quarta-feira, agosto 31, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Família Soprano
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 31/08/11

A vida anda agitada na república independente do PR. Ontem, saiu faísca em reunião dos senadores do partido, convocada para Alfredo Nascimento (AM) comunicar que, "por decisão da Executiva", só ele poderia falar pela sigla, o que faria na sequência em encontro com ministra Ideli Salvatti. "Que Executiva?", interpelou Clésio Andrade (MG). "Você vai negociar cargos?", perguntou Magno Malta (ES) a Nascimento, que perdeu o Ministério dos Transportes no mais vistoso movimento da "faxina" de Dilma Rousseff.
Alinhado com Nascimento, Blairo Maggi (MT) interferiu: "Não, queremos que o governo nos declare inocentes". E Clésio: "Vocês acreditam em Papai Noel?"


Volta aqui A reunião terminou com a concordância de que Nascimento fosse a Ideli, mas sob o compromisso de, antes de qualquer decisão, relatar a conversa em detalhes à bancada.

Tradução "Por decisão da Executiva" do PR quer dizer por decisão do deputado Valdemar Costa Neto (SP).

Legião estrangeira Alçado à diretoria-geral do Dnit em meio à "faxina", o general Jorge Fraxe mandou um capitão e dois tenentes percorrerem o país para fazer uma radiografia da situação das obras sob a responsabilidade do órgão. Nenhum dos três é funcionário do Dnit.

Cronômetro Com medo de ser acusado de ajudar ou prejudicar Jaqueline Roriz (PMN-DF), o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), delegou ao colégio de líderes a decisão de por quanto tempo ficaria aberta a votação sobre o processo de cassação da deputada. Fixou-se o prazo de uma hora.

#prontofalei Tão logo foi proclamado o placar que livrou Jaqueline, com somente 166 votos favoráveis à perda do mandato, o relator, Carlos Sampaio (PSDB-SP), desabafou com colegas de bancada: "Eu achava que não iria chegar a cem...".

Bode na sala Veteranos da Câmara estão convencidos de que o governo até quer instituir uma nova fonte de financiamento para a saúde, mas não agora. No momento, o Palácio do Planalto usa essa perspectiva essencialmente para tentar evitar a votação da Emenda 29, que o Congresso ameaça realizar no final de setembro.

Nem vem Dentro e fora do governo, gente com acesso à Petrobras afirma: a empresa não aceitará pagar a conta da redistribuição dos royalties e deve obter apoio do Planalto neste litígio. Se vingar a proposta do Rio, que muda regras do pagamento da participação especial em campos licitados, o ônus recairia sobre a estatal e empresas privadas do setor.

No palanque A pedido do Corinthians, a Odebrecht prepara segurança e estrutura de palco para Lula discursar e atender o público durante sua visita às obras do Itaquerão, neste sábado.

Quermesse Diante da perspectiva de o ex-presidente atrair multidão ao local, serão montadas barracas para a venda de churrasco no entorno do canteiro.

Arquibancada Antes de sancionar o projeto que libera bandeiras nos estádios de futebol, Geraldo Alckmin consultará especialistas. Se depender da PM, o tucano vetará a proposta.

Quem diria No evento em que se filiou ao PT de Ribeirão Preto, João Gandini foi apresentado como a "continuidade" de Antonio Palocci, de quem o juiz foi algoz nos tempos de prefeitura. "Lula fez, Palocci fez e Gandini vai fazer", disse o deputado Newton Lima.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Não será possível usar o Congresso do PT para fazer gol de mão, desconhecendo a situação de líderes regionais."
DO SENADOR PETISTA WALTER PINHEIRO (BA), sobre polêmica em torno de iniciativa que visa restringir a realização de prévias para escolher candidatos do partido, a ser discutida em reunião com início nesta sexta-feira.

contraponto

Lost in translation


Em recente evento para divulgar um programa de reforço do ensino de inglês na rede paulista, Geraldo Alckmin lembrou que, na época da Constituinte, Ulysses Guimarães tinha uma professora americana que chegava lá pelas 7h à casa do deputado, mal refeito de reuniões que costumavam varar a madrugada.
-I am, he is, we are e não sei o quê... O dr. Ulysses foi cansando daquilo- contou Alckmin, acrescentando que um dia o deputado desabafou com a mestra:
-Mas essa língua é muito difícil!
-Difícil é o português, que quando fala "pois sim" é "não" e quando fala "pois não" é "sim'!".

Nenhum comentário: