segunda-feira, agosto 15, 2011

ROSANE OLIVEIRA - Afago e pressão


Afago e pressão
ROSANE OLIVEIRA
ZERO HORA - 15/08/11

O Brasil assistirá hoje a mais um dos paradoxos do PMDB. No Senado, o Senador Pedro Simon, líder histórico do partido, autodefinido como independente e sem indicados seus para cargos no governo, subirá à tribuna para defender a presidente Dilma Rouseff, pressionada pela ala do PMDB que ocupa posições de destaque na Esplanada dos Ministérios. Simon sabe que seu poder no partido é zero, mas quer atrair a atenção dos cidadãos cansados da corrupção para que Dilma não corra o risco de ficar sozinha nessa empreitada.
O ato organizado por Simon, e que já tem a adesão de outros Senadores, coincide com um momento particularmente delicado para o PMDB. O fim de semana, como têm sido todos os últimos, foi tenso por conta de novas denúncias de irregularidades no Ministério da Agricultura. O ministro Wagner Rossi age como se estivesse naquele jogo conhecido como "caçador", em que o sujeito precisa se defender o tempo todo da bola para "não morrer". Até aqui, tem conseguido, embora as denúncias se avolumem. A última, de pagamento de R$ 6,5 milhões feito pelo Ministério da Agricultura a uma empresa de fachada, deve ser o tema da oposição nesta segunda-feira.
O Ministério do Turismo, também comandado pelo PMDB, segue na berlinda, embora o foco tenha saído um pouco das denúncias de desvios de recursos para a forma como foram tratados os presos na Operação Voucher.
Dilma precisa do PMDB para governar, como Lula e Fernando Henrique precisaram. Ela conhece bem a história do Brasil e sabe que nenhum presidente sem maioria no Congresso conseguiu chegar ao fim do mandato. Por mais que deseje fazer nos ministérios ocupados pelo PMDB uma faxina semelhante à que fez nos Transportes, quando era seara do PR, existem limites.
Os institutos de pesquisa ouvem os eleitores em geral, incluindo aqueles que têm parentes nas filas de espera.

ALIÁS
Com um pé fora do governo, magoados pela forma como foram tratados, os parlamentares do PR planejam boicotar o depoimento do ministro Paulo Passos para deixar claro que, embora filiado, ele não representa o partido.

Garagem subterrânea
A partir de amanhã, empresários dispostos a investir na construção de garagens subterrâneas em espaços públicos de Porto Alegre poderão apresentar a manifestação de interesse à prefeitura. A largada para os dois primeiros projetos " sob a praça Parobé, no Centro Histórico, e embaixo do Parque Ramiro Souto, na Redenção " será dada amanhã, às 10h.
As manifestações de interesse com os elementos básicos do projeto, como número de vagas, previsão de faturamento e tempo necessário de concessão para pagar os investimentos serão recebidas nos próximos 45 dias. O edital de licitação deve ser lançado até o final do ano, com perspectiva de assinar os contratos em fevereiro de 2012.
As empresas também poderão apontar outras áreas que podem ter garagens subterrâneas. Duas já estão nos planos da prefeitura para tirar os estacionamentos da rua e liberar o trânsito: no bairro Moinhos de Vento e na Estação Rodoviária.

NA TERRA NATAL
Escolhida pelo PP para ser a protagonista da eleição de 2012 sem concorrer a nenhuma prefeitura, a Senadora Ana Amélia Lemos deu uma demonstração de força em sua terra natal, no fim de semana: mais de mil pessoas participaram do almoço em que foi celebrada a filiação do ex-prefeito Moacir Volpato (E) e de mais 200 pessoas.
Volpato era do PDT, migrou para o DEM e agora deve concorrer a prefeito pelo PP. Atrair filiados é uma das missões de Ana Amélia no partido.
A Senadora confirmou que hoje estará entre os Senadores que ocuparão a tribuna do Senado para falar das ações da presidente Dilma Rousseff no combate à corrupção, uma manifestação capitaneada pelo Senador Pedro Simon.
" A presidente Dilma vem mexendo com interesses sensíveis da sua base de apoio e, embora eu seja uma Senadora independente dentro de um partido da base, acredito que essa é a hora de dar a ela o suporte político necessário " disse Ana Amélia.

Pesquisa e diagnóstico
Vem do presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes, a melhor explicação para o descompasso entre as pesquisas de opinião sobre a avaliação do governo na área da saúde e o que os pacientes dizem do SUS nos questionários a que respondem:
" Essa alegada aprovação seria de quem conseguiu acessar os serviços públicos, do parto ao transplante de medula e tratamento de câncer. O problema é que a maioria não chega nem perto do que precisa.

Divisão no PP
Indignado com a destituição do líder Nelson Meurer por um grupo que se autodenomina a "jovem guarda do PP", o deputado Vilson Covatti acusa os 22 deputados que aderiram ao movimento de estarem dando um golpe no colega.
" Deram um golpe em pleno 2011. O Nelson é um homem probo, honrado, com cinco mandatos. Podiam ter esperado até o final do ano. Isso enfraquece o partido " reclama Covatti.
O deputado ameaça entrar com representação na Comissão de Ética da sigla contra o grupo que derrubou o líder.

Contestação
Em nome do grupo que ganhou a queda de braço na bancada do PP, o deputado Jerônimo Goergen, agora vice-líder, sustenta que não houve golpe:
" Fizemos o que o regimento prevê. O líder nunca reuniu a bancada. Decidia tudo no grupinho dele. A partir de agora, tudo será decidido no voto.
Jerônimo atribui a indignação de Covatti ao fato de que com Meurer na liderança ele seria indicado para concorrer a uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União. Agora, o candidato do PP será definido no voto.

MIRANTE
- São remotas as chances de o PP emplacar o novo ministro do TCU. O favorito é o deputado Aldo Rebelo (PC do B).
- Dez dias antes de o Senador Pedro Simon organizar a manifestação em favor da presidente Dilma Rousseff, a Câmara de Caxias aprovou moção de autoria do vereador Mauro Pereira , apoiando as ações do Planalto contra a corrupção.
- Correção: O Escritório B-720 foi contratado pelos espanhóis que venceram a licitação para a revitalização do Cais Mauá, mas não integra o consórcio.

Nenhum comentário: