terça-feira, agosto 23, 2011

ILIMAR FRANCO - Guerra do cabide


Guerra do cabide
ILIMAR FRANCO  
O Globo - 23/08/2011

O novo líder do PP na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), atendendo aos apelos da nova maioria, vai exorcizar os fantasmas de sua bancada. A liderança do PP tem direito a cerca de 75 cargos de livre nomeação. Os novos querem nomear os seus para esses espaços, que estão ocupados por afilhados de ex-deputados, como Pedro Corrêa, ou de parlamentares que estão no Executivo, como é o caso do ministro Mário Negromonte (Cidades).

Mensalão do PP: Planalto acha grave

O governo Dilma não recebeu bem a tentativa do ministro Mário Negromonte (Cidades) de tentar retomar o controle da bancada do partido na Câmara. A denúncia de mensalão é considerada "grave", de acordo com um integrante da coordenação, e pode comprometer sua permanência no governo, "se for comprovada". Por isso, o que se diz é que "Negromonte vai ficando, por enquanto". A tentativa do ministro de derrubar o líder Aguinaldo Ribeiro (PB) foi comunicada à ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) na quarta-feira (17), quando o deputado Esperidião Amin (PP-SC) lhe relatou o que estava acontecendo.

"CPI tem momento. Qual esse momento? Ele virá se a presidenta (Dilma) não levar adiante o que ela própria chamou de faxina. Se ela titubear lá, eu não titubearei" - Cristovam Buarque, senador (PDT-DF)

A HISTÓRIA SE REPETE. Os rebeldes do PP derrubaram com um abaixo-assinado o líder Nelson Meurer (PR). Colocaram em seu lugar Aguinaldo Ribeiro (PB). O ministro Mário Negromonte (Cidades), na foto, tentou mudar o líder, articulando uma lista de apoios a José Otávio Germano (RS). O PP faz agora o que o PMDB fez no primeiro mandato do ex-presidente Lula, quando travou uma guerra de assinaturas nas listas do ex-deputado José Borba (PR) e do atual senador Wilson Santiago (PB).

Fronteira segura

Primeiro foi a Colômbia. Agora o Brasil negocia um acordo militar com o Peru. As negociações integram o Plano de Ocupação da Fronteira. A meta é povoar os 150km, no território brasileiro, a partir do marco fronteiriço.

Verniz no macacão

Os tucanos mineiros criaram, no sábado, o PSDB sindical. Filiaram ao partido 150 sindicalistas. O presidente do partido, deputado Sérgio Guerra (PE), explica: "O nosso objetivo é que trabalhadores participem das decisões do PSDB".

Nas mãos da União

Os estados não produtores acham boa a nova proposta apresentada pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ) para a distribuição dos royalties do petróleo. A bola agora está com a União. "O mais importante é que o Rio está se abrindo para um entendimento", disse o senador Wellington Dias (PT-PI). Pela proposta, cerca de R$5,8 bi que a União arrecadaria a mais com o sistema de partilha seriam distribuídos para os não produtores.

Atalho

Os TREs estão demorando para homologar os pedidos de registros estaduais do PSD. Essa etapa consta de resolução da Justiça Eleitoral. Por isso, o partido vai entrar com as assinaturas pedindo seu registro no TSE, como prevê a lei.

Bombeiro

O vice Michel Temer voltou a se reunir com os rebeldes do PMDB, ontem à noite. Mas dessa vez chamou também o líder da bancada, Henrique Alves (RN). Temer quer que os dois grupos façam um acordo e parem de brigar entre si.

ADESÃO. O PV espera ser chamado pela presidente Dilma Rousseff nesta semana para conversar. Com a saída de Marina Silva, o partido resolveu voltar para a base do governo.

A PRESIDENTE Dilma foi convidada pelo presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), para abrir o fórum nacional "O PMDB e os municípios", dia 15 de setembro. Ela gostou da ideia.

UM GRUPO de deputados está estimulando a vice-presidente da Câmara, Rose de Freitas (PMDB-ES), a se lançar candidata à presidência da Casa.

Nenhum comentário: