir Fernandes cutucou: "Um gênio da lâmpada viu o aluguel de bicicletas em estações de metro lá fora e resolveu trazer pra cá. Não pegou".

Recado para seu antecessor na secretária de Transportes. Foi José Luiz Portella que bancou a ideia em Sampa.

Disk-Paniquete

Sabrina Sato é o rosto (e o corpo) por trás de uma gigante de celulares que desembarca no País. A indiana Micromax pretende investir pesado no público jovem.

Eu voltei...

Byafra faturou ao fazer uma paródia de si mesmo no comercial do Bradesco Seguro Auto. Seus convites para shows triplicaram. O cantor espanta um assaltante de carro com o hit Sonho de Ícaro.

Melancia

Sobre as expectativas do meio militar em relação a Celso Amorim, novo ministro da Defesa, ponderava ontem um coronel, comandante de grupo combatente do Exército: "Vai ser difícil ter de explicar para ele que helicóptero também é avião, submarino é navio e blindado não é tanque".

Urubu on-line

O Flamengo ganhará, em novembro, uma rádio para chamar de sua - parceria com a Traffic. O clube colocará no ar notícias e jogos ao vivo. Mas só via internet.

Thanks, man

Pedro Herz, da Livraria Cultura, está em débito com Woody Allen. Os livros de Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Gertrud Stein esgotaram na loja do Shopping Villa-Lobos.

Comprados por quem sai das sessões de Meia-Noite em Paris.

Parentada

O CEU São Pedro, em São Bernardo do Campo, será batizado com o nome da mãe de dona Marisa Letícia. A família da ex-primeira-dama é uma das pioneiras da cidade.

Saque e voleio

Ao lado do tenista Mauro Menezes, Paulo Nigro e Marcelo Lyra levaram a MasterCard Tennis Cup. Deixaram para trás Gilberto Caldart, Fernando Chacon, Ronaldo Barsotti, o Jacaré, e Roberto Lage, entre outros.

Na frente

Samuel de Almeida Lima, da Votorantim, é o convidado do Café Universitário Aberje. Hoje, em São Paulo.

Kassab, Cristiana Arcangeli, Viviane Senna, Marco Antonio de Biaggi, Gianne Albertoni e Marcela Temer estarão no Tempo de Mulher. O evento, organizado por Ana Paula Padrão, acontece hoje no Hyatt.

Julius Wiedemann autografa hoje o livro Illustration Now! Portraits. Na Livraria da Vila da Lorena.

Angela Di Verbeno abre flagship hoje. Nos Jardins.

Portinari será a inspiração do Criança Esperança 2011.

Nenhum comentário: