terça-feira, agosto 23, 2011

RENATA LO PRETE - PAINEL DA FOLHA


Limpeza de terreno
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SP - 23/08/11

Com o avanço das tratativas em torno da candidatura de Aloysio Nunes à prefeitura paulistana, o QG de Geraldo Alckmin já admite a hipótese de desmobilizar as prévias do PSDB, até então estimuladas pelo governador. Caso o senador seja ungido para catalisar os apoios de José Serra e Gilberto Kassab num projeto eleitoral contra o PT, seu nome tiraria o sentido da disputa interna em que hoje estão Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal e Ricardo Tripoli.
Mesmo ciente das sequelas, Alckmin sabe que, caso obtenha êxito na manobra, terá criado, depois de alguns reveses, firme obstáculo para Kassab disputar o Bandeirantes. Despontará ainda, em 2014, como fiador do arco de alianças que governa SP há 20 anos.


Pode ser Único senador paulista ausente da solenidade de lançamento da versão Sudeste do Brasil sem Miséria, em que Alckmin e Dilma Rousseff trocaram gentilezas na quinta-feira passada, Aloysio esteve ontem com o governador no Bandeirantes. Reiterou que "está muito bem" no Senado, mas mostrou-se disposto a discutir cenários para 2012.

Liturgia De um grão-petista, sobre o périplo de Fernando Haddad, Marta Suplicy, Jilmar Tatto e Carlos Zarattini ao Instituto Lula ontem: "Pré-candidato indo falar com o Lula parece leitura da Bíblia. Cada um sai de lá entendendo de um jeito".

#prontofalei Frase de Tatto, reforçando a disposição de disputar prévias diante do aceno favorável do ex-presidente: "Agora a pasta de dente já saiu do tubo".

À mesa Num momento em que lideranças do PMDB da Câmara e do Senado são alvo de questionamentos dentro das próprias bancadas, Michel Temer será anfitrião de jantar de ministros, senadores e deputados, hoje. Dilma é convidada especial.

Para entender O pano de fundo da briga no PP passa pela influência sobre o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, indicado do partido.

Estica e puxa Como parte do movimento para fazer o PR abandonar a propalada postura "independente", o governo decidiu entregar a relatoria da DRU (Desvinculação de Recursos da União), um dos projetos mais importantes para o Planalto neste segundo semestre, ao deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL).

Tenho dito Na solenidade de entrega à PM do Maranhão do helicóptero que levou José Sarney para passeios em sua ilha particular, a governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que a compra era uma "demonstração de que estamos investindo em uma polícia moderna, pronta para qualquer operação de combate ao crime, afastando de vez a bandidagem do nosso Estado".

Canteiro O ministro Carlos Lupi (Trabalho) recorreu à UGT para debelar a greve dos trabalhadores que atuam na obra do Maracanã para a Copa-2014. Após intervenção da central sindical, foi selado acordo que definiu medidas de segurança e aumento do valor da cesta básica dos funcionários.

Muita calma A palavra de ordem no PT de Campinas, após a cassação de Dr. Hélio (PDT), é "continuidade". Como é incerto o tempo de permanência do petista Demétrio Vilagra na prefeitura, as mudanças no primeiro escalão devem ser pontuais a partir de hoje.

Visita à Folha Linamara Rizzo Battistella, secretária paulista dos Direitos da Pessoa com Deficiência, visitou ontem a Folha. Estava acompanhada de Marialice Cerello, relações públicas.
com LETÍCIA SANDER e FABIO ZAMBELI

tiroteio

"Sarney está parecendo o Lula: acha que nada pega mais nele. O problema é que o senador é altamente vulnerável."

DO SENADOR JARBAS VASCONCELOS (PMDB-PE), sobre o uso, pelo presidente do Senado, de helicóptero da PM maranhense para passeio em sua ilha particular.

contraponto

Acordando o galo


Em cerimônia de entrega do título de cidadão de Avaré (SP) ao prefeito Rogélio Barcheti (PSDB), Geraldo Alckmin aguardava o início da festa quando começaram os discursos. Depois de infindáveis pronunciamentos de amigos e parentes, foram exibidos dois vídeos sobre a trajetória do tucano. Três horas depois, já invadindo a madrugada, o homenageado anunciou:
-Vamos começar a servir o coquetel!
Ao olhar para o relógio e notar que passavam das 2h, o governador interveio:
- Coquetel? Não seria melhor o café da manhã?

Nenhum comentário: