terça-feira, agosto 09, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Nos mínimos detalhes
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 09/08/11

Emissários do Planalto estão em campo na tentativa de aplainar o terreno para o novo depoimento de Wagner Rossi, amanhã no Senado. O governo teme ser responsabilizado pelo PMDB caso a blindagem ao ministro da Agricultura não funcione com o mesmo grau de segurança observado na Câmara. Um dos temores é que o evento se preste a um troco do PR, objeto até agora solitário da "faxina" de Dilma Rousseff.
Já Paulo Sérgio Passos (Transportes), igualmente convidado a responder sobre as suspeitas em torno de sua pasta, indicou que prefere esperar pela aprovação dos novos diretores do Dnit no Senado.


Mês do desgosto Do líder do PT, Paulo Teixeira (SP), sobre a queixa peemedebista de que seu partido não teria defendido Rossi a contento na Câmara: "Nós o apoiamos, sim. E, como agosto é longo e carrega uma aura de mês complicado, não cabe fazer marola na base".

Armazém 1 Milton Libardoni, superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da Conab, é mais um na lista de parentes de políticos acomodados na estatal. Filho do ex-deputado Francisco Libardoni, ganhou o cargo pelas mãos do PMDB de Santa Catarina.

Armazém 2 Gim Argello (PTB-DF) fez duas indicações para a Conab. Adriana Alves, que trabalhou no gabinete do senador, está lotada na assessoria da presidência da empresa. Já Alex Fabiani de Sá saiu em maio passado. "Eu queria ter indicado mais, mas quando o Evangevaldo [dos Santos] assumiu me pediu a vaga do Alex", diz Gim.

Falou comigo? Ao dizer, na cerimônia de posse na Defesa, que Celso Amorim "é um patriota", Dilma extraiu um largo sorriso do chanceler Antonio Patriota.

Fico Nomeado por Nelson Jobim, o ex-deputado petista José Genoino seguirá assessor especial da Defesa na gestão de Celso Amorim.

Dramaturgia No entorno de Geraldo Alckmin e na cúpula do DEM, ninguém mais acredita que tenha sido de verdade a acalorada discussão, com testemunhas, entre o secretário estadual Rodrigo Garcia (Desenvolvimento Social) e seu ex-correligionário Gilberto Kassab. A cena se passou em junho.

Muita calma Em almoço com Alckmin, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, defendeu adiar para o início de 2012 as prévias que eventualmente escolherão o candidato do partido à prefeitura paulistana. Os pré-candidatos preferem neste ano.

Língua do P Em sua iniciação na base petista da capital, Fernando Haddad foi orientado a abrir seu pronunciamento nas caravanas do partido na zona leste, realizadas no final de semana, com saudação à militância e citação dos deputados e vereadores presentes. No sábado, o ministro da Educação ignorou a dica, mas no domingo, alertado por correligionários, seguiu à risca.

Causa própria O recém-criado Parlamento Metropolitano, que abrange vereadores das 39 cidades da Grande SP, iniciou movimento para tirar do TCE a prerrogativa de julgar as contas das Câmaras Municipais. Quer alterar a lei estadual definindo que o colegiado apenas opine pela regularidade ou não dos gastos, deixando a decisão final aos próprios legisladores.

Telecurso O projeto que cria a Univesp, promessa de Alckmin no ensino superior à distância, chega à Assembleia este mês. A instituição, a ser dirigida por Carlos Vogt, terá conselho gestor.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"A indignação dos tucanos com as consultorias é seletiva. Será que tudo o que falaram do Palocci valerá para o Serra?"
DO DEPUTADO FEDERAL DR. ROSINHA (PT-PR), sobre a empresa de consultoria recém-constituída pelo ex-governador de São Paulo.

contraponto

Eliminatórias


Moreira Franco (Assuntos Estratégicos) esbarrou em Márcio Fortes, à frente da Autoridade Pública Olímpica, no final da posse de Celso Amorim na Defesa.
-Nossa, presidente, como você está bem! Está parecendo um maratonista- comentou o ministro.
-Só se for maratonista de aeroporto- retrucou Fortes, para em seguida acrescentar, desconsolado:
-Hoje, por exemplo, cheguei ao aeroporto no Rio às 5h50 e só fui decolar às 11h10!
-Você vê o que te espera!- completou Moreira.

Nenhum comentário: